ALTERNATIVA

Fernando Mendes se exalta durante sessão contra “velha política”

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 02/10/2023 às 20:52Atualizado em 03/10/2023 às 22:10
Compartilhar

Interina: Larissa Prata

Friends
Não existem inimigos em política. Circulou nos principais grupos de política nos últimos dias foto de reunião amistosa entre figurões de Uberaba, tendo Ismar Marão e Anderson Adauto lado a lado na mesma mesa, onde também se sentaram outras personalidades, como José Luiz Alves e Heli Andrade. Cervejinha para molhar a palavra deixava ainda mais claro (como se fosse preciso) o caráter amistoso do encontro. Anderson insiste em negar pretensão em voltar à prefeitura de Uberaba, mas é visto no tititi de bastidores com todos os grupos políticos. Quem vai levar o seu apoio ainda é mistério…

Reunião entre políticos de Uberaba (Foto/Redes Sociais)

Repercutiu
Primeira sessão legislativa de outubro teve discurso inflamado do presidente Fernando Mendes durante votação de projeto, que tinha, inclusive, a presença de convidados em plenário. Pegando gancho da fala do vereador Luizinho Kanecão, que enalteceu o trabalho dos atuais parlamentares (nas suas palavras: “A 19ª Legislatura está fazendo muito sucesso, porque mostra muito trabalho”), Fernando Mendes indiretamente citou as alianças políticas de vereadores com políticos da velha guarda uberabense. Começou o discurso citando Luciene Fachinelli, que, segundo ele, passou anos de “subserviência” a um dos coronéis. “Perto de uns caras desses não cresce nem capim, nem braquiária, nem tiririca. Foi essa mulher descolar o umbigo e essa mulher virou vereadora. A gente não pode deixar quem já foi prefeito dessa cidade retornar nunca mais! Passou a época, a gente tem que passar a borracha nesse passado feio nosso. O que essas pessoas trouxeram de bom para a cidade?”, disparou.

Disputa
Ainda no calor do discurso, Fernando Mendes direcionou ao vereador China, oposição absoluta à prefeita Elisa, citando-o como exemplo para os “30% da Casa” que não têm pretensão de alçar novos voos na política, mantendo-se como vereadores. E China não desperdiçou a oportunidade de ser chamado à fala e usou o microfone para aplaudir o discurso do presidente, dizendo que é também uma ponderação claríssima contra a reeleição da prefeita Elisa. “Significa que a atual prefeita, que por sinal é a pior de todos os tempos, não poderá voltar mais, de acordo com a sua fala. Parabéns!”, disparou ele.

Carinho trocado
Quase imediatamente, o pastor Eloísio saiu em defesa do Executivo, mas China não deixou barato: “Prefeita Elisa só ganha uma eleição se disputar contra Vossa Excelência”. Antes que a ordem fosse restabelecida, Cabo Diego também encontrou um lugar de fala para sugerir que China coloque seu nome à disposição, “junto com mais pessoas da esquerda, para ver se vai pelo menos para o segundo turno”. Em poucos minutos, a troca de afagos ganhou as redes sociais. 

Que pílula é essa?!
E nem foi só a Anderson Adauto que Fernando Mendes se referia em seu discurso inflamado na tarde desta segunda-feira. O presidente ainda aconselhou Marcos Jammal a repensar suas alianças políticas: se mantiver a intenção de se ligar a grupos “do passado” vai acabar “tomando a pílula do Chapolin”: encolher e ficar miudinho, nas palavras do presidente. 

Balanço
Claro que os contornos para 2024 vão sendo criados, mas muita água ainda vai passar por debaixo dessa ponte. É natural que discursos fiquem mais inflamados e muita gente se desespere para mostrar serviço. Que o diga a quantidade de outdoors espalhados pela cidade com a figura de vereadores – alguns se apresentando, outros mostrando bandeiras levantadas e resultados alcançados. Se vai ser mais uma eleição de grande renovação ou se a população vai reconhecer o que os políticos dizem ter feito, aí são outros 500!

“Ó o Tesla aí”
Ainda antes da disparada de Fernando Mendes, o vereador Samuel Pereira mostrou que já tem planos políticos até, pelo menos, 2032. Bem-humorado (pero no mucho) em relação às chacotas recebidas pelo famigerado tuíte para Elon Musk, Samuel fez questão de mostrar que seus planos continuam de vento em popa. “Acalmem os corações de vocês, opositores, porque vai chegar o carro elétrico”, disse ele, explicando visar a renovação da frota de transporte urbano para a eletrificada, ou limpa, na próxima década. 

É festa!
Ainda durante a sessão legislativa desta segunda-feira, o líder da prefeita, vereador Almir Silva, anunciou a destinação de emenda no valor de R$ 350 mil para o orçamento da Fundação Cultural de Uberaba, destinados à realização de réveillon popular e Natal de Luzes na cidade.

Crianças e adolescentes
Depois de todo imbróglio, a eleição dos novos conselheiros tutelares aconteceu neste domingo. Um pouco mais tarde que o previsto, já que a ausência de alguns mesários acabou atrasando o início das eleições, conforme várias denúncias que chegaram ao Jornal da Manhã. Apesar do pouco tempo de campanha, a votação foi bastante expressiva, com mais de 6 mil eleitores indo às urnas para depositarem seu voto (de papel). Os insatisfeitos com o pleito devem apresentar recurso até sexta-feira (6) pelo e-mail comdicau@gmail.com ou presencialmente na sede da Casa dos Conselhos, na Rua Artur Machado, 553 - Centro. 

Queda de braço
Sem surpresa, Executivo vetou na íntegra a proposta de divulgação prévia de interrupções no abastecimento de água. O veto volta a plenário, ainda sem data definida, onde vereadores decidirão pela manutenção ou derrubada. Na argumentação, a Prefeitura aponta que “a Câmara não administra o Município” e que tão somente lhe cabe “indicar medidas administrativas ao prefeito a título de colaboração e sem força coativa ou obrigatória para o Executivo”, não podendo “prover situações concretas por seus próprios atos ou impor ao Executivo a tomada de medidas específicas de sua exclusiva competência e atribuição”. Mas o cutucão não foi só esse. O texto ainda diz que a Codau informou não haver viabilidade técnico-operacional para atender a norma criada. E o planejamento, como fica?! 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por