Estreia do barulho
Primeiro pronunciamento oficial do agora deputado estadual Tony Carlos na tribuna da Assembleia Legislativa de Minas causou um rebuliço danado. Ontem o dia foi de intensa movimentação na Prefeitura, incluindo o retorno do prefeito Piau às pressas a Uberaba, após deixar de cumprir parte da sua agenda à tarde passada em Brasília. O constrangimento do prefeito foi grande, já que Tony se apresenta em BH como uma extensão do governo Paulo Piau no Legislativo estadual.
X da questão
O presidente da Vale S/A almoçou sábado com o prefeito Paulo Piau e, durante o encontro dos dois, Murilo Ferreira teria confirmado que a sede mundial da Vale Fertilizantes passará a ser Uberaba ainda neste ano. A papelada para oficializar essa mudança estaria tramitando há meses, faltando apenas o anúncio definitivo. Ou seja, quando Tony reclamou da Vale Fertilizantes ter domicílio fiscal em outro município, já estava sacramentada há muito tempo a volta para Uberaba. E o prefeito sabia disso desde sábado. Por isso pegou tão mal a fala contundente de Tony contra a Vale e contra seu presidente por uma questão já resolvida e de conhecimento do prefeito.
Reflexos negativos
Não se sabe ainda se o deputado Tony Carlos se equivocou na interpretação dos fatos ou cometeu um desatino nas acusações que fez à Vale Fertilizantes. Na verdade, informações seguras obtidas ontem pela coluna dão conta de que não há qualquer prejuízo financeiro causado a Uberaba, em razão de o domicílio fiscal da Vale Fertilizantes ser em São Paulo. Poderia haver se a empresa recolhesse Imposto de Renda sobre o lucro, mas, até onde se sabe, a Vale Fertilizantes fechou 2012 com prejuízo. Portanto, não havia Imposto de Renda a ser recolhido.
Demora – Salvo melhor juízo, o grande erro da Vale Fertilizantes nesse episódio foi demorar em se posicionar sobre as acusações feitas por Tony Carlos. Imediatamente após ouvir o deputado, a colega Renata Gomide acionou a assessoria de imprensa da empresa, pedindo um posicionamento oficial e as devidas explicações, mas não teve sucesso na terça-feira. Esperou até por volta de meia-noite. Diante da ausência de esclarecimentos da Vale, acabou prevalecendo a versão do Tony na matéria divulgada tanto pelo JM quanto por outros veículos de comunicação da cidade. A nota só veio no fim da tarde de ontem, porém sem entrar no mérito das acusações. Muita coisa continua no ar...
Reforço – É preciso esclarecer, ainda, que o secretário municipal de Fazenda, Wellington Fontes, foi ouvido pelo JM sobre o impacto da suposta perda de arrecadação de tributos no Orçamento do Município, a partir das denúncias feitas pelo deputado Tony Carlos, que, aliás, foram transmitidas pela TV Assembleia, ao vivo. Um embalou a fala do outro e deu no que deu: uma tremenda confusão. Ontem foi preciso acionar muitos “bombeiros” para apagar os “incêndios”!!!
A Murilo o que é de Murilo
Logo pela manhã, o presidente do Codau era dos mais aflitos com essa história envolvendo a Vale. Luiz Guaritá Neto, que já foi prefeito de Uberaba, garantiu que Tony se equivocou por completo. “O presidente da Vale tem-se empenhado ao máximo a favor de Uberaba. Vejo por parte dele um movimento contrário a tudo isso que o deputado falou, ou seja, de apoio às nossas causas. Murilo Ferreira tem feito muito pela nossa cidade, a começar pela ajuda financeira ao Hospital Dr. Hélio Angotti, ao programa Menor Empreendedor, ao recapeamento da avenida Filomena Cartafina e muitas outras coisa boas que podem ser lembradas” – frisou Luiz Neto.
Em falta - Presidente da OAB/Uberaba anda preocupado com a quantidade de processos no Juizado Especial Federal, que chegam a 17 mil processos em andamento, para apreciação por um único juiz. Não bastasse o volume excessivo de processos e a falta de magistrados, dias atrás esse único juiz teve de atuar como substituto em outra Comarca, também. O presidente Vicente Flávio já requereu nomeação de juiz auxiliar junto à Presidência do TRF da 1ª Região, assim como à Coordenação dos Juizados Especiais Federais, em Brasília, para amenizar o problema. Mas, enquanto o pedido não é deferido, a situação aqui vai continuar grave.