De olho nas urnas
Samir Cecílio Filho deixa amanhã a presidência da Cohagra, de olho nas eleições majoritárias de outubro. Seu partido, o PR, ainda não definiu o rumo que tomará na campanha deste ano, mas seguramente Samir é um dos nomes fortes da sigla na disputa pela sucessão de Anderson Adauto. Nos bastidores fala-se até mesmo numa possível chapa pura do PR, formada pela dupla Almir/Samir, ou Samir/Almir. Seria uma tentativa de viabilização de uma terceira via independente. Mas, por enquanto, é tudo especulação. Definição mesmo só vai sair depois que o PMDB se posicionar oficialmente.
Conjecturas de bastidores
Enquanto o PMDB fica nessa lengalenga envolvendo cinco pretendentes à indicação de candidato do partido a prefeito, as conjecturas de bastidores aumentam. Por exempl se o deputado Paulo Piau sair vencedor na convenção peemedebista, é muito provável que o PR lhe ofereça o vice, que no caso seria Almir Silva. O raciocínio é simples: com Piau na Prefeitura, o caminho para a Câmara Federal teria um candidato forte a menos, o que, teoricamente, facilitaria a reeleição de Aelton Freitas (PR). E ficaria melhor ainda ao materializar a dobradinha Aelton federal e Almir estadual.
Lé com Lé, cré com cré
Se, porém, Rodrigo Mateus derrotar os outros postulantes e for indicado candidato do PMDB a prefeito, a oposição terá de recorrer a um candidato “bom de voto”. Isso porque Rodrigo terá um aliado de peso, que é seu padrinho Anderson Adauto, e toda a máquina a seu favor. A oposição dificilmente terá chances de vitória se apostar num nome novo e desconhecido. Nesse cenário, o deputado estadual Lerin ganha terreno.
Pra onde?
Com tanto pré-candidato no PMDB, resta saber pra qual barco os derrotados pularão após a convenção partidária. Uma coisa é certa: dificilmente o PMDB chegará unido nas urnas.
Fim da linha
Quem também vai se desincompatibilizar de cargo de confiança no governo de Minas é o tucano Fahim Sawan. Ele quer levar seu nome à convenção do PSDB como pré-candidato a prefeito.
Vai desgarrar
A julgar pelas conversas de bastidores, não será surpresa se o PSDB se desgarrar dos outros partidos que formam a base aliada do governo mineiro, com vistas às eleições municipais deste ano. O partido insiste na pré-candidatura de Maurício Cecílio, mas o tucano não decola nas pesquisas e já há indícios de descontentamento de outros caciques da oposição com a performance dele junto ao eleitorado. Ele continua desconhecido da população. Traduzind tem muita gente achando o tempo muito curto para viabilizar Maurício.
Desgaste
A campanha ruim do Uberaba Sport este ano poderá respingar fortemente na pré-candidatura do presidente Luiz Humberto Alves Borges, do PMDB. É bem verdade que o presidente não pode ser crucificado pelas derrotas do time, mas vá explicar isso para o torcedor apaixonado!
Kassab aqui
Deputado federal Marcos Montes está empenhadíssimo em trazer o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para a festa de inauguração da ExpoZebu. Kassab é o principal expoente do recém-fundado PSD, partido ao qual Marcos Montes se filiou recentemente.
O pacificador
Presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto, foi o convidado especial do IV Lideraminas, encontro de presidentes, e V Gerenciaminas, encontro de executivos das associações comerciais mineiras, realizados neste fim de semana em Araxá. Durante o evento, Manoel falou sobre o sucesso do Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual de Uberaba (PACE) aos cerca de 250 participantes.
Números
Presidente Manoel Rodrigues Neto revela que o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual de Uberaba já arrecadou mais R$ 5 milhões e 500 mil neste primeiro ano de funcionamento, o que bem demonstra o sucesso das conciliações extrajudiciais. No balanço geral, 87% dos processos resultaram em acordos, homologados em seguida pelo Judiciário estadual.