ALTERNATIVA

Fiel da balança

Possíveis coligações proporcionais tornam o PEN um dos mais cobiçados em 2016

Lídia Prata
Publicado em 21/07/2016 às 08:32Atualizado em 16/12/2022 às 18:00
Compartilhar

Fiel da balança

Para quem não entendeu ainda as razões da queda de braço pelo comando do PEN em Uberaba, aqui vão algumas dicas. O que torna o PEN tão cobiçado é a possibilidade de coligação proporcional (para vereador). Há um entendimento de que o PEN ajudaria a eleger os vereadores do PR, pois possui uma chapa forte de candidatos. Isso se o PEN vier a engrossar a base de apoio de Lerin. Segundo consta, os outros partidos que estão com o deputado não aceitam se coligar com o PR, que possui cinco vereadores disputando reeleição, mais o atual vice-prefeito Almir Silva, considerado fortíssimo candidato. Quem vai querer entrar nessa disputa com o pessoal do PR? O PEN seria a salvação do sexteto republicano.

De fora

Sem o PEN na coligação com o PR, a maioria desses vereadores que buscam a reeleição poderá ficar de fora da composição da Câmara para a próxima legislatura. Eles sabem disso. Por essa razão, não queriam caminhar com Lerin e fizeram aquela reunião do fim de semana com o presidente do partido, deputado Aelton Freitas, para tentar convencê-lo. Mas a decisão já estava tomada pela Executiva do PR, embora o deputado negue o fato publicamente.

O outro lado

Nessa fase de composições, os candidatos e os presidentes de partidos estão calculando mais que o personagem de Malba Tahan. Pelos cálculos extraoficiais de uns e de outros, o PEN teria chances maiores de fazer cadeiras na Câmara caso migrasse para a base de apoio do prefeito Paulo Piau. Isso porque a chapa mais forte desse lado é a do PMDB, que não vai se coligar com nem um outro partido na proporcional. Ou seja, no caminhão de Piau, o PEN se coligaria com siglas de tamanho médio ou pequeno, dando chances iguais para todo mundo. Se esse raciocínio está certo ou errado, o tempo dirá!

De volta - O candidato majoritário do minúsculo PEN nas últimas eleições para deputado foi justamente o delegado Heli Andrade, que até o fechamento desta coluna ainda aguardava a publicação no site do TRE confirmando seu nome como presidente.

Adiada – Por conta dessa indefinição sobre o comando do PEN, foi cancelada a convenção do partido que estava marcada para a tarde de ontem.

Romaria

O Tribunal Regional Eleitoral mineiro tem registrado verdadeira romaria de advogados de partidos políticos esta semana. O setor de protocolo é o mais tumultuado, tendo em vista as mudanças nas composições das comissões partidárias em todo o Estado. Na segunda-feira a confusão foi tamanha, que a Corregedoria precisou interferir para manter a ordem de chegada para o protocolo dos documentos.

Na mesma

Assim como o PEN, o comando do PDT em Uberaba continua indefinido. Até o início da noite desta quarta-feira não havia qualquer publicação no site do TRE homologando qualquer alteração na composição da Executiva da sigla aqui.

Sem propina

Campanha lançada na manhã de ontem pelo Ministério Público merece ser encarada com a maior seriedade. Se quisermos um Brasil decente, é preciso defender o fim da corrupção e da propina. O nosso país chegou nesse buraco que está de tanto que as empreiteiras se sujeitaram ao pagamento de “comissões” para políticos e seus prepostos através das obras públicas e similares.

Perigo

Responsáveis pelo trânsito precisam rever a rota dos ônibus urbanos que sobem a Álfen Paixão e viram à esquerda no primeiro quarteirão, na estreita esquina do Bar do Teleco. Nesse bar há sempre clientes em mesinhas dispostas na calçada e, não raro, os ônibus tiram fino no pessoal. Antes que aconteça uma tragédia ali, fica o alerta.

Mudanças

Hoje, às 10h, o superintendente de Trânsito da Sedest, Ulisses Lamas, vai explicar à imprensa como funcionará o trânsito nas imediações da avenida Cândida Mendonça Bilharinho, que será recapeada. Esta será a primeira etapa do trabalho para acomodar as mudanças que o BRT vai impor naquele setor da cidade. Bem que a PMU poderia prestar atenção, também, ao enorme desnível no asfalto, perto da rotatória do terminal Oeste, na própria Cândida Mendonça.

Quarentão

Os 40 anos do Instituto dos Advogados de Minas Gerais em Uberaba serão regiamente comemorados durante a 10ª edição do Congresso de Direito Processual, dias 29 e 30 de setembro, no Teatro Sesiminas. Na programação do congresso constam palestras com vários expoentes do Direito no país, como Lênio Streck, Araken de Assis, Humberto Theodoro Junior e nosso querido presidente da CAA/MG, Sérgio Murilo Braga. Nessa 10ª edição, o presidente da OAB/MG, Antônio Fabrício de Souza, participará como conferencista, além de ser agraciado com a Comenda Prof. Edson Prata. Sucesso garantido do evento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por