Nem só as crianças têm sido vítimas de violência e abandono familiar em Uberaba. Balanço feito pela Secretaria municipal de Desenvolvimento Social, a pedido da vereadora Rochelle Bazaga, traz à tona uma situação igualmente dramática: a violência e o abandono de idosos.
De janeiro a junho deste ano, 53 idosos com idade igual ou superior a 60 anos foram vítimas de violência intrafamiliar, tanto física, quanto psicológica ou sexual. Os idosos do sexo masculino foram as maiores vítimas, totalizando 32 registros na SEDS, contra 21 do sexo feminino. Já as vítimas de abandono pelas famílias somaram 126 em apenas 6 meses, sendo 59 do sexo masculino e 69 mulheres. Aí vem a pergunta: o que podemos fazer para que as pessoas tenham dignidade na última etapa de suas vidas?
À DERIVA
Não tem lei que permita à Ronda Social levar, compulsoriamente, as pessoas que dormem debaixo de marquises, ou pedem esmolas nas ruas, assim como os menores vendedores de balas e chicletes nos semáforos. Em entrevista à Rádio JM esta semana, o adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social, Herval Kobayashi, voltou a frisar a dificuldade em tirar esse pessoal das ruas. Dura Lex, sede Lex...
E assim vamos sendo obrigados a conviver com os malabaristas de facões, assim como com os pirotecnistas e outros “artistas”... Deus nos livre de todos os perigos dos facões, piras, bolas, arcos, bastões. Amém!
CALMA, PESSOAL!
Ainda na entrevista à Rádio JM, Kobayashi falou sobre a ampliação dos horários no Restaurante Popular. Frisando que esse projeto demorou anos para ser viabilizado e hoje é modelo para o país, o adjunto da SEDS pediu paciência à população que clama por oferta de jantar diariamente. O governo ainda não conseguiu agendar reunião com os responsáveis pelo restaurante popular para discutir a abertura para o fim da tarde. Por isso, ele sugere que os frequentadores do restaurante levem uma marmita para o jantar, quando forem almoçar. Frisou que ainda não há previsão para oferta de jantar popular.
NOVO CONTRATO
Secretaria municipal de Educação já prepara um novo contrato emergencial com a Ubervan para garantir o transporte escolar até que o processo de licitação seja concluído. É o que explica o secretário Celso Neto.
Com a desabilitação das duas licitantes, é certo que será necessário iniciar uma nova concorrência para o transporte escolar. Mas, para isso, é preciso que decorra o prazo de recurso contra a desabilitação das empresas. Sem transporte os alunos não vão ficar, reitera o secretário.
DE VOLTA AO FRONT
Quem imaginava que o ex-deputado Narcio Rodrigues havia dependurado as chuteiras políticas enganou-se redondamente. Narcio está articulando muito na região. Esta semana, a prefeita de Conceição das Alagoas, Ivaina Reis, publicou foto ao lado dele e de Caio Heitor, sobrinho de Narcio, e provavelmente o escolhido para ser seu sucessor na política. Escrevam este nome: Caio Heitor.
Em 2026, com as bênçãos do tio, Caio Heitor poderá vir a disputar eleição para deputado, por Frutal, sua terra.
QUEM VAI
Na Fiemg Regional há pelo menos dois nomes sendo cogitados para as eleições proporcionais de 2024. Um deles é o do empresário José Arlênio Veneziano, que, segundo consta, tem a promessa de apoio da prefeita Elisa. O outro nome é o de Miria Rezende, a ex-chefe de Gabinete de Elisa e uma de suas melhores amigas.
EXPOCIGRA
A nova edição da Expocigra já tem data marcada para o último final de semana de novembro. A feira multissetorial voltará a ser realizada no Parque Fernando Costa (ABCZ). Presidente Maurício Pincelli conta que a mudança do local da Expocigra, no ano passado, foi reprovada pelos participantes.
