ALTERNATIVA

Falta de médicos inviabiliza horário estendido em UBS

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 21/08/2023 às 21:31Atualizado em 22/08/2023 às 21:20
Compartilhar

A falta mão de obra tem inviabilizado a abertura de mais unidades básicas de saúde em horário estendido. Embora tenha sido uma das principais promessas de campanha da prefeita Elisa, até hoje Secretaria de Saúde não conseguiu ampliar o número de UBS com funcionamento noturno, e mantém apenas as 6 deixadas pelo antecessor. Segundo a diretora de atenção em Saúde, Aline Tristão, a expectativa da secretária Valdilene Rocha é estender o horário de mais duas unidades até o final deste ano. Mas não está fácil montar as equipes, segundo Aline, principalmente médicos. Muitos deles são aprovados em processos seletivos, mas desistem antes da contratação, quando informados sobre os salários pagos pela Prefeitura.
É interessante, porque os candidatos deveriam procurar se informar antes da inscrição para o processo seletivo. E não depois...
 
PLANO EM ESTUDO
Ainda de acordo com Aline Tristão, não estão definidas quais serão as duas novas unidades básicas que funcionarão até 22 horas.
 
MAIS UMA
Prefeitura deve começar 2024 licitando a construção de escola no Residencial Rio de Janeiro. Essa é a expectativa do secretário de Educação, Celso Neto, ressalvando, porém, que a obra não ficará pronta neste mandato da prefeita Elisa. Seja como for, o importante é que a comunidade do populoso Rio de Janeiro tenha uma escola para abrigar as crianças, ainda que a partir de 2025.
 
MAIS OUTRA
O secretário Celso Neto revela também que está em estudo a possibilidade de construir outra unidade escolar no Girassóis. No entanto, essa definição dependerá de rearranjos orçamentários para só depois ter início a fase de projetos, licitação e contratação da obra. Celso Neto pondera que as regiões dos residenciais Girassóis e Rio de Janeiro e o Jardim Maracanã são os bairros com maior demanda por transporte escolar. São mais de 10 ônibus por dia, buscando e levando os alunos residentes naquela região para escolas em outros bairros. A ideia é que os alunos frequentem escola no próprio bairro onde moram, ou o mais próximo possível.
 
PÉ NO ACELERADOR
Acredite, se quiser: o secretário de Educação conta que  a construção de um CEMEI no Residencial  Anatê depende apenas da liberação do dinheiro pelo governo federal. Já tem projeto e recursos assegurados.

PELO RALO 
No primeiro semestre deste ano, 18 escolas municipais foram vítimas de furto, gerando prejuízo de R$ 350 mil aos cofres do município. Celso Neto acredita que os ladrões seguem um roteiro pelo GPS, levando fiação e equipamentos de escolas próximas umas das outras.
 
NO RADAR
- E aí, secretário? Vai disputar as eleições de 2024? - indaguei
- Não. Quero ser o sucessor da prefeita Elisa em 2028 – respondeu Celso Neto.
Diante a insistência da pergunta, o secretário de Educação abriu parênteses:
- Se for para ganhar a eleição, topo ser vice dela, no ano que vem.
Detalhe: Celso Neto nem partido tem atualmente. Só convites por enquanto.
 
VAI DE VAN
Futuro do transporte escolar no município ainda está indefinido. Durante entrevista do secretário Celso Neto à Rádio JM na sexta-feira, ele revelou que uma das licitantes foi desclassificada e a outra (Ubervan) apresentou a documentação em grau de recurso administrativo, mas não conseguiu juntar a papelada referente à capacidade econômico-financeira exigida no edital de licitação, correspondente ao capital social de 10% do valor do contrato a ser prestado ao município. No entanto, a Ubervan apresentou documentos para provar sua saúde financeira. Se for acatado seu recurso, será homologada a vitória da Ubervan. Caso não seja aceita a argumentação, o processo licitatório terá de recomeçar da estaca zero. Até lá a Ubervan continuará prestando o serviço de transporte escolar, recebendo por indenização. Preço hoje é o mesmo do início do ano, R$ 2,86 por quilômetro rodado.
 
VAI BEM, OBRIGADO!
Escola cívico-militar vai muito bem, obrigado. Segundo Celso Neto, os primeiros resultados são animadores, como no caso da extraordinária evolução dos alunos do 5º ano sob ponto de vista pedagógico. Em que pese o governo Lula ter acabado com o programa em nível federal, Celso Neto explica que em Uberaba a escola cívico militar segue modelo municipal, desatrelado do governo federal, e, portanto, poderá ser mantida tal e qual concebida. É bem verdade que o manual da ECM foi adotado pelo município na implantação dessa unidade no Pacaembu e tem dado certo. Comunidade tem aprovado a metodologia e os resultados alcançados, segundo o secretário. Isso não quer dizer, porém, que o governo Elisa vá implantar esse mesmo modelo da escola cívico militar nas demais unidades escolares do município, porque cada qual tem seu perfil, de acordo com a região em que se localiza.
 
APOIO INDISPENSÁVEL 
O município conta com 249 professores de apoio, contratados este ano, para atendimento às crianças atípicas (TDAH, autismo e outros transtornos cognitivos). E o número de crianças que precisam desse apoio só faz crescer, segundo Celso Neto. Para atender à demanda, a Semed firmou parceria com a UFTM para formação de educadores especializados em educação inclusiva.
 
VAI DEMORAR
Mais um capítulo na interminável novela da licitação da publicidade da Prefeitura. Essa história se arrasta há mais de um ano e não tem perspectiva de chegar ao fim. No Porta Voz desta segunda-feira saiu a informação dando conta que a disputa prevista o dia 29/08/2023 (terça-feira) foi suspensa devido a questionamentos e impugnação apresentados por interessado em participar do certame...
 
PUNIÇÃO EXEMPLAR
Por falar no Porta Voz, publicação da Controladoria Geral do Município revela a confirmação da punição disciplinar a professor da rede municipal, em razão de “reiterados registros envolvendo postura inadequada, mediante excesso de liberdade e contato íntimo em face de alunos”, sendo que o mais grave teria ocorrido com aluna adolescente de 14 anos, “com registro de contato físico efetivo” entre eles. Para justificar a demissão por justa causa, a Controladoria caracteriza a conduta do professor como “escandalosa e possível crime de importunação sexual”.
 
ABUSO INADMISSÍVEL
Na decisão do recurso interposto pelo professor, consta, expressamente, que mencionado professor praticou “atos lascivos (beijos, mordidas, arranhões)”. Recurso foi julgado pela 2ª Câmara da Comissão Disciplinar Permanente, tendo como o professor recorrente D.A.F.V.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por