ALTERNATIVA

Força das redes sociais contra o aumento da tarifa

As manifestações de protesto contra o aumento (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 20/06/2013 às 09:39Atualizado em 19/12/2022 às 12:23
Compartilhar

Força das redes sociais

As manifestações de protesto contra o aumento da tarifa de ônibus no país mostram a força das redes sociais. Os manifestantes se organizaram pelo “Facebook”, principalmente. Em Uberaba, manifestação semelhante está sendo articulada para amanhã à tarde, na praça Rui Barbosa. Espera-se que seja uma manifestação pacífica, porque o verdadeiro espírito do protesto não é quebra-quebra, nem vandalismo. É mostrar indignação, mas com respeito aos prédios públicos e à propriedade alheia. Quem quer ser respeitado também tem de respeitar o próximo.

Facebook em Uberaba

Pesquisa realizada pelo instituto Ápice revela que 29,75% dos uberabenses têm um perfil no Facebook. É um percentual bastante expressivo, como bem analisa o coordenador da pesquisa, Luiz Cláudio Campos: “Segundo o IBGE, a população de Uberaba totalizou 302.623 habitantes, em 2012. Considerando 29,75% de 302.623, equivale a 90.030 uberabenses com perfil no Face”.

Movimento em rede

O movimento de protesto contra o preço da tarifa do transporte coletivo em Uberaba, em sua página no Facebook, mostra que até o fechamento da coluna já havia convidado 95 mil pessoas. “Por estes números o Movimento convidou praticamente a totalidade dos usuários de Facebook em Uberaba”, conclui Luiz Cláudio Campos. A pesquisa Ápice ouviu 400 pessoas, considerando a margem de erro de cinco pontos para mais ou para menos.

Face o quê? – Ainda segundo a pesquisa Ápice, 1,5% dos uberabenses nunca ouviram falar em Facebook. É um universo de pouco mais de 4.500 pessoas, apenas.

 

De tudo – A propósito, um casal brasileiro batizou recentemente o filho com o nome de “Facebukson”. Francamente. Esses absurdos deveriam ser proibidos. Onde já se viu chamar uma criança por esse nome?

 

Apoio da OAB

OAB/Uberaba apoia o movimento popular de protesto que chega amanhã à cidade. Presidente Vicente Flávio Macedo Ribeiro pondera, no entanto, que o apoio é ao fundamento da manifestação e espera que as reivindicações sejam externadas de “forma ordeira e pacífica, sem destruição de bens públicos e prejuízo à integridade da sociedade”. Vicente Flávio avalia que “já faz algum tempo que não se veem manifestações dessa natureza, no Brasil. Esse movimento nasceu da reação em torno de um pequeno fato pontual, numa época de visibilidade internacional atraída pela Copa das Confederações e, rapidamente, se espalhou para despertar o adormecido sentimento popular de protesto, agora embalado por motivos variados em cada ponto do país. É um sinal forte de descontentamento dos rumos que o Brasil está seguindo”.

Evento adiado

Por conta das manifestações populares nas principais capitais brasileiras, incluindo Belo Horizonte, o governador Anastasia cancelou sua vinda a Sacramento nesta sexta-feira. Com isso, a inauguração da sede do Tribunal Regional Eleitoral na vizinha cidade foi adiada sine die.

Rede elétrica

Cemig começa hoje a construir uma caixa subterrânea na rua Artur Machado, ao lado da sua subestação, para instalar uma pioneira chave interruptora tripolar, tecnologia de última geração. Esse equipamento vai permitir a operação a distância e reduzir a duração das interrupções acidentais no fornecimento de energia elétrica aos consumidores. Enquanto durarem as obras, o trânsito na rua Artur Machado, no quarteirão entre as ruas Antônio Sebastião Costa e Padre Zeferino, será interditado. Nessa etapa serão investidos R$400 mil, entre a aquisição de equipamentos e obras civis e de automação.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por