(Foto/Divulgação)
Começa nesta quarta-feira o 1º Fórum Regional de Líderes, promovido pela ACIU em parceria com Sebrae e Prefeitura de Uberaba. Com o tema “Inovar para crescer”, o Fórum vai trazer à cidade prefeitos e líderes setoriais de diversos municípios vizinhos. De BH virá o presidente do Sebrae/MG, Marcelo de Souza e Silva, que será agraciado com merecido título de cidadania uberabense. Ainda na abertura do Fórum de Líderes, a palestra do professor Gil Giardelli vai mexer com nossos conceitos sobre inovação e transformação digital. Gil vai trazer um de seus mascotes, um robozinho, que é uma sensação. Prepare-se para o extraordinário!
O QUE SERÁ?
Na quinta-feira, o 1º Fórum Regional de Líderes vai começar às 8h30, com o painel sobre desenvolvimento regional. Prefeita Elisa comandará esse painel, que contará com a participação do presidente do Sebrae Minas e do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Daniel Medrado. Como inovar em tempos de crise aguda, como a que estamos? Pois é. Depois desse painel vamos falar sobre energia. A cada dia estamos mais dependentes da eletricidade, até para mover carros e equipamentos agrícolas. E como aproveitar as novas fontes de energia para projetos de desenvolvimento? É isso o que Marcos Montes, VP da Cemig, Mário Campos, presidente da Siamig, e o presidente da H2Brasil, o português Pedro Cançorino vão discutir no segundo painel da manhã. A mediação desse painel será feira pelo secretário Celso Neto. Na sequência teremos a palestra do colombiano Santiago Uribe, falando sobre a transformação surpreendente de Medelín.
FUTURO É AGORA
Depois da pausa para o almoço, o 1º Fórum Regional de Líderes vai falar sobre liderança humanizada em tempos de gangorra emocional generalizada no mundo. Vamos falar sobre TV 3.0 e como lidar com as inovações que ela vai trazer. Vamos ouvir Gilvan Bueno, comentarista de Economia no canal CNN, falando sobre inovação versus tarifaço e, finalmente, o Fórum Regional de Líderes receberá Junior Bornelli, a maior autoridade brasileira em inovação. Fórum Regional de Líderes certamente será um evento para levar o público a refletir sobre o presente e o futuro, e como todos nós precisamos nos preparar para os desafios que nos bombardeiam a todo instante.
RECONHECIMENTO FACIAL
Desde segunda-feira, dia 1º, o ponto biométrico passou a ser obrigatório na Câmara Municipal também para os assessores parlamentares. A ideia inicial era implantar o reconhecimento facial, mas para isso seria necessário realizar licitação para compra de equipamentos. Por isso, o presidente Ismar Marão optou por usar o equipamento já existente na Câmara, que é a biometria, e deixar para 2026 o reconhecimento facial para comprovação de presença.
CADA UM NA SUA
Esta semana, durante participação do presidente Ismar Marão na reunião da diretoria da ACIU, ele contou que aderiu ao ponto biométrico a partir de recomendação do Ministério Público, onde tramitavam nada menos do que oito inquéritos para apurar irregularidades na frequência de assessores parlamentares. Agora não tem mais conversa. Assessor que faltar só poderá receber o salário se o vereador abonar a falta. Responsabilidade passou a ser do contratante e não mais do presidente da Câmara.
MEGA INVESTIMENTO
Quem passa pela avenida Interbairros se pergunta que mega estrutura é aquela que está sendo erguida ao lado do viaduto do Cyrela. Pois bem. Trata-se do novo atacarejo da rede de supermercados Villefort em Uberaba. Obra segue um ritmo acelerado, e a inauguração está prevista para 16 de dezembro, como presente de Natal aos uberabenses, em especial do bairro Boa Vista. O supermercado Villefort pertence ao empresário Virgílio Villefort, que é um dos fundadores e sócios da rede, e também o atual presidente da Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (ABAAS). A história da empresa começou em 1988, em Minas Gerais, e hoje o Villefort Atacado e Varejo conta com mais de 30 lojas em todo o Estado.