RESULTADOS POSITIVOS
Mais de 600 jovens foram colocados pela FETI em empresas de Uberaba, através do programa Menor Aprendiz. São 627, para ser mais precisa. Um resultado digno de elogios ao trabalho realizado pela equipe comandada pela Professora Sônia Manzan. O melhor de tudo: a maioria esmagadora desses jovens é efetivada nas empresas após 3 ou 4 meses de serviço, abrindo as portas para outros menores aprendizes serem contratados.
NO FIM
A propósito, termina às 23 horas deste sábado o prazo para inscrição on-line dos interessados em ingressar na FETI neste segundo semestre. Detalhe: a inscrição precisa ser preenchida pelo interessado, e não pelos pais. As perguntas são pessoais, para dar subsídios aos avaliadores na hora da seleção dos candidatos. Por isso, quem tiver interesse deve acessar o instagram ou Facebook da Feti e clicar no link para fazer a inscrição. Estão sendo oferecidas 240 vagas, metade para o turno matutino e o restante vespertino. A FETI também vai oferecer as mesmas aulas nos seus polos do Chica Ferreira, Alfredo Freire, Residencial 2000, Jardim Copacabana e Abadia, para aqueles alunos com dificuldade de locomoção até a sede na rua Major Eustáquio.
VIRADA DE CHAVE
Esta semana Soninha Manzan foi entrevistada na Rádio JM e contou que mais de 80 jovens e servidores da FETI também estão matriculados na Uniube, cursando Psicologia, Direito, Nutrição, dentre outros, graças a uma parceria firmada entre as partes. Paralelamente, a Fundação de Ensino Técnico Intensivo está ofertando cursos nas áreas de corte de costura, robótica, inteligência artificial, oratória, manutenção em computadores e operação de drones. Tudo a custo zero para os interessados. Só não se capacita quem não quer.
MÃO CHEIA
Oito cursos de EaD da Uniube receberam nota máxima pelo Ministério da Educação. Cinco pontos incontestáveis nos cursos Tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; em Gestão da Qualidade; em Gestão Logística; em Serviços Jurídicos e Notariais; em Gestão Hospitalar; em Secretariado; e os bacharelados em Serviço Social, Educação Física e Química. A Uniube preza pelo ensino de qualidade e se renova diariamente como referência em aprendizado, atendendo a todas as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais (DNC). Qualidade, inclusive, comprovada na prática pelos alunos, que têm a oportunidade de estabelecer parcerias e convênios com outras instituições de renome nacional e internacional, abrindo portas para o intercâmbio estudantil ou os programas de dupla titulação, por exemplo, medidos a partir das notas altas obtidas pela instituição junto ao MEC. Pioneira em educação à distância, a Uniube conta com mais de 200 polos espalhados por todo o país e mais de 100 cursos ofertados em todas as áreas do conhecimento. Saiba mais em https://uniube.br/simplifica.
PASSOS DE GIGANTES
Na entrevista coletiva de segunda-feira com os integrantes da missão técnica da Unesco, chamou a atenção uma observação feita pelo doutor Arthur, que é o avaliador português. Segundo ele, em todas as visitas feitas como avaliador sempre teve um lugar, ou uma manifestação, que provocou aquele “uau”. No encerramento dos trabalhos, nesta quinta-feira, ele foi indagado se em Uberaba ele também vivenciou esse sentimento de “uau”, e a resposta veio certeira: a casa da fazenda Caçu.
Por sua vez, o avaliador uruguaio, César, pontuou que em termos paleontológicos Uberaba é “uma região top a nível mundial”. Elogiou, também, a qualidade das pessoas da terra dos gigantes.
EDIÇÃO HISTÓRICA
A propósito, o JORNAL DA MANHÃ circula nesta sexta-feira com uma edição especial alusiva ao Geoparque Terra de Gigantes. Vale a pena ler as reportagens e guardar essa edição histórica. Exemplares desse trabalho jornalístico serão entregues em mãos aos avaliadores da Unesco, antes de deixarem Uberaba nesta sexta-feira.