Top dos Tops
Infelizmente a festa de entrega dos prêmios Top of Mind 2015 coincidiu com viagem previamente agendada por nós e nos impediu de receber pessoalmente os troféus. Mesmo ausentes de Uberaba, todos nós vibramos muito com a conquista dos Tops pelo Jornal da Manhã, o seu 11º troféu, pela revista JM Magazine (terceira vez consecutiva) e pela Rádio JM, a caçulinha do Grupo JM de Comunicação e nosso maior desafio em todos os sentidos. Afinal, a Rádio JM não toca sertanejo, nem pop, nem rock. Sua programação é 100% informativa. Daí a nossa imensa alegria com essa conquista. Foi também sensacional saber que o Jornal da Manhã conquistou ainda o maior prêmio da noite, o “Top dos Tops”, como a marca mais lembrada pelos uberabenses dentre todas as pesquisadas. Top dos Tops teve um significado muito especial, porque essa foi a terceira vez que o JM trouxe para casa a premiação máxima da festa. Esses quatro prêmios mostram que nosso trabalho está no caminho certo e que os uberabenses reconhecem o compromisso do jornalismo das empresas do Grupo JM de Comunicação com a qualidade da informação e a responsabilidade que norteia cada palavra que escrevemos aqui e na JM Magazine ou falamos ao microfone da Rádio JM.
Mas que sujeira!!!
Se a blitz do setor de Posturas da Prefeitura espantou os ambulantes que faziam ponto no Calçadão, o serviço de limpeza pública continua deixando a desejar naquele local. Os sacos de lixo continuam amontoados o dia todo na calçada, encostados em postes. E olhe que há lei proibindo o “abandono” de lixo pelos cidadãos antes do horário da coleta pelo caminhão de lixo... Mas, como ninguém é fiscalizado, nem multado, os “folgados” vão descumprindo a lei descaradamente.
Língua solta
Está na cara que os ambulantes tomaram conhecimento previamente do dia e hora da operação que o setor de Posturas ia desenvolver no Calçadão. Não é crível que justo naquele dia apenas dois senegaleses estivessem ali de gaiato para vender bugigangas. Vale uma sindicância para investigar quem deu com a língua nos dentes no setor de Posturas e avisou aos demais camelôs. Que motivos teve esse tagarela?
Sem piedade – Ninguém está aqui querendo crucificar os pobres coitados que vendem goiabas ou temperos no Calçadão. Mas há normas a serem cumpridas por todos aqueles que comercializam produtos, sejam de que natureza for. E têm de ser cumpridas. Há inclusive local específico para buscarem informações e regularizarem a atividade. Afinal, se o comerciante que abre uma porta é fiscalizado com rigor por Receita Federal, estadual, Previdência etc, por que o ambulante pode vender churrasquinho, frutas e quinquilharias sem ser incomodado por Posturas, Vigilância Sanitária, Polícia, Receita??? A lei tem de valer para todos.
Barulheira – Ainda sobre o Calçadã é preciso acabar também com aquela barulheira que as lojas aprontam com os seus serviços de som. Idem as promotoras de cartões de telefone. Por que não fazer cumprir a lei?
Agora vai?
O secretário Marcondes Nunes entrou em contato com o presidente da CDL para tratar dos trâmites da revitalização do Calçadão. O secretário revelou que estava em tratativa com a Proger para traçar as metas e as obrigações, tanto da PMU quanto dos comerciantes, para a total revitalização, sem risco jurídico. Segundo Marcondes, a nova lei dos ambulantes também promete colocar ordem no comércio clandestino, prevendo o cadastramento de todos os ambulantes e regulamentando regras e locais específicos de atuação. Será o fim da baderna no centro da cidade. Oremos!
Tem mais
Por falar em baderna, o terminal rodoviário Jurandir Cordeiro está um horror! Do piso aos banheiros, impera a negligência extrema com a limpeza. Sem falar sobre a enorme quantidade de cachorros zanzando entre os passageiros. A pracinha da Rodoviária virou residência para moradores de rua, que também a usam como banheiro. Uma fedentina insuportável. Será o Benedito que a Prefeitura não fiscaliza aquele local?
Investimento
Prefeito Paulo Piau voltou renovado da viagem ao exterior. Na reunião com o secretariado na manhã desta segunda-feira, ele ressaltou que a confirmação do investimento de empresa polonesa, no valor de US$400 milhões, será um grande feito para a economia local. Consta que a área no DI 3 já estaria reservada e o protocolo de intenções, sendo redigido. Será um dos maiores investimentos da história da cidade. O nome da empresa é mantido a sete chaves por causa da concorrência. Mas Uberaba foi a única cidade que pleiteou o investimento diretamente à empresa, na sua sede na Polônia. Tudo à moda “mineira”.
Chacota
Francamente! Essa história de homenagem à Armênia pela Câmara de Vereadores de Uberaba só pode ser piada... Não basta a tentativa de instituir o Dia de Israel entre os feriados municipais?
Mundial
Uberaba deve anunciar oficialmente hoje que vai mesmo sediar o Gran Prix de Futsal. A cidade conseguiu recursos da Lei de Incentivo ao Esporte. Serão oito seleções aqui, inclusive a brasileira, com Falcão e cia. Se o Handebol foi aquele sucesso, imagine o Futsal. O mais bacana é que será uma vitrine importante, já que todos os jogos serão transmitidos pela Sport TV, ao vivo. Será hora de fazer bonito.