(Foto/Divulgação)
Pode sair ainda este ano um plano de demissão voluntária (PDV) na Fundação Cultural, com garantia de alguns benefícios para aqueles que têm tempo para se aposentar, mas não o fazem para não perder benefícios. Segundo o presidente Cássio Facure, a modelagem desse PDV está em estudo, assim como a proposta de realização de um concurso público para contratação de pessoal em áreas específicas, sobretudo voltadas à operacionalização dos museus.
SEM PESSOAL
Questionado sobre o fechamento dos museus de Arte Sacra e Arte Decorativa nos fins de semana, assim como do Memorial Chico Xavier no final do ano, o presidente Cássio Facure justificou que a Fundação Cultural não tem pessoal suficiente para se ocupar da zeladoria desses prédios. Ele, inclusive, contou que já chamou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo para dividirem essa tarefa, uma vez que a visitação aos museus também fomenta o turismo em Uberaba. Também em estudo está a cobrança de ingresso para visitação ao Memorial, visando arrecadar recursos para ajudar no custeio daquele espaço.
E O VERA?
Ainda não há nada de concreto sobre a reforma do Cine Teatro Vera Cruz. De acordo com Cássio Facure, existe a possibilidade de captação de recursos via Lei Rouanet, como aconteceu com o Memorial Chico Xavier, para investimentos em infraestrutura (rede elétrica, hidráulica, som, luz, adequação de camarins etc), estimados em R$ 5,5 milhões. Ele acredita que à medida que a Fundação for captando recursos, poderá executar as obras por etapas. Além disso, Cássio acredita no sucesso de uma parceria público privada (PPP) para conclusão do serviço. Obviamente que nesses termos não definição de prazo nem para o início das obras, nem para sua conclusão.
POR QUE NÃO?
Presidente da Fundação Cultural está de olho MP térreo do prédio da Biblioteca Municipal para transferir para lá as aulas da ECAU (Escola de Cultura e Arte de Uberaba). Atualmente, a escola está instalada em imóvel alugado, gerando despesa para a Fundação, enquanto aquele espaço da Biblioteca está ocioso há muitos e muitos anos.
JUSTA HOMENAGEM
Além de aprovar a denominação de Alexandre Augusto Saad para logradouro público em Uberaba, o vereador Tulio Micheli pretende apresentar um Projeto de Lei para homenagear as pessoas que levam a cultura de Uberaba para todo o Brasil, com o nome de Guti Saad, que foi um dos maiores expoentes culturais da nossa cidade e faleceu precocemente em julho do ano passado. Homenagem não poderia ser mais oportuna!
MALA E CUIA
Mês que vem Anderson Adauto volta de “mala e cuia” para Uberaba. Volta para pegar firme na campanha eleitoral de 2026. Livre dos obstáculos judiciais, Anderson poderá disputar as eleições para deputado federal, sem qualquer problema. E ele já está articulando nesse sentido, visitando cidades da região e companheiros de longa data na vida pública. Anderson vem com tudo em 2026. Pode apostar.
SUPER ANIMADO
A propósito, Anderson está superanimado com o projeto do gás. Segundo ele, agora o projeto passa por uma espécie de check-list antes de ser apresentado oficialmente ao presidente Lula. Se tudo correr dentro do previsto, em abril o projeto pode ser lançado oficialmente. “O projeto do gás entra agora num novo estágio. Estou muito animado” – disse Anderson. Quem sabe esse projeto do gás seja anunciado no dia 6 de abril, data do aniversário de Anderson?
É O CARA
Consta que um grande investidor brasileiro viajou para fora do país e se encontrou com o vice-governador Mateus Simões. Papo vai, papo vem, ele perguntou se Simões acredita que esse projeto do gás poderá mesmo sair do papel. A resposta foi direta: Sim. Justificativa do vice-governador: “porque Anderson está à frente desse projeto”.
OLHA O MAURICINHO AÍ
Por falar em esse é o cara, a prefeita Elisa não tem perdido oportunidade para projetar o vice-prefeito. Quando não delega tarefa de representação do governo ao Mauricinho, passa a palavra para ele em eventos, como aconteceu na inauguração da pracinha do Alfredo Freire, na noite desta quarta-feira. Quando o cerimonial convidou a prefeita para seu pronunciamento, ela não pensou duas vezes: “Agora Uberaba tem vice-prefeito”. E passou a palavra para o Mauricinho. Será este um teste para saber se o vice pode ser lançado candidato a deputado, ou quem sabe Elisa o está “treinando” para assumir a Prefeitura, numa eventual oportunidade de candidatura dela em 2026?
PÉ NA TÁBUA
Semana que vem a prefeita estará em Brasília, cumprindo agendas na Unesco, Tribunal de Contas da União e percorrendo gabinetes de deputados.
PORTAS ABERTAS
Vereador Marcos Jammal está apresentando uma sugestão bastante interessante para o município economizar com as constantes substituições de catracas nas estações do BRT. Pra começo de conversa, ele sugere estudos para a implementação de gratuidade do transporte coletivo no trecho entre os dois terminais, Leste e Oeste. O vereador defende que o usuário pague a tarifa apenas nos terminais, liberando as estações tubo do BRT na avenida Leopoldino de Oliveira para o acesso dos usuários. Com isso, não haveria colocação de catracas, nem seria necessária a instalação de ar condicionado, pois as portas ficariam abertas permanentemente. Além da fluidez do acesso, o ambiente das estações seria mais arejado. Quem sabe com essa economia advinda dos constantes reparos sobraria dinheiro para trocar esses tubos por estações mais adequadas ao clima de Uberaba?
NOVO HORÁRIO
A partir do dia 10 de março, o voo da Azul para Viracopos vai mudar de horário. Não mais sairá às 6h com retorno à meia noite. Vai chegar aqui diariamente às 19h15 com retorno para Campinas às 19h45.