Daniela Brito - redatora interina
daniela.brito@jmonline.com.br
Área Azul
A dificuldade em se comprar as cartelas do estacionamento rotativo tem explicação em Uberaba. Faltam fiscais para atuar nas ruas. Hoje são nove pessoas trabalhando onde deveriam estar 48. Isso mesmo. Uma redução de 82% de pessoal. Muitos lojistas que atuam no bairro do São Benedito estão cobrando uma maior fiscalização para o estacionamento rotativo. A falta de fiscais está fazendo multiplicar a atuação dos flanelinhas no centro da cidade. Estes, por sua vez, intimidam as pessoas pedindo dinheiro. Muitos ficam com medo de ter os carros danificados e acabam cedendo à pressão.
Atraso
Dinis Pinheiro, presidente da Assembleia, foi o responsável pelo atraso de quase uma hora da solenidade do Hospital Dr. Hélio Angotti, na última segunda-feira (7). Ele chegou ao local no momento em que tocava o Hino Nacional, acompanhado do deputado Lerin.
Filiações
Ex-presidente do PTdoB, o advogado Adriano Cesar Leal agora está no Partido Republicano da Ordem Social (Pros). Ele chega assumindo a vice-presidência da comissão provisória e na condição de coordenador regional do partido. A sigla será presidida pelo vereador ex-peemedebista Cléber Cabeludo, ex-PMDB. Também filiado ao Pros o ex-vereador Valdir Vilela – que exerceu o mandato pelo PP. Composição da comissão provisória municipal foi publicada ontem no TRE-MG.
Publicação - Aos poucos as mudanças vêm sendo confirmadas. Agora falta a publicação da comissão provisória do Partido Solidariedade (SDD) de Uberaba. A formatação deverá trazer na presidência o vereador Luiz Dutra – que deixou o PDT.
Em gestação - Outro instituto político formado por dirigentes partidários está sendo estruturado em Uberaba. A ideia é agregar o máximo de representantes de siglas pequenas com vistas ao processo eleitoral de 2016. A criação é uma questão de tempo.
Novos tempos
Deputado federal Marcos Montes (PSD) tem sido um dos maiores entusiastas dos “novos tempos políticos vividos na cidade”, conforme vem comentando por onde passa. MM se refere à união de esforços entre lideranças políticas e classistas em torno dos interesses de Uberaba. Marcos Montes diz, inclusive, que estes “novos tempos” estão repercutindo positivamente em Belo Horizonte e que viraram tema de comentários no governo Antonio Anastasia. “Há muitos anos Uberaba não convivia com o governo do Estado, sob a alegação de que eram grupos adversários”, vem dizendo o parlamentar.
Portas abertas
E mais: Marcos Montes não se faz de rogado e atribui ao prefeito Paulo Piau (PMDB) esta nova fase. Ele lembra que no governo passado não era convidado pra nada e nem se sentia à vontade quando ia a algum evento que tinha a participação do governo municipal. “Não faço parte da base aliada do atual prefeito, mas, pela sua seriedade e pela forma como trata as pessoas, ele tem sido um aglutinador de forças, e eu estou junto em tudo que se refere a boas novas para Uberaba”, afirma.
Inviável
Ex-prefeito Anderson Adauto teria tentado até o último minuto retornar aos quadros do PMDB. Ele ligou para todos os caciques da sigla em Minas Gerais. E, unânimes, eles disseram que o ex-prefeito seria bem-vindo, desde que tentasse se filiar pelo diretório municipal de Uberaba. A condição tornou a possibilidade praticamente impossível. Aqui, AA não teria condições de se filiar depois do episódio do ano passado que culminou na intervenção partidária.
Prêmio - Em sua terceira edição, o Prêmio Sebrae Minas de Práticas Sustentáveis selecionou onze empresas mineiras que concorrerão à premiação final que consiste em consultoria tecnológica no valor de R$10.000 e divulgação em publicação especial. E entre os finalistas está a empresa uberabense Tijox - responsável por fabricar tijolos ecológicos utilizando mão de obra carcerária e, consequentemente, permitindo a reinserção social dos detentos através da regressão da pena. Agora é torcer!
Concurso
Os locais onde serão aplicadas as provas do concurso da Prefeitura serão divulgados somente na terça-feira, dia 15. Isso porque a Fundep está organizando os inscritos em escolas da cidade e divulgará a lista dos locais cinco dias antes da prova, quando também será disponibilizado o comprovante definitivo de inscrição. Já a seleção dos fiscais está sendo feita pelas diretoras das escolas municipais. As provas acontecem no domingo, dia 20.
Atenção
Aliás, as provas serão aplicadas justamente no dia em que começa o horário de verão em grande parte do Brasil. Isso pode acabar confundindo e até prejudicando (e muito) os inscritos, visto que os relógios serão adiantados em uma hora. A Prefeitura deve se atentar a isso e fazer uma boa divulgação quanto ao horário exato de início das provas. Fica a dica.