O fato e o boato
Não passou de boato a conversa de que a Copervale teria encerrado suas atividades ontem. A mentira tomou tal proporção que até alguns veículos de comunicação da cidade embarcaram na canoa furada que começou pelas redes sociais e se alastrou feito praga. Pela manhã, a Rádio JM desmentiu a informação que vinha sendo divulgada por outros meios de comunicação e até por emissoras de rádio. E, no fim do dia, a própria cooperativa distribuiu nota informando que tudo não passou de conversa fiada. Que a Copervale enfrenta problemas todos sabem. Tanto que a cooperativa pediu recuperação judicial recentemente. Mas daí a inventarem que ela estaria fechando as portas, francamente, é muita maldade. Resta saber a quem interessa essa boataria...
Mais greve
Secretário Fahim Sawan prevê grandes transtornos para a saúde pública em Uberaba a partir da deflagração da greve pelos servidores federais e que deve afetar diretamente os serviços prestados pelo Hospital de Clínicas da UFTM já a partir deste fim de semana. Segundo Fahim, o atendimento nas UPAs será reforçado para evitar ao máximo que a população sofra as consequências da greve que, afinal, não é de servidores da Prefeitura, mas do governo federal. Pobre de quem depende do SUS...
O outro lado
Em compensação, Uberaba ganha oficialmente na segunda-feira um hospital de Primeiro Mundo. Graças à visão empreendedora do reitor Marcelo Palmério, a Uniube entrega à comunidade o “Mário Palmério Hospital Universitário”. É uma obra de fôlego, que consumiu R$63 milhões na sua construção, mas que certamente trará um certo alívio à população que precisar de atendimento médico-hospitalar. Paralelamente, será uma referência de qualidade no ensino universitário na área de saúde, projetando a Uniube como uma das melhores universidades particulares do país. Isso, sim, é motivo de orgulho para os uberabenses!
Primeira – Referência na cirurgia plástica em Uberaba, o médico Odo Adão foi o convidado para estrear o centro cirúrgico do Mário Palmério Hospital Universitário. Nesta sexta-feira, a equipe do Dr. Odo Adão realizou lá uma mamoplastia, com assistência de alunos do curso de Medicina da Uniube.
Sufoco – Por conta da greve no serviço público federal, a Secretaria Municipal de Saúde chegou a pedir aos colegas de municípios vizinhos que evitem mandar doentes para atendimento em Uberaba. Se já está difícil com o Hospital de Clínicas funcionando a todo vapor, imagine quando parar...
Mutirão contra dengue
Município está contratando mais 40 agentes para reforçar o trabalho de combate à dengue. Aliás, Saúde e Infraestrutura vão deflagrar um mutirão contra os focos do mosquito, priorizando os bairros mais infestados. A partir de segunda-feira o trabalho será intensificado, com caminhões passando nas ruas para recolher os entulhos que se transformam em criadouros do Aedes aegypti. Há 14 bairros em estado considerado “crítico”. Socorro!
Aproveitamento
A propósito, o secretário de Infraestrutura, Robertinho Indaiá, pretende calçar as ruas de Peirópolis com os paralelepípedos que serão retirados das ruas de Uberaba. Projeto nesse sentido tem aval do prefeito Paulo Piau, que gostou da ideia. A propósito, bem que a Prefeitura poderia aproveitar e trocar os paralelepípedos da rua Epitácio Pessoa e do Morro da Onça por asfalto.
Exportação
Cirurgiões-dentistas uberabenses Marcelo Luiz Ribeiro de Melo, Sanivia Aparecida de Lima Pereira e Denise Bertulucci Rocha Rodrigues emplacaram a publicação de trabalho científico de sua autoria numa das mais respeitadas revistas especializadas em Odontologia, editada na Inglaterra. Fato digno de comemoração, sem dúvida!