O nome da maioria dos vereadores para a presidência da Câmara Municipal a partir de 2023 é o de Fernando Mendes. Foi o que disse o atual presidente, Ismar Marão, com todas as letras, em entrevista ao colega Paulo Garcia nesta segunda-feira.
BÊNÇÃOS DA PREFEITA
Fernando Mendes é o atual líder do governo na Câmara. Quando foi convidado, “comprou briga” com seu partido, o MDB, porque não teria comunicado sua decisão de aceitar o convite, nem pedido autorização da sigla para tal. Assumiu a função e se tornou homem de confiança da prefeita Elisa, de quem agora tem as bênçãos para disputar a presidência da Mesa Diretora.
COMO FICA
A minoria formada por Celso Neto, Rochelle, Cabo Diego, Caio Godoi ainda não se manifestou. Mas não será surpresa se no final todos convergirem para a composição na formação da próxima Mesa Diretora. A conferir.
COMPOSIÇÃO
Com o “cabeça de chapa” definido, a briga agora é para a composição da chapa. Acredite, se quiser, mas está havendo disputa pelos demais cargos da Mesa Diretora.
NOVO LÍDER
Caso se confirme a eleição de Fernando Mendes como se espera, a prefeita Elisa terá dor de cabeça para escolher seu substituto como líder do governo na Câmara. O vereador mais alinhado com a prefeita é o Pastor Eloísio, que já jurou de pés juntos que aceitaria um eventual convite em hipótese alguma.
CORRENDO POR FORA
Em que pese haver um compromisso dos vereadores integrantes do Grupo dos 13 na Câmara, há pelo menos dois vereadores insatisfeitos com a escolha do nome de Fernando Mendes. Se os bombeiros não entrarem em ação, um incêndio poderá consumir a união do grupo.
FEITO FOGUETE
Curva dos casos de Covid em Uberaba volta a preocupar. Vejam os números: no dia 14, véspera de feriado, o boletim Covid registrou 11 novos casos e um total de 244 casos ativos. Nesta segunda-feira, dia 21, os novos casos registrados em 24 horas foram 02, mas os contaminados já somam 513 pelos dados oficiais. Em sete dias, foram comunicados 490 novos casos em Uberaba. Isso sem contar aqueles que não fizeram o teste, por acreditar que estavam apenas resfriados...
EQUAÇÃO FÁCIL
Como a Prefeitura consegue contratar empresas para prestação de serviços médicos e não consegue contratar os próprios médicos, diretamente. Simples: pela Pessoa Jurídica, a remuneração paga aos médicos é quase o dobro do valor oferecido pela Prefeitura na contratação direta. Entendeu?
EFEITOS COLATERAIS
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Uberaba, Comdicau, deve divulgar no dia 13 de dezembro o resultado de uma pesquisa ampla realizada para diagnóstico dos problemas enfrentados por crianças e jovens na cidade. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota nesta segunda-feira, o presidente William Rodrigues adiantou que a pandemia trouxe efeitos colaterais terríveis para a garotada mais vulnerável. A violência contra crianças cresceu cerca de 50% durante a pandemia, especialmente os crimes envolvendo abuso sexual de menores. Paralelamente, ele salientou que a fome atingiu níveis impensáveis também.
DIRETO NO ALVO
A partir dos dados coletados para embasar o diagnóstico, William Rodrigues acredita que será possível traçar políticas públicas mais assertivas na área social. Dentre outros itens, será possível identificar, por exemplo, as carências de cada região da cidade e implantar alternativas para a solução dos principais problemas. Uma delas poderá ser a oferta de oportunidades de capacitação profissional para as famílias poderem se preparar para o mercado de trabalho.
PRIMEIRO EMPREGO
Por falar em jovens, é digna de elogios a iniciativa de introduzir em Uberaba o programa “Descubra”. Os juízes Marcelo Lemos, da Infância e Juventude, e Alexandre Chibante, Juiz federal do Trabalho, lideram o movimento pela colocação de jovens no mercado formal de trabalho. Mas direcionado a jovens em situação de vulnerabilidade e/ou em cumprimento de medidas socioeducativas. Contando com o apoio do Instituto Agronelli, o programa já colocou 4 jovens e dispõe agora de mais 7 vagas para serem preenchidas. É uma oportunidade verdadeira de dar uma oportunidade a esses jovens de aprender um ofício e se firmarem no mercado de trabalho.
OFICINAS
O juiz Marcelo Lemos revelou também que o Ceseur, antigo Caresami, está com a primeira etapa das suas obras quase concluída. Além disso, há possibilidade de instalação de oficinas profissionalizantes naquele complexo socioeducativo, sendo que uma das áreas em estudo é a que oferece curso para controle de drones usados no agro.