ALTERNATIVA

Fábrica de amônia em Uberaba não vai ser concretizada

A fábrica de Uberaba já foi pro beleléu faz tempo (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 30/01/2015 às 11:29Atualizado em 17/12/2022 às 01:38
Compartilhar

Futuro nebuloso

Não é de hoje que esta coluna levanta suspeitas sobre o futuro da fábrica de amônia da Petrobras em Uberaba. Começou com esse imbróglio envolvendo o gasoduto. Esta semana noticiei o rompimento do contrato da empresa com as empreiteiras encarregadas da construção de fábrica semelhante em Três Lagoas (MS), apesar de já estar com 82% da obra concluídos. Pois bem. Na coluna da jornalista Miriam Leitão, publicada na edição de ontem do jornal “O Globo”, ela diz textualmente o seguinte: “O balanço divulgado pela Petrobras não tem valor legal, mas é revelador. Foi colocado lá um número enorme de R$88,6 bilhões, resultado de muita briga no conselho entre os que querem profissionalizar a empresa e os que a politizaram. Mostra o preço da interferência dos governos do PT na companhia. Além disso, enterra duas refinarias cuja decisão de fazer foi tomada no Planalto”.

Já era!

No texto, Miriam Leitão faz outras considerações e revela, surpreendentemente, que a fábrica de Uberaba já foi pro beleléu faz tempo, embora oficialmente ninguém admita isso por enquanto. Veja o que ela publicou especificamente sobre o assunt “Vários precedentes foram quebrados nesse demonstrativo (da Petrobras), segundo as fontes que ouvi. ‘Investimentos que estavam previstos no PAC foram cortados em 30%. Obras que eram consideradas vacas sagradas simplesmente foram interrompidas. Um empreendimento em Uberaba que estourou o orçamento foi encerrado, e isso que é normal em outras empresas não era na Petrobras’, afirmou uma das fontes”.

Até quando?

Se a fonte da Miriam Leitão não estiver confundindo a fábrica de Uberaba com a de Três Lagoas, só vai nos restar saber até quando a Petrobras vai manter em “banho-maria” a notícia da interrupção da obra da fábrica de amônia em Uberaba. E se nossas lideranças políticas já sabiam desse fato e se calaram...

De primeira - Lideranças empresariais e representantes da imprensa vão estrear o Vetor nesta sexta-feira, às 9h30, a convite do prefeito Paulo Piau. A volta inaugural será de apresentação dos ônibus rápidos e informação sobre o sistema viário. E finalmente a partir de amanhã os ônibus circularão em caráter experimental transportando os usuários ao longo da Leopoldino de Oliveira, entre o terminal da Univerdecidade e o terminal do Manoel Mendes.

Preju na estreia - Os 12 ônibus do Vetor foram lavados de cima a baixo ontem. Resolveram lavá-los por dentro também. Foi o suficiente para queimar o equipamento de som interno, que vai rodar a gravação com informações sobre as estações e, ao final, agradecer aos usuários por optarem pelo Vetor. Como nos aviões!

Cada um na sua

Prefeito Paulo Piau acredita que o trânsito na Leopoldino vai melhorar muito a partir deste fim de semana. Segundo ele, hoje os ônibus e os carros disputam as faixas de rolamento. A partir do início das operações do Vetor, os ônibus vão transitar exclusivamente na faixa delimitada pelos tachões, liberando as outras duas pistas para o tráfego dos demais veículos. Oremos!

Carga e descarga

O grande problema gerado pela proibição do estacionamento na Leopoldino e adjacências afeta os moradores do centro da cidade. Eles não conseguem receber botijões de gás, nem galões de água, nem móveis, nenhuma encomenda de maior porte durante o dia. Só entre 20h e 6h, horário em que o comércio funciona e as transportadoras não fazem entrega. Alguma alternativa precisa ser encontrada para solucionar esse problema.

 Modernizando

Nos dois terminais do BRT/Vetor haverá aparelhos de TV para mostrar informações sobre horários e linhas de ônibus aos usuários. Vão funcionar no mesmo esquema dos monitores dos aeroportos, que informam horários de voos, etc. Como essas TVs são de última geração, convém reforçar a segurança nesses terminais antes que algum larápio se aproprie indevidamente delas....

Perdas e ganhos

Passado o estresse da estreia do BRT/Vetor, prefeito Paulo Piau deve anunciar as mudanças no seu secretariado, finalmente. Devem deixar o governo os secretários Emanuel Kappel e Ângela Dib, segundo consta. Novidade certa no time é a dupla de Cecílios: o ex-vereador Rodolfo Cecílio Turkinho, que deverá assumir a secretaria de Governo, e Samir Cecílio Filho, de volta ao comando da Cohagra. Ainda não está certa a ida do vereador João Gilberto Ripposati para a Secretaria de Ação Social.

 Altos papos

Teve quem viu o ex-prefeito Anderson Adauto em longos papos com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em dias de sol e mar na Bahia. É claro que nenhuma das duas partes vai confirmar o fato, mas olheiro da colunista jura de pés juntos que viu os dois em animado papo...

Agendado na Fazu

Ainda dá tempo de começar o ano com o pé direito. Continuam abertas as inscrições para o Vestibular Agendado da Fazu. As vagas são para os cursos de Agronegócio, Secretariado Executivo, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet e Zootecnia. O Vestibular Agendado da Fazu é uma nova oportunidade para quem quer se dedicar à formação superior. A diferença é que no Vestibular Agendado, o interessado faz o agendamento do melhor dia e horário para fazer a prova. Agende sua prova pelos telefones (34) 3318-4188 ou 0800-34-3033 ou na Secretaria Geral da faculdade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por