“Dinheiro não pode ficar estacionado, muito menos pra saúde”. Desabafo foi feito pelo deputado federal Franco Cartafina aos microfones da Rádio JM, nesta quinta-feira. Ele se referiu a recursos da ordem de R$ 250 mil por ele destinados ao Hospital da Criança no ano passado. Por lei, os recursos têm de ser destinados ao Município (leia-se Prefeitura) para que essa faça o repasse ao destinatário final. No entanto, segundo o deputado, o dinheiro ficou cerca de 7 meses na conta da Prefeitura até ser finalmente entregue ao Hospital da Criança. “Isso é um absurdo” - reclamou o parlamentar, acrescentando que tentou vários contatos por telefone e whatsapp com o secretário de Saúde para saber o que estava impedindo o repasse dos recursos. Mas não foi sequer atendido pelo secretário.
DEMANDA ZERO
Fazendo coro com o colega Aelton Freitas, o deputado Franco destacou que não recebeu qualquer pedido ou projeto por parte da secretaria de Saúde para viabilização de recursos federais. “Não recebi nenhuma demanda da Saúde até hoje” - reclamou Franco, ressaltando que as verbas destinadas por ele ao setor atenderam a pedidos feitos exclusivamente por vereadores, como os recursos para as UPAs, demanda apresentada pelo vereador Túlio Michele.
DINAMISMO JÁ!
“Política precisa ter dinamismo” - frisou Franco Cartafina, argumentando que outros recursos de emendas parlamentares por ele destinados a Uberaba estão demorando excessivamente para viabilizar obras. Ele citou, por exemplo, os recursos destinados à construção de 4 creches, sendo que duas delas estão em construção, mas outras duas (no Residencial Rio de Janeiro e no Anatê) aguardam licitação há 26 meses, ou seja, dois anos e dois meses.
NEGLIGÊNCIA?
As queixas do deputado federal Franco Cartafina foram além. Ele desabafou dizendo que conseguiu a liberação de R$ 1,5 milhão para a construção de 3 quadras poliesportivas em escolas de Uberaba. As licitações foram realizadas, com vitória da construtora Sanioto. Todavia, até agora não foi assinada a ordem de serviço para o início das obras. Coisas simples de serem resolvidas ficam empacadas na Prefeitura, segundo Franco. Ele citou, ainda, fatos relacionados a informações erradas inseridas no sistema da Caixa, que impediram a liberação de recursos para outras obras. Alô, prefeita! Precisa puxar as orelhas do pessoal que não está acompanhando o seu ritmo de trabalho.
VACINA, SIM OU NÃO?
Prefeitura encerra nesta sexta-feira a vacinação contra Covid em fevereiro, para retomar a imunização somente na quinta-feira que vem, dia 3 de março. No entanto, a testagem Kids vai funcionar normalmente na segunda, terça e quarta-feira, das 13 às 17h, no pátio da Igreja São Domingos. A testagem de adultos será realizada somente na unidade de saúde do bairro São Cristóvão.
REFORÇO DO QUADRO
Edição do jornal oficial do município desta quarta-feira veio recheado de convocação de aprovados no último concurso público para reforçar os quadros de pessoal das diversas secretarias. A lista abrange engenheiros civis e professores da educação básica a vigias e operadores de máquinas pesadas.
SOCORRO!!!
Professores municipais que atuam nas escolas rurais pedem socorro. Queixam-se das condições precárias das estradas, nas quais as vans estão atolando e deixando os alunos na mão. Veja o post desta professora no instagram:
DIA D
Vence hoje o prazo dado pelas forças de segurança em Minas para um acordo com o governo Zema. Se não vier uma proposta concreta, a greve deverá se acentuar. Há quem aposte que Zema pretende vencer os policiais pelo cansaço. Será?
PLANO B
Se de fato não houver acordo entre as polícias mineiras e o governo Zema, o secretário municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Glorivan Bernardes, assegura que a Prefeitura tem um plano B para garantir segurança à população. Guarda Civil já está preparada para atuar, ainda que com suas limitações. Obviamente a Guarda não se prestará a transferências de presos, nem substituição de agentes penitenciários. Mas vai cumprir seu papel de guardiã da população.
PAZ
Que Deus proteja os ucranianos, a parte mais fraca nessa guerra insana movida pelo imperialista e sanguinário presidente russo, Vladimir Putin. Paz é tudo o que o mundo quer, depois de dois anos de guerra contra o coronavírus.