Lançamento da pré-candidatura de Franco Cartafina a prefeito aconteceu nesta quarta-feira. Pelas redes sociais, o ex-deputado confirmou sua disposição de disputar as eleições municipais de outubro e rapidamente destacou seu currículo. Garantiu que conhece os caminhos dos recursos em BH e Brasília e sua experiência em desenrolar projetos. Arrematou dizendo que vai colocar “a cidade para funcionar”, porque quando ele diz que “é pra fazer, é pra fazer”.
VAI COM QUEM?
Colocando as cartas na mesa, resta saber com quem Franco irá compor dobradinha. Fala-se em Regiane Isidoro para vice, mas ela própria não confirma. Ao contrário: tem deixado claro seu desejo de disputar cadeira na Câmara de Vereadores este ano.
PLURAL
Secretário Carlos Dalberto, o Belzinho, está coordenando a construção do plano de governo da prefeita Elisa à reeleição. Na equipe estão também Eclair Gomes, sua antecessora na pasta, e a adjunta de Educação, Juliana Petek, além da adjunta de Gabinete, Ana Cláudia. Segundo Belzinho, a ideia é ouvir os diversos segmentos da comunidade, para elaborar um projeto para Uberaba, e não apenas para a campanha. Além de ouvir as diversas secretarias municipais em busca de subsídios, a equipe de Elisa vai dialogar com representantes de entidades de classe e comunitárias.
CONCURSO GIGANTE
Por falar em Belzinho, ele foi entrevistado nesta quarta-feira no Pingo do Jota e confirmou o número final de inscrições para o mega concurso público da Prefeitura: 48.225. Desse total, 5.200 inscrições são de candidatos que vão fazer provas para mais de um cargo público. As disputas mais acirradas serão para Procurador do município.
Nesta quinta-feira devem ser divulgados os locais das provas, marcadas para os dias 15 e 16 deste mês.
MULTIDÃO
Processo seletivo para contratação de pessoal para limpeza e manutenção das escolas municipais teve mais de dois mil inscritos. No entanto, o secretário de Administração não tem dúvida de que a terceirização desse serviço seria o melhor caminho a ser seguido.
PAR E PASSO
Nesse primeiro momento, a Prefeitura deve contratar pessoal para a limpeza das escolas. Mas a Secretaria de Educação está tocando, em paralelo, processo para a terceirização futura do serviço, seguindo recomendação do Ministério Público.
DINHEIRÃO
Município ainda não foi oficialmente notificado da decisão que determinou o pagamento dos direitos dos servidores que contestaram medida tomada no governo Anderson Adauto, que suspendeu o chamado “apostilamento”. Esse benefício na época estava em discussão e o então o prefeito achou por bem suspender o pagamento. Depois de longa batalha judicial, foi reconhecido o direito dos servidores ao apostilamento. No total, segundo Belzinho, são cerca de 55 servidores beneficiados pela medida. Só depois que a PMU tomar conhecimento dos termos da decisão judicial será possível levantar os valores a que cada um terá direito de receber. Certamente o pagamento não ocorrerá nesta gestão. Mas já se sabe que será um dinheirão...
CALMA, PESSOAL!
A licitação da Choperia no Mercado Municipal vai esperar um pouquinho. O secretário Belzinho explica que o governo achou prudente inaugurar a reforma para depois estudar se o ideal será licitar uma lanchonete ou uma choperia ou um restaurante no mezanino. Ele pondera que o funcionamento da choperia certamente exigiria mudança de horário de funcionamento do Mercado, estendendo até a noite. Isso precisa ser estudado com critério. Aliás, Belzinho considera que nesse primeiro momento o ideal é preparar o pessoal para um atendimento de excelência ao consumidor, o que já está sendo providenciado pela Secretaria do Agronegócio em parceria com o Sebrae.
EM PAUTA
Uberaba vai discutir a causa animal nos dias 11 e 12 no Fórum do Bem Estar Animal. Evento leva a assinatura da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Uniube e Ministério Público.
ALÔ ALÔ
Construtoras de Uberaba precisam abrir os olhos. As licitações da Prefeitura para realização de obras estão parando nas mãos de empresas de fora. Até empresas de cidades menores estão levando a melhor nas concorrências públicas. É o caso, por exemplo, da SCS Engenharia, de Pirajuba, microempresa que foi a vencedora da licitação para reforma do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Décio Moreira, no Jardim Elza Amui. Obra custará R$ 570 mil aos cofres da Prefeitura. Aí ficam as perguntas: Cadê nossas empreiteiras? Como podem desprezar um serviço de mais de meio milhão de reais?
BOMBA
Dos 9 recursos julgados pela JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infração) apenas um foi vitorioso. Seis foram julgados em fevereiro e os três restantes em março, mas só agora publicados no Porta Voz para ciência das partes.
VERGONHA
Com placar de 12 votos a 5, o Conselho de Ética da Câmara aprovou nesta quarta-feira o relatório que pedia o arquivamento do pedido de cassação do deputado André Janones (Avante-MG). Janones é acusado de supostamente participar de um esquema de desvio de salários de assessores do gabinete dele, prática chamada na política de “rachadinha”, para cobrir despesas de campanhas eleitorais. O relator do caso no Conselho de Ética, deputado Guilherme Boulos (Psol-SP), pediu em parecer o arquivamento da ação.
BAIXARIA
Pior do que arquivar o pedido de cassação foi a baixaria protagonizada pelos deputados federais André Janones e Nikolas Ferreira. Eles discutiram na Câmara dos Deputados e precisaram ser apartados para evitar que saíssem no tapa. “Dou na sua cara com um soco, seu otário”, disse Janones. “Pode vir, bate”, respondeu Nikolas. A Polícia Legislativa Federal precisou separar os congressistas, retirando Janones da sala. Socorro!