Mutirão contra a dengue
O “fantasma” de um novo surto de dengue em Uberaba está levando a Secretaria de Saúde a mobilizar a comunidade para levar avante mais um mutirão na cidade. Hoje à tarde, no auditório do Centro Administrativo, o secretário Iraci Neto irá reunir representantes de entidades de classe, associações de bairro, instituições de modo geral para mostrar os números preocupantes de infestação do mosquito da dengue, assim como os casos já registrados ou sob investigação, que colocam Uberaba numa posição altamente preocupante. A luz amarela está acesa! Entre outras ações, é certo que será incentivado o uso do aplicativo “Uberaba contra a dengue”, para que os cidadãos possam denunciar eventuais criadouros de mosquito, tirar fotos e também acompanhar as ações realizadas pelo município para sanar os problemas denunciados.
Reforço emergencial
Em entrevista à Rádio JM na manhã dessa quarta-feira, Iraci Neto confirmou a contratação de pessoal para reforço aos trabalhos de enfrentamento à dengue. Mas descartou a necessidade de decretação de situação de emergência no município em razão da doença que tem afetado centenas de pessoas nos últimos anos na cidade.
Pacotão
Se hoje o papo será exclusivo sobre a dengue, amanhã será lançado um pacotão de ações positivas da Saúde, incluindo uma programação extensa para restruturação e fortalecimento da rede municipal de saúde. Entre outras informações, Iraci Neto deverá divulgar os resultados de pesquisa de satisfação realizada pela Saúde com os usuários do sistema. Tanto os pontos considerados positivos quanto as críticas serão expostos às claras – promete o secretário.
Metas – A propósito, a Prefeitura vai propor um contrato de gestão a ser firmado com os gerentes de UBS, estabelecendo metas quantitativas e qualitativas a serem cumpridas. Não se sabe, porém, se haverá alguma espécie de premiação aos gerentes que baterem as respectivas metas.
Agora vai – Também será anunciada na reunião de amanhã a implementação definitiva do esperando prontuário eletrônico. Iraci Neto garante que o programa está pronto, funcionando e apto para agilizar o serviço na rede municipal de saúde. Oremos!
Sem pressa
Como boa mineira que é, a empresária Elisa Araújo tem ouvido propostas de filiação vindas de diversos partidos, tanto da base aliada quanto da oposição, mas não tem pressa em respondê-las. Quer analisar direitinho os seus próximos passos na corrida eleitoral municipal.
Calma!
Outro nome cotado para a disputa majoritária que tem sido assediado por partidos diversos é o presidente da Cohagra, Marcos Jammal. Já recebeu vários convites, mas até agora nenhuma decisão. “Estou estudando” – disse Jammal. Até abril as filiações vão ficar em banho-maria – pode apostar!
Em alta
Pesquisa CNT-MDA divulgada nessa quarta-feira mostra que a avaliação positiva do governo do presidente Jair Bolsonaro alcançou 34,5% em janeiro de 2020, contra 29,4% em agosto de 2019. Como consequência, a avaliação negativa do governo federal caiu de 39,5% em agosto de 2019 para 31% em janeiro de 2020. Também a avaliação pessoal do presidente melhorou, desde a última pesquisa. Subiu de 41% em agosto de 2019 para 47,8% em janeiro de 2020, de acordo com a pesquisa.
Pontos positivos
O desempenho do governo Bolsonaro foi melhor, segundo a pesquisa CNT-MDA, no combate à corrupção (30,1%), economia (22,1%) e segurança (22%), que foram as áreas mais bem avaliadas. As áreas com pior desempenho são saúde (36,1% de citações), educação (22,9%), meio ambiente (18,5%) e também economia (16,2%). Para 40,1% dos entrevistados, já é possível perceber melhorias no governo Bolsonaro em relação aos antecessores, enquanto 33,5% acreditam que a atual gestão continua de forma semelhante às passadas e 24,7% percebem piora após o primeiro ano de governo. O instituto MDA ouviu 2002 pessoas em 137 municípios, entre os dias 15 e 18 de janeiro de 2020. A margem de erro máxima é de 2,2 pontos percentuais.
Mercado aquecido
O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian apresentou aumento de 2% no acumulado de janeiro a dezembro de 2019, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O crescimento foi impulsionado pelo setor de veículos, motos e peças, que teve alta de 8,4%, e pelo segmento de material de construção, este com acréscimo de 4,6%. Bom sinal.
Sinal de alerta
Sinalização do acesso ao conjunto Beija-Flor continua merecendo atenção das autoridades do setor. Em que pese o acidente registrado na manhã dessa quarta-feira ter sido provocado por provável imprudência do motorista de veículo particular, é certo que a rotatória para acesso à avenida Santana Borges confunde muitos motoristas pela quantidade e posição de semáforos ali instalados.