O que faltou em quantidade sobrou em qualidade dos manifestantes que foram às ruas de Uberaba, no domingo, em apoio à Operação Lava Jato. Até integrantes do Ministério Público participaram da manifestação, vestidos todos de preto
Pouca gente
Manifestação de domingo em apoio à Operação Lava Jato não mobilizou multidão em Uberaba. De certa forma, já era esperado esse resultado. Em parte porque as pessoas andam cansadas de ter de ir às ruas para marcar posição. Em parte, porque houve pouco tempo hábil para a mobilização da sociedade. Daí que a manifestação aqui foi bastante tímida, se comparada às manifestações pró-impeachment de Dilma.
Pecado capital
Veja como são as coisas. Enquanto no Brasil lutamos para punir corruptos e criar leis mais duras contra a corrupção, no Irã corrupção é considerada crime hediondo, punível com a vida. O caso mais recente foi confirmado no sábado pela Suprema Corte daquele país, com a condenação do magnata iraniano Babak Zanjani à pena de morte. Zanjani, de 42 anos, foi condenado, entre outros crimes, por dar um desfalque de 2 bilhões de euros aos cofres públicos. Em termos iranianos, o bilionário foi condenado por “espalhar corrupção na Terra”. Seus crimes, segundo o tribunal, incluem apropriação indébita (o desfalque) de recursos públicos, fraude contra o Ministério do Petróleo e lavagem de dinheiro. Claro que ninguém defende uma punição tão extrema aqui no Brasil. Mas veja como os conceitos e os valores são discrepantes. Aqui chega a ser comum a prática de atos lesivos ao patrimônio público, como se vê nos desdobramentos da Lava Jato. Lá seriam inadmissíveis esses desvios milionários de dinheiro público, superfaturamento de obras etc...
Sem retrocesso
Estreia do procurador da República Thales Cardoso como articulista do Jornal da Manhã causou enorme repercussão positiva. Na edição dessa segunda-feira, ele defendeu, com muita propriedade, que “a Lava Jato é o exemplo mais contundente do combate à corrupção no país”, e, por essa razão, “a sociedade não pode admitir retrocessos”, referindo-se às modificações no projeto da lei anticorrupção aprovadas na Câmara dos Deputados, semana passada.
Cratera - Não bastassem os buracos constantes na pista exclusiva do BRT na avenida Leopoldino de Oliveira, agora temos de enfrentar engarrafamento na principal via de ligação entre bairros por conta de uma cratera enorme no asfalto, bem em frente ao Shopping Lenza. Pior que isso foi a sinalização precária colocada no local no fim de semana, usando apenas cavaletes de madeira e fitas zebradas.
Vai mal – A propósito, a principal via de acesso ao Recreio dos Bandeirantes, a avenida Adail Gomes Ferreira, já tem buraco no asfalto novo, justamente no trecho pavimentado às vésperas da eleição. Um desses buracos fica em frente ao número 1.827...
Segurança já
O Grupo Acorda Uberaba vai à Câmara Municipal nessa quinta-feira para expor aos vereadores os detalhes do projeto que pretende a criação de um fundo de segurança pública, destinado a combater a violência em nossa cidade, com medidas preventivas e repressivas. Audiência está marcada para as 16h, no plenário da Câmara e está aberta à participação da comunidade.
De olho no Papai Noel
Operação de Natal teve início nessa segunda-feira e se estende até o dia 31 de dezembro, das 6h às 23h. Durante todo esse período, a Polícia Militar vai colocar nas ruas seu efetivo, contando com reforço de 217 soldados em formação. Para o comandante do 4º BPM, os comerciantes devem colaborar com o trabalho, dando suporte, através de uma rede de informação, utilizando um aplicativo de celular.
Rede de proteção
Em reunião com lojistas à tarde passada, o comandante Waldimir Soares defendeu a criação da “rede de Comerciantes Protegidos”, com ênfase à informação e ajuda mútua entre os lojistas para coibir assaltos, furtos e outros crimes no comércio.
Só uma
A Solis Comunicação foi a única agência de propaganda classificada na concorrência realizada pelo Legislativo uberabense. Fazenda Comunicação não alcançou a pontuação mínima e a outra licitante, Link Comunicação, foi desclassificada em razão de uma nota zero num dos quesitos. Só as três participaram do certame.
Missão quase impossível
Cerca de 300 pessoas, dentre as quais gestores de municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, participam desde ontem de evento em Araxá. Na pauta, orientação aos prefeitos eleitos sobre como enfrentar a crise com boas práticas de gestão. Prefeito Paulo Piau esteve lá.
Pagodinho aqui
Feijoada do Jockey, em fevereiro do ano que vem, terá show de ninguém menos do que Zeca Pagodinho. Os ingressos para sócios já estão à venda. Para não-sócios começarão a ser vendidos na próxima segunda-feira, no Shopping Uberaba.