Nesta sexta-feira, a Funepu representou junto ao Ministério Público contra o vereador Professor Wander (PSC) e dois de seus assessores parlamentares
Nesta sexta-feira, a Funepu representou junto ao Ministério Público contra o vereador Professor Wander (PSC) e dois de seus assessores parlamentares. A Funepu pede a instauração de inquérito criminal para apuração de responsabilidades, com base na live feita por eles na UPA São Benedito, na noite de terça-feira, “A presença do vereador, como também de seus assessores, nas unidades geridas pela Fundação já é rotina e não vemos problema nessa questão, até mesmo quando percebemos questões políticas-pessoais se sobressaindo ao interesse público. A função fiscalizadora de um legislador é legítima e tem nosso apoio até mesmo enquanto cidadãos, e está resguardada em contrato com o município, mas dentro do princípio da razoabilidade."
EXCESSO
Na notícia-crime, a Funepu argumenta que não pode admitir o desrespeito aos seus colaboradores, “que publicamente estão trabalhando em condições ainda mais exaustivas neste momento de pandemia”, assim como “ações que possam colocar em risco e expor publicamente os pacientes que buscam atendimento nas Unidades”, incluindo a “invasão de consultórios médicos durante atendimento a pacientes”. A Funepu reporta também que o vereador e seus assessores circularam pela ala da UPA exclusiva para tratamento de Covid-19 e retornaram para áreas comuns, sem nenhum tipo de higienização básica, colocando em risco a saúde e a vida de terceiros. Diz também: “É desrespeitoso, é apelativo e é um crime”, nas palavras do advogado Silvano Lacerda, que representa a Funepu, ressaltando que o trio cometeu, no seu entender, “infração de medida sanitária, crime de perturbação do trabalho, perigo para a vida e saúde de outrem, e exercício arbitrário das próprias razões da função institucional”.
DESUMANIDADE
“A pandemia instaurou uma rotina nas unidades ainda mais intensa do que em outros momentos. Imagine, então, você ser um profissional de saúde, que após um desgastante plantão se expondo a essa nova doença e lutando para salvar vidas, é abordado com palavras de baixo calão, em questionamentos desrespeitosos e descabidos. Tudo isso vai contra ao importante trabalho que a instituição tem feito de valorização e incentivo a esses profissionais”, diz o advogado da Funepu na notícia-crime. Além disso, destaca que toda a ação foi realizada após as 20, quando em já estava em vigor o toque de recolher imposto pela onda roxa.
EM PONTO DE BALA
Mais uma dor de cabeça para o governo municipal. Na onda desta da CPI dos fura-fila pela Assembleia Legislativa de Minas, o presidente da Câmara Municipal promete para segunda-feira a instalação da Comissão Especial de Investigação para apurar denúncias de irregularidades na vacinação de servidores da Secretaria municipal de Saúde.
TINTIM POR TINTIM
Em entrevista ao colega Paulo Garcia, no programa “De Frente Pra Notícia” desta sexta-feira, o presidente Ismar Marão explicou que tem recebido uma série de denúncias sobre a vacinação de servidores que não se enquadram nos grupos prioritários ditados pelo Ministério da Saúde. Um dos casos envolve um servidor, na faixa dos 20 e poucos anos, que atua no financeiro da Secretaria. Outro suposto fura-fila seria um servidor encarregado de liberação de transporte. Há, também, denúncias envolvendo servidores do setor administrativo que teriam sido incluídos na lista e já recebido as duas doses da vacina.
COMO FICA?
Segundo o presidente Ismar Marão, aquele servidor efetivo que não conseguir comprovar que se enquadra em grupo prioritário para vacinação terá de responder processo administrativo, com consequente possibilidade de demissão por justo motivo. Já os servidores comissionados obviamente terão de entregar o cargo.É o que ele defende.
MAIS RESPIRADORES
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Fiemg, vai doar mais 100 ventiladores mecânicos para o governo do Estado, visando à montagem de novos leitos de UTI para atendimento a pacientes de Covid-19. Entrega dos equipamentos será feita pelo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, nesta segunda-feira. Desde o início da pandemia, a FIEMG já fez a doação de 1.600 ventiladores pulmonares., além de milhares de litros de álcool 70%, máscaras e jalecos.
FISCALIZAÇÃO
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, nestas três primeiras semanas de março, ações de fiscalização sobre o transporte rodoviário de cargas na BR-050. O objetivo foi averiguar o pagamento do piso mínimo do frete por parte de empresas contratantes. Na área de concessão da Eco050, a fiscalização ocorreu nas praças de pedágio de Araguari e Uberaba, bem como no posto de pesagem veicular de Uberlândia. O pagamento do Piso Mínimo do Frete segue como base a Resolução nº 5.867/2020 da ANTT, que estabelece as regras gerais, a metodologia e os coeficientes para determinação de valores. Entre outros pontos, o cálculo do piso leva em consideração o quilômetro rodado, por eixo carregado, durante o transporte rodoviário. As irregularidades flagradas resultaram em autuações contra as empresas que contrataram o serviço de transporte.
A PEDIDOS
Depois da saia justa a que expôs a prefeita Elisa, a deputada federal bolsonarista Bia Kicis apagou o post polêmico. Na véspera, Bia Kicis rasgou elogios à prefeita, porque havia interpretado que o decreto municipal 378 era uma afronta da prefeita às normas da onda roxa estadual. Alguém certamente avisou à congressista que Elisa divulgou um vídeo dizendo para se explicar, reforçando sua sintonia política com o governador Romeu Zema. E aí Bia Kicis imediatamente apagou o post.
FOGO AMIGO
Nos bastidores da política, não faltaram aqueles que viram sinais de “fogo amigo” na informação sobre o Decreto municipal 378 passada à deputada bolsonarista.
LEITURA AMPLA
Aliás, no face da prefeita Elisa, Rodrigo Mateus fez este alerta, na quinta-feira: “Prefeita, nem precisa do vídeo. Bastaria a senhora enquadrar alguns servidores próximos que espalharam o que a senhora mesma chamou de fake news. A sra. foi cumprimentada por “peitar” o Zema pela Bia Kicis! Um dos cards espalhados estava assinado pela (deputada bolsonarista) Alê Silva. Uai, quem representa elas aqui? Quem são elas, esculpidos em carrara, na sua equipe? A sra. sabe muito bem quem são!”
CURVA TEIMOSA
Pelo segundo dia consecutivo, Uberaba registrou 6 óbitos por Covid-19 em 24 horas. Do total de vítimas, quatro eram do sexo masculino e 2 do sexo feminino, e as idades variaram de 54 a 77 anos. Um dos óbitos ocorreu em São Paulo, onde a uberabense estava internada em hospital particular, mas não resistiu. Os números de novos contaminados em 24 horas ainda continuam altos, batendo a marca de 104 casos nesta sexta-feira. Vale observar que em nenhum dia desta semana os casos novos ficaram abaixo de 70, mas chegaram ao pico de 154 casos no dia 15. Difícil!
NOVO PROTOCOLO
Prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, ampliou as regras sanitárias para evitar aglomeração e tentar conter a pandemia. Uma delas refere-se ao horário máximo para o delivery. A partir deste sábado, os pedidos somente poderão ser feitos até 20h e o prazo máximo de entrega termina às 22h. Outra medida permite que os supermercados funcionem aos domingos somente até 14h. Quadro da Covid em Uberlândia continua dramático!