ALTERNATIVA

Fim do desgoverno: Uberaba tem novas regras sanitárias contra o covid-19

Lídia Prata
Publicado em 14/08/2020 às 23:48Atualizado em 18/12/2022 às 08:45
Compartilhar

ENFIM O DECRETO! 

Depois de uma semana de desgoverno, Uberaba finalmente tem um novo decreto regulamentando as regras sanitárias locais, complementares ao programa Minas Consciente. Felizmente, as nossas súplicas ao restabelecimento do bom senso foram ouvidas e o prefeito Paulo Piau retomou as rédeas do trabalho vitorioso que vinha sendo realizado pelo Município. Confesso o meu alívio! Aliás, esse sentimento deve ser o mesmo de todos os uberabenses nesse momento.  

ATITUDE RESPONSÁVEL

Em nota distribuída à imprensa, o prefeito ressaltou que “desde o início da pandemia, Uberaba tomou a frente nas decisões e fez o seu dever de casa. A Prefeitura tomou as medidas na hora certa e a maioria da população cumpriu seu papel. Sabemos, pelos dados epidemiológicos municipais, que não precisamos da tutela do Estado, mas, infelizmente, por uma determinação judicial, tivemos que optar entre o Minas Consciente e a Deliberação 17 – que seria um retrocesso total. Para evitarmos perder tudo o que foi feito, decidimos atuar onde o programa é omisso. Ou seja, nos cuidados básicos com o povo. Por isso, nosso foco serão as regras sanitárias”. 

Na verdade, desde o princípio era essa atitude que se esperava do prefeito Paulo Piau, uma atitude de coragem e responsabilidade, tal e qual todas as outras por ele adotadas desde o início do trabalho de enfrentamento ao coronavírus em Uberaba. Demorou? Demorou. As medidas protetivas já poderiam ter sido decretadas na segunda-feira, assim que o município foi obrigado a aderir ao Minas Consciente. Mas as medidas vieram. Isso é o que importa! 

EM ESTUDO

Segundo o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, a demora na edição deste novo decreto foi motivada pela necessidade de aprofundarem os estudos sobre o Minas Consciente, para saberem como seria daqui pra frente a posição do município face à as medidas editadas pelo Estado. “Depois da adesão, era momento de nós nos recolhermos, porque nós já estávamos muito à frente. A partir do momento em que o comando do enfrentamento à pandemia deixou de ser nossa responsabilidade, e passou a ser do Estado, nós tínhamos de adotar um planejamento diferente, focado nas medidas de biossegurança e distanciamento, que são fundamentais. Agora as coisas estão mais claras e nós estamos retomando as medidas, até mesmo em razão da fragilidade do programa Minas Consciente” - explicou Iraci. 

FUTURO INCERTO

Pedido de impeachment do prefeito Paulo Piau protocolado esta semana pelo agropecuarista Vicentinho Araújo dificilmente terá sucesso na Câmara Municipal. Caberá exclusivamente ao presidente Ismar Marão a decisão sobre aceitar ou não o pedido, depois do parecer jurídico da Procuradoria do Legislativo. Não há mais necessidade de leitura do pedido em plenário, como nas vezes anteriores que também foi pedido o impedimento do prefeito. “Nem serei irresponsável de ler em plenário um pedido que contém peças de um inquérito que corre em segredo de justiça, cujo vazamento foi criminoso” – disse o presidente da Câmara, referindo-se às fotocópias do inquérito instaurado na Polícia Federal para apurar supostas irregularidades praticadas por secretários municipais nos contratos de prestação de serviços de limpeza urbana. 

QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE 

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota nesta sexta-feira, Ismar Marão explicou que deve adotar o mesmo procedimento, caso o parecer seja pela improcedência do pedido. No Legislativo, o assunto será encerrado com o arquivamento do processo, e simultaneamente a denúncia de Vicentinho Araújo será encaminhada ao Ministério Público e à Polícia Federal. 

PAPO VAI, PAPO VEM

Ainda de acordo com o presidente Ismar Marão, que é um dos principais artífices da pré-candidatura do tio Heli Grilo, as conversas com o MDB continuam rolando. Porém, com ou sem o apoio do partido do prefeito Paulo Piau, a pré-candidatura de Heli é irreversível. “Não tem ameaça ou intenção de Heli jogar a toalha. O caminho que ele escolheu não tem volta” – garante Ismar. 

BOLA FORA

Intenção da empresária Kênia Borges de levar seu nome à convenção do PSD com intenção de disputar a eleição para prefeito de Uberaba não terá sucesso algum. De acordo com Ismar Marão, não há a menor possibilidade de o partido lançar nome próprio, muito menos o de Kênia.

TODOS JUNTOS

Não passa de especulação a citação do nome de Rodrigo Mateus como possível companheiro de chapa de Heli Grilo. O próprio Rodrigo descarta completamente essa possibilidade e assegura que nunca houve qualquer tratativa nesse sentido. 

É uma pena. Seria um bom jogador, em qualquer posição do time para a qual fosse escalado. 

PLANEJAMENTO DE VERDADE

Se depender do pré-candidato a prefeito do PDT, a Secretaria municipal de Planejamento terá outro perfil no seu mandato, caso eleito. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota, Roberto Velludo defendeu nesta sexta-feira que a Seplan pare de se ocupar com emissão de alvarás e análise de projetos alheios e passe a atuar verdadeiramente no planejamento da cidade. Ele entende que a função da pasta é pensar a cidade para o futuro, e não ficar fazendo projetos de obras a toque de caixa. 

VICE NÃO!

Enquanto aguarda decisão do Judiciário sobre os rumos do PDT em Uberaba, Roberto Velludo diz estar trabalhando muito para viabilizar sua pré-candidatura a prefeito. Além do problema interno provocado pela filiação controvertida de Lerim, que também quer ser pré-candidato do partido a prefeito, Roberto terá que acatar as regras firmadas entre o PDT e o PSDB. Segundo esse pacto partidário, quem estiver melhor situado nas pesquisas será o cabeça de chapa, seja ele ou a Pastora Regiane.

Questionado se está preparado para ser derrotado pela pré-candidata tucana e eventualmente ser seu vice, Roberto não pestanejou: “Estou preparado para apoiá-la, se ela tiver mais chances de vencer a eleição do que eu. Mas eu sou pré-candidato a prefeito. Estou trabalhando para isso”. 

“PURA BALELA”

“Esse papo de prioridade para a segurança pública é pura balela. Segurança é função do Estado. O município pouco pode fazer nessa área” – disparou o pré-candidato do PDT, mirando seu adversário Heli Grilo, do PSL. 

REBOLA REBOLA

Roberto Velludo acredita que 2021 será um ano de vacas esqueléticas para a economia local. Por isso, prevê queda vertiginosa na arrecadação do município, o que irá restringir também o duodécimo da Câmara Municipal. “Os vereadores vão ter de rebolar, trabalhar com menos assessores e menos despesas”, ressaltou, dizendo que esse tem sido seu discurso para os pré-candidatos a vereadores pelo PDT. 

Na verdade, é inadmissível que cada vereador tenha 16 assessores parlamentares. Pior: a partir da próxima legislatura, serão 21 vereadores, e não mais 14. Onde vai caber tanta gente para trabalhar, se nos últimos quatro anos não se viu gabinete algum de vereador com todos os assessores trabalhando simultaneamente? Pois é.   

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por