POR GÊ ALVES – REDATORA INTERINA
Farra. Pois é, Dilma Rousseff veio a Uberaba para fazer campanha – SIM, nenhuma inauguração, nenhum ato oficial de comandante do país – em avião da Força Aérea Brasileira, aliás, teriam sido duas aeronaves, já que o avião reserva chegou na noite anterior. E mais, com todo o aparato de segurança da Presidência da República. Não é a primeira vez que fez isto nesta campanha: utilizar-se da coisa pública para fins eleitorais. Nem estou falando de legalidade, não... Isto é moral? Acho afrontoso demais, diante da tênue linha que separa as condições de candidata e de presidente.
Tá feia a coisa. Trabalhadores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) fazem contato para dizer que realmente houve liberação/dispensa naquele órgão para engrossar o público durante a estada em campanha de Dilma Rousseff quarta-feira em Uberaba. Mas reclamam que foram injustiçados pela nota “Tá liberado”. Então, façamos a justiça. É verdade a ação publicada, mas atingiu apenas os servidores da reitoria, que esvaziaram o ambiente de trabalho durante o expediente. Ou seja: o absurdo aconteceu. Há quem aponte também para “coação moral”, com ameaça de perda de benefícios e funções de confiança e cargos de direção para quem não apoiar Dilma.
Alô, autoridades! Teve até servidora da reitoria do IFTM que postou em seu Facebook uma foto na passeata.
Pressão. Nas empresas ligadas ao governo, os prestadores de serviço (terceiros) estão recebendo alertas de que os contratos poderão não ser renovados a partir de janeiro se Dilma perder a eleição. Olha que absurdo! É a política da pressão, do tocar o medo.
Repercussão. Com relação à liberação de servidores do IFTM e o uso da aeronave pública, vários e-mails recebidos. Separei dois que resumem o tod “Onde vamos chegar se não mudarmos tudo isso e outras coisas que vêm acontecendo no país, como se nada acontecesse, e ouvir de nossos governantes que não sabem nada ou nada viram ou ouviram. Basta de tudo isso!”; e “infelizmente ainda temos de conviver com pessoas que só pensam nelas próprias e fazem uso da máquina e não podemos fazer absolutamente nada, apenas denunciar”.
Arbitrário. Hoje tem debate pela Rede Globo, que ninguém em sã consciência, mesmo os críticos da emissora, ouse desmerecer como um termômetro importante da corrida eleitoral e de grande potencial na decisão do eleitor. Em vídeo o ex-presidente Lula comete flagrante ato de terrorismo contra a imprensa, e, principalmente, dizendo que o âncora William Bonner já está escalado pela Globo para prejudicar a Dilma no debate. Uma apelação sem limite. O Lula – sabe-se lá se em seu estado normal ou não – tenta colocar a população contra o Bonner para intimidá-lo por ser o mediador do debate que, todos sabem, será decisivo para os dois candidatos e para o país.
Tomara! Deputado estadual Tony Carlos, que chegou à Assembleia Legislativa como suplente e para tanto abriu mão da cadeira de vereador que lhe garantiria mandato até o fim de 2016, está confiante. Seriam reais as chances de convocação de eleitos para o secretariado de Estado. Lembremos que o vice-governador eleito é Antônio Andrade, que foi presidente do PMDB mineiro, partido de Tony e ligadíssimo a Paulo Piau.
Diferentes. Plantonistas da UPA Mirante, desligados em agosto, embora contrato de urgência tenha vencido em 13 de outubro, foram convocados apenas no início deste mês para assinar as rescisões, ainda sem ser exonerados. Do grupo que deveria ter saído, ficaram três assistentes sociais que ainda permanecem no plantão. Os que ficaram fazem dos plantões uma forma de renda extra, ganhando em torno de R$3 a 4 mil sem vínculo empregatício. Há quem garanta que o nepotismo prevaleceu ao princípio da isonomia. Entre os três cujos plantões foram mantidos estaria a filha de servidor importante da Prefeitura.
Incômodo. Moradores do Condomínio Villagio di Roma e usuários e funcionários do Instituto de Cegos não aguentam mais a fumaça e ameaça de incêndio neste tempo seco no local conhecido como “Recanto da Vovó”. É que o caseiro que ali reside põe fogo nas folhas todos os dias e até altas horas da noite. Vizinhança já procurou o proprietário e nada resolvido até agora. Há informações de que até polícia e bombeiros já foram acionados e, claro, nada puderam fazer. É aquela coisa, bom senso deve prevalecer sempre nas relações comunitárias. Portadores de asma, moradores nas adjacências já estudam processo por danos na Justiça.
Microfones. O prefeito Paulo Piau estará ao vivo hoje, a partir de 8h30, na Rádio JM AM 730. E vai responder perguntas do ouvinte. Basta ligar 3331-7999.
Solene. É hoje a cerimônia de posse da nossa articulista Ilcéa Borba Marquez como imortal da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Cerimônia conduzida pelo presidente Jorge Alberto Nabut será às 20h na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba.
Participe! A Fazu recebe hoje a comunidade de Uberaba em seu campus, a partir de 8h, para mais uma edição do projeto Porteira Adentro. Os alunos e professores da faculdade apresentarão mais de 180 trabalhos com temas superinteressantes em diversas áreas do conhecimento. O evento é gratuito e os visitantes conhecerão os trabalhos durante tours guiados pelos próprios estudantes. Não deixe de visitar o 18º Porteira Adentro!