ALTERNATIVA

Fumacê volta às ruas de Uberaba

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 29/02/2024 às 20:19
Compartilhar

(Foto/Ilustrativa)

No vale tudo contra a dengue, a Prefeitura fechou acordo com o Estado para iniciar esse trabalho do Fumacê, a partir de segunda-feira, se tudo correr dentro do programado. E vai começar pelos bairros com maior incidência do aedes. As rotas já foram detalhadas, sendo que serão colocados em circulação três veículos do Estado para borrifar o veneno. Embora a cidade esteja em situação relativamente melhor do que outras em Minas, o governo municipal está pegando firme para evitar a confirmação das previsões de explosão de casos de dengue em abril. Além dos mutirões de limpeza nos bairros, agora chega o reforço do Fumacê. 

 EM NÚMEROS
Depois da eleição de novos membros para o Conphau, eis que chegou a hora da revisão dos processos de inventariamento dos imóveis considerados “históricos”. Segundo a presidente Aline Lima, já foram selecionados os 30 primeiros processo para análise, num universo de cerca de 160 que estão na mesma situação. Quem fez mais “barulho” durante a mobilização dos proprietários teve o processo incluído nessa primeira etapa. Mas Aline acredita que até o final do ano todos os processos terão sido devidamente revisados. Pelo menos já se sabe que são 160 processos. Antes do movimento dos proprietários nem a Prefeitura sabia exatamente quantos imóveis estava efetivamente inventariados em Uberaba...

 QUEM TEM PRESSA
A presidente do Conphau explica que será preciso atualizar os dados dos imóveis inventariados nesse processo de revisão. Proprietários que abrirem as portas de seus imóveis, ou fornecerem fotos atualizadas, certamente terão resultados mais rápidos. Quem dificultar vai acabar no “fim da fila”. Depois que todos os processos tiverem sido revisados, Aline reforça que a Prefeitura terá um cadastro atualizado, contendo todas as informações sobre cada imóvel. Por outro lado, o proprietário que não concordar com o inventariamento do seu imóvel poderá recorrer à Justiça, mas terá em mãos a fundamentação das razões que levaram o Conphau a manter a decisão sobre a preservação.

 PASSO SEGUINTE
Outra questão a que os proprietários de imóveis inventariados devem ficar atentos: depois que terminar essa revisão dos processos, a luta deverá focar a concessão de benefícios legais àqueles que forem considerados de valor histórico. Por enquanto vale apenas a isenção de IPTU, agora por 5 anos. Mas, convenhamos: só IPTU é pouco para compensar quem tem um imóvel com as restrições impostas pela lei da preservação.

 MODELO MINEIRO
Como Minas Gerais não tem um padrão para o inventariamento patrimonial, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico pretende aproveitar a experiência de Uberaba para estabelecer o roteiro que passará a ser válido para todo o Estado. Uberaba terá um projeto piloto, a partir da cooperação firmada entre a Prefeitura e o IEPHA.

 E AS RUAS?
Por incrível que pareça, a presidente Aline Lima revela que não há na Prefeitura qualquer requerimento expresso de cidadãos inconformados com o calçamento das ruas em paralelepípedos ou pés de moleques. Mesmo assim o Conphau vai rever o inventariamento dessas ruas, como Menelick de Carvalho, Ricardo Misson e outras. Interessante é que quando a Codau faz algum serviço nessas ruas de paralelepípedos, a recomposição é feita com asfalto. Não é com pedra. E fica por isso mesmo. Se fosse cumprir ao pé da letra o que diz a lei, teria de fazer a recomposição com paralelepípedos. Sem choro nem vela.

 DESPERDÍCIO?
Deu o que falar o vídeo postado pela Codau sobre a qualidade da água de poço profundo do Centro de Reservação 11, no Uberaba I! No vídeo a Codau alega que a água do teste de vazão era imprópria para o consumo e, por isso, estava sendo jogada na rua. Porém, a afirmação logo foi rebatida por técnicos mediante explicação que a água de poço profundo só deve ser descartada se tiver limpeza de desincrustração, o que não era o caso. Portanto, a água do poço poderia ser direcionada para o reservatório, onde iria se misturar à água  com cloração, e dali poderia ser distribuída para a população, sem problema algum. Vizinhança do CR 11 ficou inconformada com o volume de água que correu para os bueiros...

 MAIS PRAZO     
A propósito, a Tatu Poços Artesianos ganhou mais 60 dias de prazo para concluir o serviço de perfuração de poço artesiano na comunidade da Serrinha e próximo ao Centro de Reservação 14.

 DOR NO BOLSO
Mais uma empresa penalizada pela Prefeitura por descumprimento contratual. Desta vez foi a PLG Distribuidora de Produtos Hospitalares. Multa aplicada no valor de R$ 3.524,40. O valor pode parecer pequeno à primeira vista, mas o efeito psicológico vale a pena.

 VIRADA
Praça Rui Barbosa será o grande point da Virada Cultural de aniversário de Uberaba. Neste sábado, a partir das 10h, eventos artísticos e culturais vão pipocar por toda a cidade, com exposição de artes plásticas, apresentações teatrais, música, dança etc. No Museu de Arte Sacra que Jorge Nabut tanto amava será montada exposição do acervo de Anita Válio e apresentação musical a cargo do Conservatório Renato Frateschi. Outro ponto alto da programação será o “Consertão”, com a orquestra Municipal revisitando clássicos da música sertaneja. A programação está prevista para 19h deste sábado, na Praça da Concha Acústica. A virada cultural vai se encerrar às 13h do domingo, com show de artistas locais na Praça Rui Barbosa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por