ALTERNATIVA

Filiação de Elisa no PSD tira chance de Ismar ser o vice

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 15/03/2024 às 19:02Atualizado em 17/03/2024 às 06:56
Compartilhar

MUITAS EMOÇÕES
Sexta-feira frenética na política em Uberaba, com anúncios de filiações, trocas de comando de partidos, muito bochicho e especulações em série sobre prováveis candidaturas e gente prestes a jogar a toalha. Emoção não faltou!

AGORA É 55!
A filiação da prefeita Elisa Araújo no PSD não surpreendeu quem acompanha a política em Uberaba. Há tempos era visível a aproximação entre a prefeita e o grupo liderado pelo ex-ministro Marcos Montes. Não deu outra. E como antecipou o colega Wellington Cardoso, a viagem “misteriosa” da prefeita a São Paulo esta semana foi justamente para assinar a ficha de filiação, com as bênçãos do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. Elisa agora é 55!

(Foto/Reprodução)

GRUPO

Elisa não é dada a decisões de afogadilho e certamente refletiu muito antes de deixar o Solidariedade, partido que a acolheu quando as portas do Novo se fecharam para sua candidatura a prefeita. Ao desembarcar no PSD, Elisa vai sentir a diferença, sobretudo pelo estilo de fazer política, assim como pela coesão do grupo e forte influência de Marcos Montes. Uma coisa é certa: no PSD a prefeita terá mais companheiros do que teve no SDD. Pode ser bom, como pode ser complicado também, em especial na hora de dizer “não”.

NOVA COMPOSIÇÃO
Elisa “chegou chegado” no PSD. Além da filiação pessoal, ele emplacou nomes da sua confiança na nova composição partidária. Ismar Marão permanece na presidência, mas o vice-presidente passa a ser Caio Presotto (atual chefe de gabinete da prefeita) e o secretário da Fazenda, Roberto Tosto, é o primeiro tesoureiro do partido. Tem mais: o secretário Celso Neto assume a coordenação do PSD Jovem.

TRÂNSITO
No PSD, é certo que Elisa passa a ter interlocutores com maior trânsito em Brasília, já que não temos deputados federais para interceder a favor de Uberaba. O partido está na base do governo Lula, tal e qual o SDD, mas com muito mais influência e “peso”. Tem a 5ª maior bancada na Câmara Federal, com 43 parlamentares. Sem contar o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e o senador licenciado Carlos Fávaro, atual ministro do Agro. O PSD tem outros expoentes da política nacional em seus quadros, como os senadores Mara Gabrilli e Omar Aziz, por exemplo.

MAIS TEMPO
Embora o Tribunal Superior Eleitoral não tenha realizado o cálculo e a distribuição dos tempos para a propaganda eleitoral gratuita, é certo que o partido de Kassab deverá ter um dos cinco maiores tempos, praticamente o mesmo tempo que o MDB de Tony Carlos terá. Se fizer o PSD se coligar com o União Brasil, o tempo deve aumentar bastante.

PERDAS & GANHOS
Se o PSD ganhou a filiação da prefeita Elisa e sai fortalecido para a disputa eleitoral, por outro o presidente do partido em Uberaba, vereador Ismar Marão, dificilmente será escolhido vice na chapa...

ENCOLHIDO
A sexta-feira também marcou outra baixa nas fileiras do Solidariedade, com a saída do vereador Túlio Micheli. Depois de muito suspense, Túlio anunciou sua volta ao ninho tucano, em vídeo postado nas redes sociais nas primeiras horas do dia.

(Foto/Reprodução)

TUCANANDO

O dia foi de filiação do vereador Marcos Jammal no PSDB (foto acima, ao lado do presidente Tiago Tiveron, e dos tucanos Luiz Cláudio Campos, Márcia Moreno e Thiago Mariscal e do ex-prefeito Paulo Piau). Já estava sacramentada essa decisão há tempos, só aguardando a janela partidária para ser oficializada.  Agora os tucanos terão uma chapa com dois vereadores buscando a reeleição e um ex-vereador, todos considerados puxadores de voto.

NA BRONCA
Vereadora Denise Max, pioneira na defesa dos animais aqui na terrinha, está na bronca com a superintendente de Bem-Estar animal, que se posicionou contra a colocação de alimentos e água para os cachorros errantes nos terminais rodoviários.  Segundo a vereadora, não há registro de mordidas desses animais às pessoas, nem há um lugar específico em que eles possam ser recolhidos e bem tratados pelo Poder Público. Dependem da população para sobreviver.

VIVA!!!!
Publicado na edição do jornal oficial Porta Voz, nesta quinta-feira, o edital de licitação para compra de computadores novos para a Secretaria municipal de Saúde. Aleluia! O valor estimado da compra é de meros R$ 30mil e a sessão de disputa de preços está marcada para o dia 8 de abril. Quem sabe agora, com os novos equipamentos, Uberaba consiga finalmente avançar no ranking do Previne-Brasil? Essa foi a pergunta que a vereadora Rochelle Bazaga postou nas suas redes sociais após tomar conhecimento da publicação do edital.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por