Impostos na nota
A partir do dia 10 de junho todas as empresas terão de informar o percentual de impostos embutidos nos preços dos seus produtos e serviços. A informação será obrigatória em todas as notas fiscais e cupons fiscais. Para o cálculo dos impostos, o empresário terá de levar em conta os tributos federais, estaduais e municipais, cuja incidência tem impacto na formação do preço final de venda. A determinação tem origem na Lei nº 12.741/2012 e já começa a provocar alvoroço nos escritórios de contabilidade de Uberaba. Isso porque o cálculo da carga tributária incidente sobre produtos e serviços não é simples e fácil, como nos países desenvolvidos, onde o imposto tem um percentual fixo. Aqui as empresas pagam tantos impostos, que é um verdadeiro desafio chegar ao percentual único de todos eles somados. Só mesmo recorrendo à ajuda de expert...
Nova ótica
A partir da informação do quanto os impostos encarecem os produtos e serviços é bem provável que os consumidores se assustem. Ou até mudem de ideia sobre quem é o verdadeiro vilão pela carestia dos preços no país. “Muitas vezes, os produtos são caros não por causa do empresário, mas pela carga tributária. Dessa forma, o consumidor poderá ter uma visão mais ampla do que está pagando pelo produto e em impostos”, analisa o presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto.
Em alta
Passagem de nível interligando novos bairros de Uberaba deve valorizar loteamentos às margens das rodovias. Essa é a expectativa de corretores de imóveis a partir da informação de que a Prefeitura de Uberaba deverá gastar cerca de R$200 mil com desapropriações nas BRs 050 e 262 para construir as marginais. A tendência é subir o preço do metro quadrado nas áreas ao redor dessas marginais.
Bola da vez - A chamada região noroeste de Uberaba segue sendo a bola da vez para empreendimentos imobiliários.
Esquentando – A propósito, depois de um quadrimestre “amargo”, o segmento de locações imobiliárias começou a esquentar na cidade. Mas, por cautela, os corretores de imóveis preferem não comemorar a reação do mercado, ainda.
Em obras
A duplicação de parte da MG-427 que liga Uberaba a Conceição das Alagoas já foi iniciada. A obra do Governo do Estado vai contemplar do trevo do bairro Volta Grande até o posto policial. As obras do trevo da Filomena Cartafina também começaram e vão possibilitar um melhor acesso ao Recreio dos Bandeirantes.
Alô, alô!
O Codau está investindo pesado na divulgação do número 115 para receber reclamações da população. O serviço funcionará 24h por dia, inclusive nos fins de semana e feriados, segundo o presidente Luiz Guaritá Neto. Paralelamente, o Codau vem treinando as atendentes do plantão 115 para que tratem bem os queixosos e tenham agilidade para comandar as equipes de reparos. Ou seja, vai agradecer a reclamação e tomar providência para conserto de vazamentos e outros problemas com água e esgoto que incomodarem a população.
Arrumadinho - Codau contratou empresa para consertar passeios e asfalto danificados por suas obras nos últimos tempos. Licitação foi concluída agora, mas as reclamações da população vêm de longa data. Presidente Luiz Neto garante que daqui pra frente onde o Codau estragar vai consertar de imediato. Amém!
Maldade
Derrubaram uma palmeirinha do canteiro central da avenida da Saudade e largaram a planta lá, jogada no chão. Se tivesse sido replantada de imediato, provavelmente “vingaria”. Não é a primeira árvore danificada em acidente de trânsito. Por isso, sugiro que a Prefeitura cobre de quem a derrubou para que arque com os custos do plantio de muda substituta ou do replantio da avariada. O que não podemos deixar é ficar por isso mesmo...
Fim do sigilo
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), manifestou seu apoio à PEC que extingue o voto secreto no Congresso Nacional e, por extensão, nas assembleias legislativas e câmaras municipais. “Quando recebemos os votos de nossos eleitores, estamos recebendo um mandato pelo que somos, pelo que pensamos e pelo que fazemos. Não há razão, portanto, para que em qualquer momento de nossa atividade legislativa tenhamos que esconder o nosso posicionamento”, disse o presidente. Certíssimo!
A secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência aos Advogados de Minas Gerais, Fabiana Faquim, esteve reunida com o secretário de Saúde, Fahim Sawan. Parceria entre as partes vai assegurar a realização da Campanha da Valorização da Saúde do Advogado, em agosto, em comemoração ao Dia do Advogado. Além das ações desenvolvidas pela CAA, a Secretaria de Saúde possibilitará a realização de exames preventivos de câncer de mama, acesso ao programa antitabagismo, atendimento por fisioterapeutas, exames específicos voltados para as advogadas, além de outras ações que estão sendo especialmente estudadas