ALTERNATIVA

Fundo de desenvolvimento tem quase R$ 10 mi para DI 5

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 09/10/2023 às 21:38Atualizado em 10/10/2023 às 21:05
Compartilhar

Fundo municipal de Desenvolvimento já conta com quase R$ 10 milhões disponíveis para compra da área que abrigará o Distrito Industrial 5. Segundo o secretário Rui Ramos, há quatro áreas em estudo, mas a decisão ainda depende de negociação com o proprietário. O perfil do imóvel buscado pelo município está bem claro: área com 500 mil metros quadrados a um milhão de metros quadrados, próxima às rodovias para evitar o tráfego de caminhões na cidade. Além disso, vai pesar na escolha a facilidade de implantação de redes de água e de esgoto pela Codau.   

Uma vez definido o imóvel, o passo seguinte será chamar o proprietário para conversar.   

NÃO DÁ! 
O secretário Rui Ramos avalia que os recursos disponíveis no Fundo de Desenvolvimento não serão suficientes para a compra do imóvel, considerando que as terras que margeiam as rodovias estão muito valorizadas. Por isso, ele conta que já preveniu a prefeita quanto à necessidade de completar o valor, na hora de bater o martelo.    

A CAMINHO 
Já são quatro empresas interessadas em se instalar na Zona de Processamento de Exportações, a ZPE. Apenas uma está com o projeto em fase de análise no Conselho da ZPE, ligado ao Ministério da Indústria e Comércio. Trata-se de uma fábrica de móveis, que já exporta seus produtos e tem loja numa das principais avenidas da cidade.  

As outras três estão formalizando os processos junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para posterior encaminhamento a Brasília.   

QUASE LÁ 
Ainda de acordo com o secretário Rui, dentro de no máximo 90 dias estarão concluídas as obras físicas de implantação da ZPE.   

FALTA POUCO 
Também falta pouco para a concretização do projeto bilionário de implantação da Atlas Fertilizantes no DI 3. Essa será a segunda fábrica do grupo norueguês no mundo, sendo a primeira nos Estados Unidos. O cronograma prevê início das obras para o segundo semestre do ano que vem, com entrada em operação em 2027. Trata-se de um projeto gigantesco, sem precedentes no Brasil, segundo o secretário Rui Ramos.  

CALMA, PESSOAL! 
Aliás, o secretário de Desenvolvimento Econômico volta e meia enfatiza que esses projetos de grande envergadura, como a Atlas Fertilizantes, o gasoduto e a planta de amônia, demandam tempo para se consolidar. O gasoduto, por exemplo, está evoluindo bem, mas vai demorar para entrar em operação. Há um longo caminho a ser percorrido. É preciso ter calma e paciência para esperar...  

BOA NOVA 
Por outro lado, dentro de no máximo 30 dias devem ser concluídas as obras de duplicação do acesso a Peirópolis, com direito a iluminação dos dois lados da via. Garantia é do secretário de Obras e Serviços Urbanos, Cel. Antônio de Souza Filho. Na sequência será implantado o projeto de arborização. Também na pauta do governo Elisa está a construção de um anel viário em Peirópolis, de modo a evitar a circulação de veículos pelo bairro rural, liberando suas ruas estreitas para os pedestres exclusivamente.  

QUEM SE HABILITA? 
Antes mesmo de conquistar a chancela da Unesco, nosso geoparque vem atraindo as atenções de visitantes. Semana passada, dois ônibus lotados com universitários de Ribeirão Preto desembarcaram lá. Fatos como esse deverão se multiplicar daqui pra frente, o que preocupa o secretário Rui Ramos, sobretudo com a infraestrutura de Peirópolis para a nova realidade que se avizinha. Ele conta que está em tratativas com grupos internacionais ligados ao turismo para construção de um hotel naquela região, de olho no boom do turismo que se prevê.    

