ALTERNATIVA

Fahim assume risco frente a burocracia

Ontem o secretário teve de optar por resolver o problema de duas pacientes (Leia mais ...)

Lídia Prata
Publicado em 30/05/2013 às 10:04Atualizado em 19/12/2022 às 12:45
Compartilhar

Questão de opção

Em matéria de saúde pública, nem sempre dois mais dois são quatro. Que o diga o secretário Fahim Sawan. Ontem ele teve de optar por resolver o problema de duas pacientes cardiopatas graves, com obstrução nas artérias, passando por cima da burocracia legal. Fahim assumiu o risco de enfrentar problemas com Ministério Público para preservar a saúde das pacientes. Como as duas não conseguiram fazer o cateterismo no único hospital de Uberaba conveniado ao SUS para esse procedimento, Fahim optou por autorizar as pacientes a fazer o cateterismo no Hospital Dr. Hélio Angotti, que ainda não é conveniado pelos SUS nessa área.

Preço a preço

A vergonhosa situação da saúde pública no país expõe os pacientes a um tipo de constrangimento abominável. Quando ainda acham um secretário de Saúde ou um prefeito com sensibilidade para entender a gravidade do quadro e coragem para peitar uma situação extraordinária, os pacientes ainda têm alguma chance de se dar bem. Mas nem sempre é isso o que acontece Brasil afora. Veja a situação dessas duas pacientes carentes de Uberaba: o único equipamento autorizado pelo SUS está quebrado. E aí o que fazer? Deixar as pacientes esperando o conserto (e correndo risco de morrerem até lá) ou pechinchar com outros hospitais até conseguir um que fizesse o exame pelo preço que o SUS paga? Na segunda opção, que foi a adotada pelo secretário Fahim Sawan, ele ainda corre o risco de responder processo judicial por contratar o serviço particular. Que situação!

Aval

Ao tomar conhecimento do que estava acontecendo com as duas pacientes do SUS, o prefeito Paulo Piau foi taxativ “Faça o que tem de ser feito. O resto a gente vê depois”. Por cautela, Fahim pegou uma declaração do Hospital de Clínicas atestando que o equipamento estava realmente quebrado.

Indefinido - Uberaba ainda possui quatro pacientes internados com suspeita de contaminação pelo vírus H1N1. Dois casos suspeitos noticiados pelo JM na semana passada tiveram exames com resultados negativos. No total já são sete casos investigados, dois negativos e cinco aguardando resultado de exames.

Óbito – Embora sejam fortes os indicativos, ainda não há confirmação oficial de que o óbito de uma moça uberabense, vizinha do JM, tenha sido por Influenza. A paciente foi internada com sintomas semelhantes aos da pneumonia, mas morreu poucas horas depois, com suspeita de “gripe suína”.

Comitê de enfrentamento

Embora ainda não exista caso confirmado de morte por Influenza, Uberaba terá um Comitê para enfrentamento da endemia, sob a coordenação do médico Luiz Rezende. Há grande preocupação com um surto dessa doença na cidade, considerando a proximidade de Uberaba com o Estado de São Paulo, recordista na incidência da Influenza no país.

Homenagem - A uberabense Alda Marco Antônio receberá o troféu “Loba Romana” durante a tradicional solenidade comemorativa do Dia da Comunidade Italiana, promovida pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Alda está radicada na capital há décadas, foi secretária de Estado no governo Quércia e continua sendo uma das figuras exponenciais do PMDB no Brasil. Homenagem será no dia 3 de junho, na capital paulista.

Feriadão

Fórum Melo Viana emenda o feriado desta quinta-feira e só retoma as atividades na segunda-feira. Idem as repartições públicas municipais. Já na Justiça do Trabalho e Justiça Federal a sexta-feira terá expediente normal.

Execução

Prefeitura pode recorrer ao Judiciário para receber a Contribuição de Custeio da Iluminação Pública (Cosip), vencida em abril. Menos da metade dos contribuintes quitou o débito. Ao todo foram emitidas 11.355 guias, num total superior a R$900 mil.

Encontro do Produtor

O campus da Fazu estará movimentado nos dias 7 e 8 de junho, quando serão realizados o Encontro do Produtor Rural e a 17ª edição do Porteira Adentro. O objetivo do encontro é apresentar e disponibilizar novas técnicas que aumentem a produtividade e rentabilidade do produtor rural. Já o Porteira Adentro é uma oportunidade para as pessoas conhecerem os projetos desenvolvidos pelos alunos dos seis cursos de graduação da Fazu. Os dois eventos são gratuitos e abertos ao público em geral.

Fundada há 40 anos, está chegando a Uberaba a maior rede varejista de suprimentos para escritório, informática e papelaria do país. Trata-se da Kalunga, que tem como gerente regional o jovem Juliano Oliveira (foto). A loja de Uberaba é a 103ª da rede. Nela foram investidos cerca de R$1,5 milhão, tanto na adequação do espaço quanto na montagem do estoque. Certeza que a Kalunga será sucesso também na nossa cidade, principalmente pelos preços bastante competitivos que pratica

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por