Alertas em série
Já são tantos os alertas contra a contratação da Pró-Saúde pelo Município, que, futuramente, nem o prefeito Paulo Piau nem os atuais gestores da Saúde poderão alegar que nada sabiam, caso efetivamente se confirmem as previsões envolvendo a OS. Além dos conselheiros de Saúde, estadual e municipais, agora até o Ministério Público Estadual advertiu a Administração a respeito do assunto.
Voto de confiança
Representantes da administração municipal voltaram a pedir um voto de confiança às mudanças que estão sendo feitas na Saúde, especialmente no que se refere à interminável falta de medicamentos nos postinhos, nas farmácias municipais, UPAs e até daqueles que o Município tem de fornecer por ordem judicial. Reunião de quarta-feira, de iniciativa da Promotoria de Defesa da Saúde, teve objetivo de discutir essa questão. O MP advertiu os representantes do Município sobre “o perigo da descontinuidade da prestação do serviço público, pois, desde 2009, a falta de medicamento é uma constante e as dificuldades de compra são sempre a justificativa”. Pois é. Voto de confiança e paciência têm limites.
Embromação
A promotora Cláudia Marques considerou que já houve “tempo suficiente” para o Município implementar ações que evitem a falta de atendimento aos usuários do SUS. Aliás, a promotora foi clara ao salientar que o descumprimento das ordens judiciais para fornecimento de remédios pode configurar ato de improbidade administrativa aos gestores (leiam-se prefeito, secretário de Saúde, gestor de compras etc).
O outro lado – Em nota enviada à coluna, por e-mail, a Pró-Saúde reclama das acusações feitas pelo conselheiro estadual de Saúde, Jurandir Ferreira, em entrevista à Rádio JM nessa terça-feira e aqui publicadas. Segundo a nota, “a entidade esclarece que a contratação do corpo clínico é realizada em parceria com instituições altamente qualificadas no mercado. No caso de Uberaba, a Gesti apresentou a melhor proposta para a contratação dos médicos”.
Na mesma – O que diz a Pró-Saúde em nota, porém, vem apenas confirmar as denúncias de Jurandir Ferreira sobre a quarteirização da Saúde, na medida em que a OS confirma, textualmente, ter sub-rogado à Gesti a sua obrigação de contratar o corpo clínico para atuar no Hospital Regional. Onde estava o equívoco da informação prestada pelo conselheiro Jurandir Ferreira sinceramente não sei.
ExpoCigra Fiemg
Acertada a escolha do Parque Fernando Costa para sediar a 2ª edição da ExpoCigra Fiemg. Assim o uberabense pode visitar a feira da indústria e apreciar a belíssima decoração de Natal no Parque. Ficou um luxo!
Prestígio
Com a notada ausência do prefeito Paulo Piau, que não chegou de viagem em tempo, a ExpoCigra Fiemg levou mais de 300 pessoas para sua inauguração, na noite de quarta-feira. Nem a chuva atrapalhou o evento, que contou com a presença de diversas lideranças e dos prefeitos de Conceição das Alagoas, Celson Pires, e de Campo Florido, Ademir de Melo. E ontem, primeiro dia de visitação pública, o movimento nos estandes foi igualmente intenso. Um sucesso e uma grande demonstração de prestígio dos organizadores, em especial dos presidentes Nagib Facury (Cigra) e Altamir Rôso Filho (Fiemg). A feira continua hoje e amanhã.
Posse
Será na quarta-feira, na Aciu, a solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal. Presidente Elmar Goulart vai transmitir o cargo ao sucessor Luiz Dutra, eleito por aclamação. Dutra, porém, assume efetivamente o comando da Casa apenas em 1º de janeiro.
Passou direto
Os vereadores aprovaram quarta-feira aquele projeto polêmico que criou novos cargos na Câmara, para “regularizar” a situação de concursados que foram convocados no ano passado e vinham recebendo salários irregularmente. Foram criadas quatro vagas de assistente de processo legislativo (que já têm as respectivas ocupantes). Por pouco não aumentaram também os cargos de motorista, oficial de portaria e telefonista.
Água
Apresentado à tarde passada pelo Codau, o projeto Mais Água vai envolver recursos da ordem de R$ 66 milhões, que serão investidos na reservação e na distribuição de água em Uberaba. O projeto prevê a construção de mais dois centros de reservação (CR) e a ampliação dos outros dois. Paralelamente, será praticamente duplicada a quilometragem de adutoras para melhorar a distribuição de água em Uberaba. E, por fim, o projeto prevê a construção da represa da Prainha, com capacidade para armazenar até dois milhões de litros de água. Talvez este projeto seja mais importante para Uberaba do que o Água Viva, em razão do que ele representará em termos de abastecimento à população.
Está chegando
JM Magazine está a caminho. Será no dia 16, terça-feira, o lançamento para anunciantes e parceiros, no repaginado e renovado Munchen 84, na avenida Santos Dumont. A choperia de maior prestígio nas décadas de 80 e 90 volta sob nova direção, novo layout e muito charme. Vamos estreá-lo com o lançamento da nova edição da JM Magazine, que traz na capa a linda estudante uberabense Paola Guimarães Saad, filha dos amigos Heloisa e Luiz Carlos Saad.