Denúncias de nepotismo
Começam a pipocar denúncias de nepotismo na Administração municipal de Uberaba. Entre outros problemas, o artigo 117, inciso VIII, da Lei nº 8.112/9, proíbe o servidor de manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil. Nesse rol se incluem pai, mãe, irmãos, filhos, tios, primos, sobrinhos, genro, nora, cunhados, avô, avó, neto e até madrasta ou padrasto. Segundo a denúncia recebida pelo JM, são muitos os casos de nomeações de parentes publicadas no Porta-Voz.
Verificação de parentesco
Segundo explicação do secretário de Comunicação, Denis Silva, a Prefeitura não tem um serviço de verificação de parentesco. Por outro lado, todo servidor, ao ser contratado, assina de próprio punho uma declaração de que não possui parente em cargo de confiança. Nos casos denunciados ontem, Denis assegura que serão abertos procedimentos administrativos para apurar eventual irregularidade e, se constatada, os servidores serão exonerados. “O governo Paulo Piau não compactua com ilegalidade”, ressaltou Denis.
Dose dupla
Duas edições consecutivas do Porta-Voz trouxeram nomeação de uma mesma pessoa para dois cargos na Administração municipal. Num decreto, ela foi nomeada assessora de apoio ao gabinete. No outro, diretora de departamento. Enquanto uma nomeação saiu no dia 6, a outra foi publicada no dia 11. Segundo Denis, a nomeação mais recente anula a anterior, o que afasta eventual irregularidade.
Fumacê
Finalmente o “Fumacê” está de volta às ruas da cidade. É um alento diante dos mais de 500 casos de dengue registrados em Uberaba apenas neste mês de janeiro.
Ponto
A partir de segunda-feira, a Prefeitura colocará em funcionamento um Centro Especializado em Dengue, anexo à UPA São Benedito. Segundo o secretário Fahim Sawan, essa unidade será específica para dengue e vai se dedicar à reidratação dos pacientes, com atendimento 24h.
Aeroporto
Vira e mexe a Infraero cogita a ampliação do aeroporto de Uberaba, com desapropriações de casas próximas. Mas a Infraero precisa mesmo é marcar um rumo. Ou investe para valer no aeroporto local, dotando-o de capacidade para operar grandes aeronaves, ou parte para a solução alternativa defendida pelo prefeito Paulo Piau: construir um superaeroporto entre Uberaba e Uberlândia. De que adiantará ampliar o nosso aeroporto se não houver perspectiva de termos TAM, Gol, Avianca e outras gigantes do setor operando aqui? Vai ser obra pra “inglês ver”.
Outros tempos
Presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, conservou no seu time os dois pilares da implantação do projeto Água Viva, José Maria Barra e Ana Luiza Bilharinho. Aliás, conservou quase todos os ocupantes de cargos de confiança então nomeados por seu antecessor, incluindo as eficientíssimas secretária Rosângela e jornalista Edna Costa. Um dos poucos que até agora não conseguiram o mesmo intento foi o petista Lauro Guimarães, que dificilmente será reconduzido ao cargo.
Chupando o dedo
Embora o PT tenha apoiado a candidatura de Paulo Piau no segundo turno e seja aliado do PMDB (de Piau) em nível nacional, seus filiados em Uberaba não andam com o prestígio que desejavam. Consta que uma ala do partido caiu em desgraça com o prefeito porque teria articulado contra a participação da presidenta Dilma no horário eleitoral gratuito de TV, ano passado, apoiando Paulo Piau publicamente.
Papo firme
Mesmo sabendo que seu nome será lembrado para disputar as eleições de 2014, o vereador Kaká Carneiro assegura que cumprirá seu mandato até o último dia. Mas não descarta a possibilidade de alçar novos voos na vida pública daqui a seis anos.
Dinheirama
Pela primeira vez na história, a arrecadação de impostos e contribuições federais bateu a marca de R$1 trilhão. Números incluem a arrecadação de dezembro de 2012, mas só foram divulgados ontem pela Receita Federal. Este foi o terceiro recorde de arrecadação do governo federal. Haja suor para pagar tanto imposto neste país!
No batente
Jornalistas que andaram “encostados” no governo anterior estão tendo de arregaçar as mangas e mostrar serviço. Novo comandante da comunicação da Administração Paulo Piau, o colega Denis Silva está botando todo mundo para produzir releases para a imprensa.
Confusão
Foi de muita confusão o primeiro dia de mudança no trânsito na Praça dos Correios. Motoristas desavisados não perceberam a alteração e por pouco não aconteceram acidentes. O ideal seria colocar pelo menos um guarda no local nesses primeiros dias.