ALTERNATIVA

Filando a boia

Usina garante almoço aos prefeitos que fazem encontro regional hoje na cidade

Lídia Prata
Publicado em 29/04/2016 às 09:21Atualizado em 16/12/2022 às 19:06
Compartilhar

Prefeito Paulo Piau e o secretário de Comunicação, jornalista Denis Silva, foram recebidos pelo diretor Luiz Ciabotti Neto na visita que fizeram ao JM na tarde dessa quinta-feira, mostrando os dois troféus conquistados no prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae

Vitória em dose dupla

Uberaba venceu em duas categorias no Prêmio Prefeito Empreendedor Juscelino Kubitscheck de Oliveira, realizado pelo Sebrae. Resultado foi conhecido no final da noite de quarta-feira, em Belo Horizonte, onde Piau esteve acompanhado pelos secretários municipais José Renato Gomes (Desenvolvimento Econômico) e Túlio Cury (Saúde), dentre outros assessores. A noite foi de festa em BH, pois Uberaba foi a única cidade mineira a conquistar dois troféus ao mesmo tempo, concorrendo com mais de 800 municípios e cerca de 200 projetos inscritos. Vale lembrar que em 2014 Piau já havia conquistado o mesmo prêmio, somando três agora.

Os premiados

Um dos projetos vitoriosos foi a Sala do Empreendedor, criada na Sedese para orientar pequenos e microempresários locais. O segundo prêmio foi para o projeto de desburocratização da Vigilância Sanitária, ligado à Saúde, visando agilizar os processos de fiscalização e concessão de alvará de funcionamento para estabelecimentos de saúde e similares.

Encontro de prefeitos

Cerca de 30 prefeitos estarão reunidos hoje em Uberaba. Na pauta do Encontro, a crise nas prefeituras mineiras, encerramento de mandato dos prefeitos e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Também participarão do evento dois técnicos convidados, sendo um do Tribunal de Contas do Estado e outro da Prefeitura de BH. Vice-governador Antônio Andrade encerrará o Encontro.

Filando a boia – Os prefeitos participantes do Encontro regional de Uberaba vão almoçar na Usina Vale do Tijuco, que hoje realiza seu evento anual para celebrar o início da safra. Durante o almoço também será assinado termo de parceria entre a Prefeitura e as usinas da região visando a recuperação de estradas municipais, com obras ecologicamente corretas, o que significa a construção de bolsões para contenção de água pluvial etc.

Pegando fogo - Não bastasse a crise política que deverá esvaziar o palanque de autoridades na abertura oficial da ExpoZebu, as eleições para renovação da diretoria colocam a ABCZ em pé de guerra. Nem mesmo a publicação da nota de esclarecimento com a prestação de contas e resultados financeiros de 2015 amenizou o clima entre as duas chapas que disputam a sucessão de Cao Paranhos.

Sem pressa

Tribunal de Justiça de Minas Gerais reverteu a decisão que obrigava a Prefeitura de Uberaba a reassumir a gestão das UPAs em seis meses. Decisão nos embargos declaratórios com efeitos infringentes foi conhecida no início da noite de ontem e revogou a tutela antecipada concedida no julgamento em primeira instância. Com isso, a ação civil pública volta a tramitar normalmente, até que haja sentença de mérito transitada em julgado, o que deve demorar um bom tempo considerando a morosidade do Judiciário brasileiro e o excesso de recursos assegurados por lei. O procurador-geral do município, Paulo Salge, recebeu com naturalidade o desfecho do julgamento no TJMG.

Sofrimento sem fim

“Fiz de tudo para não demitir pessoas. Mas chegou num ponto que não tem mais jeito. A crise econômica está muito aguda e afetando diretamente a arrecadação do Município”, revelou o prefeito Paulo Piau na visita ao JM à tarde passada. Os nomes dos servidores comissionados que serão cortados devem ser publicados hoje no Porta-Voz.

Pauta lotada

Reunião dos ruralistas com o vice Michel Temer esta semana tratou especificamente da pauta de prioridades para o setor. Dentre as demandas apresentadas constou o anúncio rápido do plano safra para vigorar a partir de julho, o que significa que o setor rural vai ignorar por completo o plano que será lançado semana que vem pela ministra Kátia Abreu. Boicote oficial da CNA ao governo do PT já está explícito. Os ruralistas apresentaram ainda outras demandas a Temer, como a extinção da Conab, por ser mero cabide de empregos. Querem que o Governo se comprometa a colocar o Exército em ação para conter invasões de terra e bloqueios de estradas, com efetivo cumprimento da lei que assegura o direito à propriedade.

Em vitrine

Embora sejam relativas as chances do PSD ter dois ministros num eventual governo Temer, é certo que o nome do deputado federal Marcos Montes tem sido apontado como provável Ministro da Agricultura. Essa semana, o Canal Rural voltou a falar sobre o assunto. Marcos Montes nega que tenha recebido convite.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por