ALTERNATIVA

Funel admite erro e garante ter cancelado compra de brita por preço absurdo

Lídia Prata
Publicado em 17/07/2020 às 21:48Atualizado em 18/12/2022 às 07:56
Compartilhar

DE OLHO NA FOLHINHA

No máximo mais duas semanas. É neste o prazo que o presidente da Câmara, Ismar Marão, espera desenrolarem as tratativas entre os partidos que compõem a base do governo Paulo Piau, com vistas às eleições deste ano. Ouvido pelo programa O Pingo do Jota desta sexta-feira, Ismar Marão disse que PSD, PSL e DEM vão caminhar juntos, tendo o deputado Heli Grilo como pré-candidato a prefeito. Outros partidos podem se juntar ao trio, porém Ismar Marão não quis adiantar com quais deles as conversas estão mais adiantadas.

SEM VOLTA

A propósito, Ismar Marão desmentiu os boatos que andaram circulando nas redes sociais, dando conta que o delegado Heli Grilo vai desistir da candidatura a prefeito. Segundo ele, seu tio está mais firme do que nunca e pronto para enfrentar a campanha. Descartou, também, que problemas de saúde poderão tirar Grilo da corrida eleitoral: “ele está ótimo. Se antes da cirurgia ele andava 10km, agora está pronto para andar 30 km por dia” – disse Marão.

AUTONOMIA TOTAL

Por falar no PSD, o presidente nacional do partido também falou ao Pingo do Jota desta sexta-feira. Senador Carlos Vianna garantiu que não irá interferir nas decisões da executiva municipal do partido, muito embora seja amigo pessoal do vereador Samuel Pereira e do prefeito Paulo Piau, ambos no MDB. Aliás, Vianna tentou levar Samuel para o PSD, mas esbarrou no veto dos filiados locais. “Cada cidade terá autonomia para decidir com quem caminhar nestas eleições. O PSD de Uberaba tem liberdade para agir” – disse o senador.

NEM PRECISA

Avaliando que a eleição deste ano será atípica, o senador Carlos Vianna revelou não ter sido consultado sobre a coligação entre PSD e PSL em Uberaba. Mas rasgou elogios ao deputado Heli Grilo (PSL) e ao secretário executivo do MAPA, Marcos Montes, que é do seu partido. Pródigo em elogios, o senador enalteceu também o trabalho do deputado Franco Cartafina, trazido à conversa por ele.

HORA DO DIÁLOGO

“Essa radicalização que tomou conta do Brasil, essa agressividade nas redes sociais, isso não é bom para o país. Precisamos recuperar o diálogo. O Presidente Bolsonaro é um homem de boas intenções, honesto, mas tem um problema. Ele fala ‘eu mando com a minha caneta’. E as coisas não funcionam assim”. Ainda segundo o senador Carlos Vianna, o Presidente tem uma equipe de trabalho muito boa e que o tem aconselhado a “baixar a bola”. “Tanto é que a temperatura política esta semana baixou muito” – avaliou. Resta saber até quando!

TEMPO QUENTE

Por outro lado, o clima esquentou esta semana no PTB, com registro de desentendimentos na equipe de Tony Carlos.

COMIGO NÃO!

Pré-candidato pelo PTB, Tony Carlos garante não estar sabendo de qualquer tratativa visando à formação da dobradinha entre ele e o vereador Luiz Dutra. Mas que esse assunto está circulando nos bastidores, isso está. E como está!

CADÊ VOCÊ?

Filiados ao MDB andam dizendo, à boca pequena, que a presença do presidente do Diretório municipal em Uberaba será fundamental nos próximos 15 dias. Alegam que o prefeito Paulo Piau está muito envolvido com as medidas de enfrentamento ao coronavírus e sem tempo para tratar de eleições. O partido, no entanto, terá de tomar decisões importantes, definindo se terá candidato próprio, ou se irá caminhar com outro candidato. E com quem, nas duas hipóteses. “Se o MDB demorar a decidir vai comer poeira” – analisa “cabeça coroada” no partido.

