“Não medirei esforços para diminuir essa fila”: promessa feita pela secretária de Saúde, Valdilene Rocha, está se confirmando na prática. Em outubro do ano passado, havia 11.762 pessoas na fila de espera para exames de raio-X. Nesta terça-feira, esse número estava em 659 pessoas. Para eletrocardiograma o volume caiu de 1.007 em outubro do ano passado para 346, de acordo com levantamento feito nesta terça-feira a pedido da coluna.
QUEDA LIVRE
Em um ano, os números de consultas na fila eletrônica também impressionavam. Para consultas na área de ginecologia, por exemplo, eram 1.201 pacientes, contra 578 neste 17 de outubro de 2023. Na área de pediatria, eram 277 pacientes na fila nessa mesma época de 2022, contra 19 esta semana. Para consultas com nefrologistas havia 71 pacientes em outubro de 2022, contra apenas 12 atualmente. E não para por aí. Fila eletrônica para consultas com hematologista caiu de 1.079 para 267 pacientes hoje.
VAI ANDAR
A fila eletrônica para consultas em Psiquiatria ainda não conseguiu uma redução significativa como nas outras especialidades, apesar da parceria firmada com o Instituto Maria Modesto (antigo Sanatório Espírita). Mesmo assim, há um ano nessa fila havia 4.235 pacientes, e hoje são 3.667. Essa área, no entanto, continua com demanda alta, sobretudo em razão das consequências da pandemia, que ainda continuam latentes...
DE OLHO
Embora muita gente já tenha se esquecido da Covid nesses tempos pós-vacina, a doença está “vivinha da silva” em Uberaba. E com alto índice de transmissão, que corresponde a 1.14. Aliás, esse índice pode ser até maior, porque muita gente tem deixado de se submeter ao teste para saber se está ou com Covid e, assim, vai disseminando o vírus para outras pessoas. A negligência em relação aos testes acaba se refletindo também nos boletins epidemiológicos, nos quais os números de infectados certamente não correspondem à realidade.
ALELUIA!
Terça-feira de comemoração na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com a aprovação pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais do Projeto de Lei 247/2023, autorizando a doação da área da extinta planta de amônia ao município. Esse projeto foi apresentado pelo deputado Zé Laviola e agora vai à sanção do governador Romeu Zema. A esperada doação dessa área pelo Estado ao município permitirá que ali seja construída a fábrica da Atlas Fertilizantes, cujo investimento está sendo considerado o maior da história de Uberaba: R$ 5 bilhões. Sem essa doação provavelmente a planta de fertilizante verde não se confirmaria em Uberaba.
ABRE X FECHA
Sindicomércio bateu o martelo na definição dos horários especiais de funcionamento do setor nos feriados de novembro. O comércio de rua, por exemplo, fica fechado nos dias 2 e 20, mas tem abertura autorizada no dia 15, data consagrada à Proclamação da República. Já as lojas de shopping centers podem abrir tanto no dia 2, quanto no dia 15, no horário das 13h às 20h. Porém, no dia 20, da Consciência Negra, não tem conversa: tudo fechado, inclusive os estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios. E olhe que o dia 20 será feriado municipal, deixando em segundo plano outros feriados nacionais, Finados e Proclamação da República.
VOA PALOMA VOA!
Codau marcou licitação, para a contratação de empresa especializada em serviço de captura e soltura de pombos domésticos (Columbia Lívia) e rolinhas (Columbia Passerina), nas instalações do CR-06 e ETA (Estação de Tratamento de Esgoto). A disputa de preços está marcada para ter início às 9h do dia 31 de outubro.
NOVA DIREÇÃO
Maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, a espanhola Aena assumiu à 0h desta terça-feira a administração do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O primeiro voo sob a nova gestão foi o Gol 1553, proveniente de Recife e com pouso no terminal da capital paulista às 6h03. A primeira decolagem foi do voo Azul 4006, às 6h09, com destino a Belo Horizonte. Na primeira meia-hora de operação, foram 12 voos com 100% de pontualidade.
Atualmente, a companhia opera o aeroporto de Uberlândia e mais seis aeródromos no Nordeste do Brasil – Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE). A Aena deve assumir também a gestão do aeroporto de Uberaba, a partir do dia 13 de novembro.
DE FORA
O Plano de Recuperação Fiscal do governo Zema prevê a privatização da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (Codemig), mas não deve incluir, por enquanto, a Cemig. Revelação foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas, deputado Tadeu Leite, o Tadeuzinho (MDB), em entrevista ao jornal “O Tempo”, de BH.
Apesar de estar prevista no plano, a proposta de privatização da Codemig - PL 1.203/2019 - está arquivada na ALMG desde o início desta legislatura por força do regimento e, até o momento, não foi encaminhado à Casa o pedido para o desarquivamento. Sem as privatizações, dificilmente a Fazenda Nacional aprovará o Plano de Recuperação Fiscal de Minas...