VAI COMEÇAR
Licitação para transformação do Bosque Jacarandá em Parque municipal deve ser publicada nas próximas semanas. Foi o que garantiu o secretário de Meio Ambiente, Edno Silveira, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira. Segundo ele, a ideia é inaugurar o novo espaço ainda em 2026.
MAIS ADIANTE
Já a obra de revitalização da Mata do Ipê só deverá sair do papel em 2027. O maior entrave são as trilhas, que serão refeitas com piso intertravado.
VIVA!
Além de eficiente, o inovador Licenciamento Ambiental Digital (LAD) ganhou mais um prêmio, desta vez em nível nacional. Dentre mais de 100 projetos selecionados para o Prêmio Sebrae Cidades Tecnológicas, Uberaba recebeu o prêmio na categoria inovação na gestão pública graças ao LAD. De acordo com Edno, Uberaba já conseguiu baixar para 19 dias o prazo para o licenciamento ambiental, dependendo do caso. Toda a documentação hoje é encaminhada via internet para a Prefeitura e a equipe multidisciplinar analisa e emite o licenciamento rapidamente. É um sucesso.
VIVA! VIVA!
O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, também vibrou com a premiação conquistada por Uberaba graças ao licenciamento ambiental digital. Segundo ele, "é muito bom ver que esse trabalho continua sendo reconhecido. De fato, foi um divisor de águas para Uberaba. Mais importante do que qualquer prêmio foi o resultado prático: facilitar a vida de quem acredita na cidade e quer investir aqui." Ele lembrou que o licenciamento foi uma iniciativa do ex-prefeito Paulo Piau, entregue à Codiub para desenvolver o programa. "Uberaba se tornou a única cidade do interior de Minas a conquistar a autorização para emitir licenciamento ambiental da classe 0 até a 6 – o nível mais exigente. Isso deu velocidade e segurança para a implantação de novos empreendimentos" - frisou. Na época, o caso que ficou mais conhecido foi o da Cervejaria Petrópolis, cujo licenciamento foi liberado em apenas 30 dias. "Essa conquista só foi possível graças ao esforço de um time incrível: a Codiub, sob o comando do jornalista Dênis Silva; a liderança da Batista no projeto de desburocratização; e o trabalho técnico de Marco Túlio Prata na Semam", finalizou José Renato.
ADEUS MIGÃO
Sabe aquele caminhão pipa que aguava canteiros e jardins públicos em Uberaba, o Migão (ou Mijão, como era carinhosamente chamado)? Pois bem. Ele foi aposentado. De acordo com Edno, a Semam está pedindo a contratação de caminhões pipa, via locação, para cumprir essa tarefa. Mas ainda não há data para solução dessa pendência. Por isso, durante esse período de estiagem, o secretário apela à ajuda da população para ajudar a aguar (com balde) as plantas das áreas públicas, para evitar que morram. Aliás, muitas já morreram, infelizmente. Nos pergolados, por exemplo, poucas trepadeiras estão resistindo à falta de cuidados. Idem idem na avenida Cristo Rei, recém-revitalizada.
CASTRAÇÃO
Cerca de 80% dos 1.100 procedimentos de castração de animais foram feitos em gatos, nesse último mutirão realizado pela Semam. Segundo Edno, não houve uma intercorrência sequer, embora o Hospital Veterinário tenha ficado de prontidão para qualquer eventualidade. Durante a entrevista, Edno ressaltou a importância do trabalho feito pelas protetoras independentes, que acolheram os bichanos, cuidaram do preparo antes da cirurgia no pós-operatório também. Sem elas esse controle populacional de felinos seria quase impossível, reconheceu o secretário.
REVIVENDO
Em processo de adoção pelo Sicredi, a Praça da Abadia vai ter de volta sua fonte luminosa revitalizada. E, claro, a água da fonte terá a cor da cooperativa: verde.