Como se sabe, o presidente Fabiano Elias tem atividades profissionais fora de Uberaba.

JUÍZO, PESSOAL!

Em apenas duas semanas, a Fiscalização de Posturas da Secretaria de Defesa Social lavrou nada menos do que 36 multas por aglomerações e 43 por festas em residências, inclusive em condomínios. Pois é. “Cabeça que não tem juízo, o bolso paga”.

IDEIA INFELIZ

Deu um bafafá danado a divulgação do ranking de pacientes internados com coronavírus nos hospitais de Uberaba, esta semana. Em que pese a intenção ter sido apenas informar que boa parte dos pacientes hospitalizados é de outras cidades, os prefeitos da região não gostaram nadinha da forma como o assunto foi colocado. O prefeito de Conceição das Alagoas, por exemplo, reagiu nas redes sociais, criticando o secretário de Saúde, Iraci Neto, pela iniciativa.

Foi preciso chamar os “bombeiros” para explicarem que não era bem assim…

PRETO NO BRANCO

Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Funel, emitiu uma nota de esclarecimento nesta sexta-feira sobre as denúncias feitas pelo pré-candidato a vereador Vinisim, envolvendo a compra de brita por preço quatro vezes mais caro do que o praticado nas lojas de Uberaba. Segundo a nota, “à época da licitação, a Funel lançou diversos convites às empresas locais. No entanto, apenas a empresa Global Mercantil Eireli teve interesse na participação no certame, apresentando toda a documentação contábil, fiscal, trabalhista e, em consulta ao Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas, não foi encontrado nenhum registro que a impedisse de participar do processo ou qualquer outro impedimento que inviabilizasse sua contratação junto ao órgão público”. Diz a nota também que a Global é uma empresa com 22 anos de atuação no mercado, cuja matriz está localizada no bairro Center Ville, na capital goiana.Todavia, na denúncia feita pelo pré-candidato Vinisim, o endereço da sede da empresa Global está localizado num terreno baldio, em Goiânia.

TUDO EXPLICADINHO

A Funel admite, no entanto, que no dia 1º deste mês, a Comissão Permanente de Licitação o “equívoco” do valor superior da pedra brita e imediatamente comunicou o fato à empresa, formalizando um aditivo de supressão deste item. Esta semana, mais precisamente no dia 14, a Funel argumenta ter prestado os devidos esclarecimentos ao pré-candidato Vinisim.

PARA POUCOS

Pobre dos pequenos e microempresários que precisam de socorro emergencial para não fechar as portas. Os recursos liberados pelo governo federal para os bancos oficiais acabaram num piscar de olhos. No Itaú, em menos de 30 minutos. E agora o BDMG anuncia que já esgotou 100% dos R$ 214 milhões disponibilizados pelo governo federal para os contratos de financiamento do Pronampe, que é uma linha especial de crédito criada durante a pandemia e opera com juros de 1,25% ao ano mais Selic, com prazo total de 36 meses, sendo oito meses de carência. Em tese, o crédito pode ser aplicado em capital de giro ou em investimentos, com limite máximo de contratação de 30% da receita bruta da empresa em 2019. O problema é ter acesso a esses recursos...

COMO ASSIM?

Dos 20 pedidos de enquadramento no Pronampe encaminhados pela ACIU ao BDMG, apenas 7 conseguiram ser aprovados. Os outros estão em análise e, segundo o gerente do BDMG, correm o risco de não conseguirem os recursos, porque já se esgotaram. A menos que haja alguma desistência dos aprovados, todos os demais ficarão a ver navios. Que situação!

DIFICULDADE EXTREMA

Cerca de 45% das MPEs pediram empréstimos em meio à pandemia no Brasil, mas apenas 18% obtiveram aprovação do pedido em junho. É o que revela pesquisa feita pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. O estudo também mostra que 84% das micro e pequenas empresas tiveram queda no seu faturamento mensal e 4% precisaram fechar as portas definitivamente por causa da pandemia.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por