FAZ FALTA 
Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta segunda-feira, o secretário Rui contou também que foi procurado há alguns dias pelo presidente da ABCZ, com uma preocupação em pauta: a hotelaria de Uberaba. Como a ABCZ pretende incrementar sua agenda de eventos na cidade, o presidente Gabriel Cid pediu o empenho do município no sentido de ampliar a oferta de acomodação na cidade, a fim de evitar que os visitantes tenham de se hospedar nas cidades vizinhas. A Sedec está levantando todas as opções em hotéis, pousadas, chácaras e similares no município, uma vez que a ABCZ quer comprar com antecedência as vagas para seus visitantes. O problema são os outros, que vierem para Uberaba independentemente de eventos ligados ao agro.  

E cá pra nós: Uberaba carece de um hotel 5 estrelas faz tempo!  

QUEM SABE?
Na área onde funcionou o laticínio da antiga  Copervale pode surgir um empreendimento comercial, tipo mall. Não está descartada a possibilidade de construção de um hotel anexo, no estilo americano, compacto.  

SEM PARTIDO 
Cogitado para disputar a Prefeitura de Campo Florido em 2024, Rui Ramos sai pela tangente: “sou soldado da prefeita Elisa e estou empenhado na reeleição dela”. Mas não descarta a possibilidade de enfrentar as urnas na cidade vizinha.   

Atualmente Rui está sem partido, depois de passar pelo PV e pelo PP.  

PONTO ALTO
Miguel Falabella, o famoso Caco Antibes do seriado "Sai Debaixo" de tempos atrás, será uma das atrações da Expocigra 2023. Anúncio da palestra dele foi feito pelo presidente Maurício Pincelli, durante evento de lançamento oficial da feira multissetorial promovida pelo Cigra, em parceria com a Fiemg e o Sebrae. 

OLHA AÍ! 
Terminam nesta terça-feira (10) as inscrições para as Olimpíadas Joqueanas 2023. Os participantes podem escolher três entre 29 modalidades e competir pela bandeira preta ou vermelha. As competições acontecerão todos os dias, entre 22 e 29 de outubro, nos períodos matutino e noturno, no Jockey Club Uberaba. Até agora já estão inscritos aproximadamente 700 atletas associados.   

SELO DE AUTOAVALIAÇÃO 
Mais um reconhecimento da qualidade da Uniube: a universidade agora possui o Selo de Autoavaliação pelo Semesp. O selo certifica o empenho da Uniube na elaboração de uma nova proposta de autoavaliação e demonstra uma evolução nos processos de avaliação Institucional da Universidade, bem como uma oportunidade para que a Uniube participe das novas políticas de regulação do Ensino Superior. Mérito, sobretudo, do professor e coordenador da Comissão Própria de Avaliação da Uniube, Nelson Ranieri, e também do diretor Institucional da Uniube, Cristiano Arruda. Participaram do projeto, inicialmente, 38 instituições para o desenvolvimento de um novo instrumento de avaliação institucional por um período de 14 meses. As avaliações institucionais da Uniube são conduzidas pela CPA, que tem o objetivo de avaliar constantemente os cursos para medir e acompanhar os indicadores de qualidade.  

FIQUE DE OLHO
Secretária de Saúde, Valdilene Rocha, será a entrevistada desta terça-feira no programa O Pingo do Jota, da Rádio JM FM. Gestão das UPAs, obras adiadas na Saúde, falta de médicos e de medicamentos, horário ampliado prometido pela prefeita Elisa durante a campanha, programas de saúde da mulher e planejamento familiar: esses e outros assuntos estarão na pauta com a secretária. Não perca!  

PARA ELAS
Comunicativa Consuelo Mansur reúne expoentes femininos na noite desta terça-feira, no Centro de Eventos da ABCZ, para falar sobre empreendedorismo e agronegócios. “A importância do Marketing nas organizações do agro” será o tema da anfitriã. Na pauta ainda consta uma rodada de negócios, mediada pela jornalista Indiara Ferreira, com a participação da vice-presidente da ABCZ, Ana Cláudia Mendes Souza, e das empresárias Florença Barsam e Ana Paula Sabino, além da gerente de Negócios Agro do Sicoob Uberaba, Layce Rios, e da médica-veterinária Lilian Bernardes. Sucesso, Consuelo!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por