Os rumos da saúde pública em Uberaba
Reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde na noite de quarta-feira foi uma das mais produtivas até agora. Na pauta, as explicações do secretário Fahim Sawan sobre a contratação da Pró-Saúde, Organização Social vencedora da concorrência para gerir o Hospital Regional e as duas UPAs. O plenário estava lotado de estudantes, professores universitários, assessores da SMS e gerentes de Unidades de Saúde, além da diligente promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Cláudia Alfredo.
Na berlinda
Além de explicar como será a gestão do HR, o secretário Fahim Sawan ouviu de vários conselheiros uma enxurrada de reclamações sobre a assistência (Samu, UPAs e UBSs) e falta de medicamentos. A promotora Cláudia Alfredo também cobrou do secretário a formalização das propostas apresentadas ao MP, que ainda não haviam chegado às mãos dela. Indagou a data prevista para a inauguração do Hospital Regional. Fahim prometeu agilidade nos dois casos, mas não precisou a data de inauguração do HR. Nem poderia, diante da avalanche de problemas que podem estar vindo por aí...
Tintim por tintim
Na reunião de quarta, a promotora Cláudia Alfredo informou que o colega João Davina solicitou levantamento sobre a real situação da Pró-Saúde, após a publicação das denúncias de irregularidade que pesam sobre a OS, feitas por esta coluna. Aliás, esta mesma investigação sobre a OS vencedora da licitação para gerir o HR está sendo feita pelo Ministério Público Federal, conforme ressaltou o procurador da República Thales Cardoso. É uma situação verdadeiramente preocupante!
Terceirização – A certa altura, as discussões voltaram-se para a terceirização da saúde. Houve muita crítica à forma como está sendo desenhada a gestão do HR, pois os conselheiros de Saúde entendem que o modelo proposto pelo município não atende ao Controle Social. Segundo eles, não há paridade na composição do Grupo Gestor (50% Controle Social; 25% trabalhadores, e 25% gestor prestador) e que, de acordo com a legislação vigente, a política de saúde no município compete ao Conselho Municipal de Saúde. Aí vem o empecilh o Conselho já se posicionou contrariamente à terceirização, via contratação de OS.
Posição – Durante a reunião de quarta-feira, o procurador federal Thales Cardoso deixou clara sua posição, quando disse que “se os gestores do município afirmam que não têm competência para gerir o Hospital Regional, para mim fica claro que também não terão competência para fiscalizar”.
E agora?
Ainda que a reunião de quarta-feira não tenha sido marcada por decisões, o debate foi altamente saudável e poderá mudar os rumos da gestão do Hospital Regional. Melhor dialogar antes do que amargar problemas no futuro. A troca de ideias e as discussões servem exatamente para ajustar as questões, de forma que se chegue a um consenso razoável em proveito da coletividade. Neste caso do HR, o que se espera é que os usuários do SUS tenham um atendimento digno, à altura do volume de recursos que o Hospital Regional precisará para funcionar.
Mais problemas
Fonte inesgotável de problemas, a Saúde também enfrenta a falta de remédios fundamentais, que não constam na lista de compras recentes, tais como Diclofenaco (comprimido), Ibuprofeno (anti-inflamatório, que só está disponível na Farmácia do Alfredo Freire, distante para os usuários do SUS), Paracetamol de 750mg (indicado para tratamento da dengue) e Anlodipino (usado no controle da pressão arterial), entre outros. O aparelho de raios X da UPA Mirante também está quebrado e, por ser digital, só uma empresa faz a manutenção em Uberaba. No entanto, precisa de todo um processo burocrático para liberar autorização para o conserto. Só na semana que vem, pelo visto.
Pesquisas
Nas últimas horas que antecedem o pleito eleitoral, a guerra das pesquisas está deixando os candidatos com nervos à flor da pele. É certo que os candidatos de Uberaba terão de buscar muitos votos fora para se eleger. E olhe lá se conseguirmos manter a nossa representatividade na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. Torço para que isso aconteça, claro, mas a pulverização dos votos decorrente do excesso de candidaturas pode diminuir o número de deputados federais e estaduais com base eleitoral em Uberaba.
Só susto
Foi um baita susto, mas passou. Há duas semanas, uma crise hipertensiva levou o secretário de Estado Narcio Rodrigues à UTI do Hospital Santa Genoveva. Felizmente ele já retomou as suas atividades e continua firme e forte à frente da coordenação da campanha de Aécio (presidente) e Pimenta (governador).
Novinho em folha
Com a presença da diretoria e do presidente da Nova CAA/MG, Sérgio Murilo Braga, além de atletas de todo o Estado, será inaugurada às 18h de hoje a nova quadra de esportes do Centro de Lazer da OAB, na rua Barão da Ponte Alta. À frente da reforma esteve a diretora da CAA, competente advogada Fabiana Faquim, que está empolgada com o resultado que será apresentado hoje aos colegas.
Pra não dizer que não falei de flores...
De hoje até domingo você pode visitar a exposição de orquídeas no Shopping Uberaba. Entrada pela rua Ituiutaba ou pela avenida Apolônio Sales.