ALTERNATIVA

Fantasma da dengue acende a luz amarela na Prefeitura

Lídia Prata
Publicado em 08/01/2020 às 07:15Atualizado em 18/12/2022 às 03:21
Compartilhar

Foto/Leitor

Tremenda judiaçã três árvores frondosas tombaram na virada do ano, na avenida Santana Borges, no pátio de estacionamento da nova unidade da rede Drogasil. Não teve remédio capaz de salvá-las da ação das motosserras...

Novas regras para construção

Ano novo, Código de Obras novo em vigor em Uberaba. A lei sancionada pelo prefeito Paulo Piau já foi publicada no jornal oficial do município, na edição do dia 3, e deve gerar impacto positivo no setor da construção civil. Pelo menos esta é a expectativa do secretário municipal de Planejamento, Nagib Facury. Segundo ele, a intenção inicial foi modernizar um código de obras já muito antigo e ultrapassado. “Discutimos essa nova proposta com toda sociedade civil organizada, junto com IEATM, Sinduscon, Crea e CAU, além das universidades” – salienta o secretário. O resultado dessas discussões foi transformado no projeto enviado à Câmara no ano passado.

O que muda?

O secretário Nagib Facury explica que “o novo Código de Obras traz uma mudança de paradigma em que o engenheiro ou arquiteto e o proprietário da obra são totalmente responsáveis pelo projeto. O poder público não mais vai interferir e fiscalizar a parte interna das nossas obras”. Ou seja, se eventualmente houver alguma irregularidade na obra, a responsabilidade recairá exclusivamente sobre o engenheiro/arquiteto e o dono da obra. “O Município passará a fiscalizar somente parâmetros externos, como afastamentos frontal e com os vizinhos, altura, taxa de permeabilidade do solo, dentre outros” – explica Nagib.

Abaixo a papelada!

Na avaliação do titular da Seplan, que também presidiu o Sinduscon por um bom tempo e atuou no segmento da construção civil, o grande ganho que o uberabense vai perceber com a entrada em vigor desse novo Código de Obras será a agilidade nos processos. Tudo foi pensado para desburocratizar o serviço e facilitar a vida do construtor e do dono da obra. “Estamos abrindo caminho para a emissão de alvará e habite-se online e já estamos trabalhando a implantação desses dois sistemas. Vamos sair na frente da maioria das cidades brasileiras, pois pouquíssimas cidades têm esse processo já implantado. Estamos trabalhando para implantar o sistema até o meio do ano, lembrando que, sem a ajuda da Câmara na aprovação da matéria, assim como do Conselho de Planejamento e a visão do prefeito Paulo Piau nada disso estaria acontecendo” – frisa o secretário Nagib Facury.

Regulamentação

Próximo passo para colocar o Código de Obras em ação será divulgar sua regulamentação, detalhando as novas normas para a tramitação do processo administrativo, bem como a aprovação dos projetos arquitetônicos e liberação do habite-se.

Sujismundos em ação

As equipes de limpeza e cata trecos da Sesurb vão agir em regime de mutirão durante toda esta semana, priorizando os bairros Leblon, São Geraldo, Cidade Jardim, Bom Retiro e Parque das Américas. Nessa região estão sendo retirados galhos, folhas, móveis e eletroeletrônicos descartados nas ruas. A ação atende a programação do Cata Treco.

De volta às ruas

O fantasma da dengue e das outras doenças gravíssimas provocadas pelo Aedes aegypti acendeu a luz amarela na Prefeitura. Nessa terça-feira, as equipes de limpeza urbana voltaram às ruas em pontos onde frequentemente há descarte irregular de lixo e entulho, como na saída da cidade rumo a Nova Ponte, entrada do Jardim Eldorado. Por incrível que pareça, nem mesmo as notícias sobre mortes e internações hospitalares causadas pela dengue têm sensibilizado a população para tomar as devidas medidas preventivas. Muita gente continua descartando sofá velho, televisão quebrada, e toda espécie de tranqueira em áreas públicas. No ano passado a Sesurb recolheu milhares de toneladas de entulhos nas ruas da cidade. Agora certamente a história vai se repetir. Além do perigo à saúde pública, esses descartes irregulares de entulhos demonstram total falta de educação e civilidade. E ainda custa um dinheirão aos cofres públicos para retirá-los. É dinheiro que vai literalmente para o lixo!

Viva!

Chegaram ontem na Farmácia Solidária da Prefeitura as 1.200 caixas de medicamentos doadas pelo Laboratório EMS, graças à ação do médico Marcelo Hueb. De Sinvastatina, para tratamento contra colesterol, a Tropinal, para doenças do trato urinário, o carregamento abasteceu a farmácia por um bom tempo!

Na paz!

Do dia 23 de dezembro 2019 até 3 de janeiro, sexta-feira, 288 pacientes foram transferidos para leitos hospitalares em Uberaba, sendo 200 pacientes daqui e 88 trazidos de municípios da região.

É hoje!

Ferramenta destinada a informar os uberabenses sobre os preços praticados pelo mercado de combustíveis em Uberaba, o aplicativo Preço Bomba será lançado hoje pela Codiub em parceria com o Procon.

Mais cedo

ExpoZebu 2020 vai começar mais cedo este an dia 25 abril. A maior feira da pecuária zebuína terminará exatamente no dia 3 de maio, data em que tradicionalmente era inaugurada até tempos atrás. Linha de shows já está praticamente definida, segundo o presidente Rivaldo Machado Borges Júnior, e terá só artistas “top” do sertanejo brasileiro na atualidade.

Pra frente

Nos últimos sete anos, a Codau fez 26 mil novas ligações de água em Uberaba. Números referem-se apenas ao período do atual governo e, segundo dados da própria Codau, correspondem a 100 mil habitantes a mais, servidos de água e esgoto. Por baixo, isso mostra que Uberaba cresceu mais do que uma Araxá inteira e mais do que 95% das cidades de Minas! Pois é. Para quem acha que Uberaba não vai pra frente, esses números provam exatamente o contrário.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por