O que fazer com a água?
Enquanto o Água Viva vai passando por testes no centro da cidade, a preocupação aumenta na periferia. Ontem o vereador Franco Cartafina chamou a atenção para problemas com dificuldade de escoamento das águas pluviais em vários pontos da cidade e pediu providências ao prefeito Paulo Piau. Uma das ruas citadas pelo vereador é a rua Dulce Araújo Caramore, confluência com a rua Izoleta Barbosa de Carvalho, no Residencial Palmeiras. Segundo ele, os moradores padecem com as enchentes toda vez que chove um pouco mais, tendo em vista que faltam canaletas para o escoamento. “É um problema antigo. Ali a única solução para a água ir embora é esperar que evapore. E ainda assim, fica o lodo, que gera sujeira e mau cheiro”, reclama Franco. Esses mesmos problemas ocorrem em outros vários pontos da cidade, incluindo o Residencial 2000.
Desafio antigo
A água que acumula na avenida da Saudade continua desafiando os técnicos da Prefeitura, que já abriram e fecharam o mesmo buraco na rua Antônio Rios por duas vezes. Mas a água continua correndo na avenida da Saudade, do mesmíssimo jeito. Na avenida Santana Borges, as pistas viram córrego toda vez que chove um pouco mais, como ontem, na hora do almoço. A água sobe dos bueiros para se acumular nas pistas da avenida. Um horror!
Comissão de fiscalização
Com a multiplicação das queixas contra acúmulo de água nas ruas, o vereador Luiz Dutra sugere a criação de uma comissão parlamentar para acompanhar as obras de drenagem e microdrenagem na cidade. “É preciso criar galeria de 15 em 15 metros. Fazer esponja não vai adiantar, pois tem vez que o nível de água é muito alto”. Se ele tem ou não razão, só os técnicos para dizer. O que não pode é continuar como está.
Terça quente – Fórum Melo Viana deve viver um dia de movimentação intensa hoje, com o julgamento do acusado de matar Virlanea, na época estudante de Medicina, num dos casos que comoveram a comunidade.
Leilão – Hoje também será dia de leilão de bens do jornal Lavoura e Comércio, que fechou as portas depois de mais de 100 anos de circulação. Espera-se que pelo menos o acervo, que reúne as coleções de jornais impressos, fique em Uberaba desta vez. Será uma pena ver tanto da nossa história pegar a estrada para Uberlândia, como aconteceu no primeiro leilão.
Abaixo a sujeira
Vigilância Sanitária promete uma verdadeira “faxina” nos varejões e supermercados de Uberaba, onde são comercializados hortifrútis. As queixas contra o excesso de produtos podres têm aumentado consideravelmente nos últimos tempos. Em alguns estabelecimentos, o mau cheiro incomoda a clientela, mas a gerência não toma qualquer providência. Chão imundo, baratas passeando nas frutas, verduras meladas são alguns dos problemas recorrentes em muitos pontos de venda de alimentos em Uberaba. Isso não pode continuar assim...
Pente-fino - Outro alvo da fiscalização de postura e saúde deve ser os pet shops. Há queixas e mais queixas contra a sujeira e falta de higiene de vários estabelecimentos do gênero em Uberaba. Em alguns casos há relatos até de maus-tratos contra animais, que chegam saudáveis para tomar banho e saem do pet shop com feridas pelo corpo. Alô, Vigilância! Alô, MP!
Novos tempos - Derrota da ala do deputado Adelmo Carneiro Leão nas eleições internas do PT em Uberaba pode complicar a situação dele no ano que vem. Josimar Rocha, o presidente eleito, desafiou o alto comando do partido e derrotou Sebastião Severino, nome defendido por Adelmo para o cargo. Resta saber se Josimar vai dar o troco nas eleições parlamentares de 2014...
E os cargos?
Entre os petistas da ala derrotada, o grande temor desse começo de semana é saber se o presidente eleito vai pedir a troca dos ocupantes de cargos de confiança no governo Paulo Piau. Ou seja, a expectativa é saber se Josimar vai querer colocar gente afinada com ele ou deixar tudo como está. Façam suas apostas.
Passo grande
Hospital de Clínicas da UFTM deu ontem um grande passo para a informatização dos processos clínicos de atendimento ao paciente, incluindo prontuário, prescrição de medicamentos, exames, atendimentos ambulatoriais, etc. Com a implantação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários, o nosso HC está se preparando para ter dados em rede sobre os pacientes, o que agilizará o atendimento e o tratamento. Esse aplicativo de gestão que o HC está implantando foi desenvolvido pelo Ministério da Educação e vem sendo adotado visando à padronização de práticas assistenciais e administrativas em todos os 46 HUs federais. É um avanço fantástico, que precisa chegar também às unidades básicas de saúde em todo o país.
Outra - Está no site oficial da Renner: a rede terá loja no Praça Uberaba Shopping.
Será? - Não se fala em outra coisa senão que a Copervale está sendo negociada com Lulinha, o filho-fenômeno do ex-presidente da República que fez fortuna na última década. Ninguém confirma. Mas os rumores estão por toda a cidade...