ALTERNATIVA

Fiscalização dos ônibus em Uberaba poderia não ter atrapalhado os usuários

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 21/06/2023 às 21:46Atualizado em 22/06/2023 às 20:37
Compartilhar

FOI MAL
A interdição dos 11 ônibus do transporte coletivo urbano poderia ter causado menor transtorno para a população, se o Ministério Público tivesse ouvido as razões das concessionárias do serviço e assinado um prazo para adequações. O usuário teria sido menos prejudicado do que foi com a interdição dos veículos e sua consequente retirada de circulação. Quem acabou “pagando o pato” foi justamente aquele que o MP deve proteger: o consumidor. Lamentável!

FOI MUITO MAL
Embora a ação do Ministério Público tenha contado com o apoio do Procon municipal, o governo municipal não se deu conta da gravidade do caso, pelo visto. Segundo o presidente do Procon, Anderson Romero, ele foi acionado pelo Ministério Público para dar o apoio a uma ação, mas até então não se sabia o objeto. No entanto, o desenrolar das ações foi devidamente comunicado, passo a passo, ao Gabinete da prefeita Elisa e ao secretário de Defesa Social, Trânsito e Transporte, Cel. Alexandre Marcelo. Faltou a ação preventiva do caos instalado no transporte público na manhã desta quarta-feira. Ainda que a interdição dos ônibus não tenha sido oficialmente notificada ao governo municipal até a manhã desta quarta-feira, ela já era de conhecimento das autoridades desde a véspera.

MAIS UMA
Uma idosa de 74 anos entrou para as estatísticas da violência no trânsito ao perder a vida na avenida da Saudade, na manhã desta quarta-feira. Ela tentava atravessar a via, usando a faixa de pedestres, quando foi violentamente colhida por um veículo e arrastada por cerca de 30 metros. Naquele local, há muito a população pede uma passagem elevada de pedestres. Agora certamente ela será construída...

PARQUE JACARANDÁ
Mas, vamos falar de coisas boas. A Secretaria de Meio Ambiente está com o projeto pronto para a revitalização do Bosque Jacarandá. Mas a execução das obras ainda depende dos recursos. Segundo o secretário Edno da Silveira, esse projeto já conta com cerca de R$ 600 mil na conta do Fundo Municipal de Meio Ambiente, e o restante deverá vir do pacote de financiamentos que a Prefeitura aguarda autorização legislativa para contratar. Além de repaginação completa no interior do Bosque, com retirada de jaulas e outros itens que caíram em desuso, o secretário Edmo conta que o projeto prevê a derrubada do muro que cerca do local, para conferir ao espaço um aspecto de parque para o lazer das pessoas.

CEREJA DO BOLO
Mas, sucesso de verdade está fazendo o projeto do Parque Tancredo Neves, apresentado aos moradores do bairro naquela que talvez tenha sido a mais prestigiada audiência pública provocada pelo governo Elisa até agora. O projeto prevê a criação de um pomar com árvores frutíferas de diversas espécies, trilhas com pisos intertravados, construção de quadras poliesportivas e de areia, academia ao ar livre, playground, parque para pets, área aberta para eventos, sanitários, estacionamento, guarita e uma praça.

NOVO CHIP
A chipagem de cavalos e gado está na pauta da Secretaria do Meio Ambiente. Medida tornará possível cadastrar o proprietário quando for retirar esses animais em eventual apreensão, bem como identificar a origem do animal.

FILHO DO CORAÇÃO
Pai da prefeita Elisa Araújo, o industrial Domingos Sávio Araújo receberá o título de cidadão uberabense, em cerimônia programada para o dia 29 deste mês, às 19h30min, no auditório esmeralda da UFTM.

Na mesma solenidade também vão receber o título de cidadania o delegado Cyro Outeiro, o secretário Alexandre Marcelo (SDS) e a querida Thaísa Salomão, dentre outros.

POSSE OFICIAL
Empresária atuante no setor de panificação, Vanderluce Marinho assume oficialmente a presidência da BPW Brasil em Uberaba às 19h desta quinta-feira, no Teatro Sesiminas. Conhecida por Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais, a BPW congrega empreendedoras de diversos segmentos e profissionais liberais. Em Minas, a entidade será a primeira da BPW, que está sendo agora resgatada pelas mãos de Vanderluce. A cerimônia das velas será um dos pontos altos da cerimônia, que contará com a presença da presidente nacional da BPW.

AINDA NÃO
Contrariando a expectativa do secretário Aguinaldo Silva, o resumo do edital de licitação da conclusão das obras de reforma do Mercado Municipal não foi publicado na edição do jornal Porta Voz desta quarta-feira.

APERTANDO O CERCO
Vereadora Rochelle Bazaga está “na cola” da Secretaria de Desenvolvimento Social para concluir o programa Tá na Mesa no início de julho, conforme prometido pela secretária Giscele Gomes em entrevista à Rádio JM esta semana. Rochelle lembra que o compromisso assumido pela pasta durante audiência pública realizada em novembro era concluir o trabalho em poucas semanas, mas até agora, sete meses depois, ainda não está pronto. Lembrando que a fome não pode esperar, a vereadora cobra mais empenho na conclusão do programa voltado para a segurança alimentar em Uberaba, frisando que hoje há cerca de 15 mil famílias em situação de vulnerabilidade, contra 11 mil identificadas no último levantamento do CAD Único na cidade.

TINTIM POR TINTIM
Parecer do relator Marcos Jammal sobre o pedido de autorização legislativa para contratação de empréstimo de R$ 350 milhões só será entregue na terça-feira, último dia do prazo para sua apresentação. Jammal está debruçado sobre o projeto e espera receber as informações pedidas ao governo municipal, para concluir seu trabalho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por