ALTERNATIVA

Futuro do Hospital Regional será selado no dia 4 de setembro

Essa é a data para a abertura dos envelopes (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 27/08/2014 às 09:50Atualizado em 17/12/2022 às 09:24
Compartilhar

 Dia D

Futuro do Hospital Regional será selado no dia 4 de setembro. Essa é a data para a abertura dos envelopes contendo propostas de habilitação das quatro organizações sociais (OS) participantes da licitação realizada pelo Município para contratar o primeiro gestor do Hospital Regional. Antes, porém, no dia 30, a empreiteira Ghia terá de entregar a obra. Vence seu contrato exatamente neste sábado, depois de inúmeras prorrogações de prazo.

Pela metade

Apesar de esgotado o prazo para a construção do Hospital Regional, é certo que a empreiteira vai entregar apenas parte do serviço. Secretário municipal Fahim Sawan já está até conformado com essa situação, mas comemora que o HR acrescentará de imediato 123 leitos hospitalares para atendimento à população, além de bloco cirúrgico completo e pelo menos uma UTI com dez leitos. O restante do complexo hospitalar ficará para a segunda etapa. Quem quer arriscar um palpite sobre a data?

Tintim por tintim

A propósito, o secretário de Saúde e o prefeito Paulo Piau fizeram várias reuniões com representantes do Ministério Público estadual e federal para demonstrar a necessidade de contratação de uma OS para gerir o Hospital Regional. Em todas as oportunidades enfatizaram a impossibilidade de o Município assumir essa tarefa por si mesmo.

 Costuras – A transformação do antigo Hospital Universitário em hospital para cuidados prolongados vai depender de solução jurídica que possa viabilizar parceria entre Município, Uniube e UFTM. Segundo Fahim, o Município não tem dotação orçamentária para locação daquele imóvel, embora o secretário entenda como indispensável o aproveitamento daquela estrutura hospitalar para atendimento à população, em especial pacientes que precisam de internação por 30 ou 40 dias para se recuperarem.

 Vencendo a fila – Depois do mutirão para cirurgias de joelho e o arrastão da mamografia, o próximo alvo para zerar a fila eletrônica serão os exames de imagem. O atraso é enorme e a fila, quilométrica, de pacientes à espera de ultrassom e similares.

De olho

O prefeito Paulo Piau quer câmeras de segurança e videomonitoramento em todas as escolas da rede municipal. O sistema será lançado oficialmente no dia 4 de setembro e o próprio prefeito deve instalar a última câmera na Escola Anísio Teixeira (antigo Caic). Só na Educação serão 73 prédios beneficiados (escolas, Cemeis, Cemeas, depósito e biblioteca). Mas a ação é ampla e vai garantir vigilância com câmeras de segurança também em 17 unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social (Cras, Casa de Proteção, UAI e outros) e 14 vinculadas à Secretaria de Administração, como Mercado Municipal, Procon, Horto, Albergue e Cemitério.

 Monitoramento

O contrato firmado entre a Prefeitura e a Alvo Segurança, de Belo Horizonte, prevê a instalação de câmeras, monitoramento e manutenção do sistema. A empresa vencedora da licitação terá de instalar, também, serviço de apoio tático e uma central de monitoramento em Uberaba para atendimento imediato às ocorrências. O que chama a atenção é ver empresa da capital entrando no mercado local, embora aqui tenhamos excelentes prestadores do mesmo serviço. O que pegou, segundo consta, foi o preço! Pois é. Como é que pode ficar mais barato para uma empresa de fora montar uma estrutura dessas aqui do que para as empresas já estabelecidas na cidade?

Na mira

Está prevista para abril de 2015 a inauguração do hotel InterCity em Uberaba. Projeto prevê 121 apartamentos e 50 empregos diretos a partir da inauguração. A incorporação e a construção do empreendimento são da Metacon Engenharia, empresa com 15 hotéis no seu portfólio espalhados pelas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país. O investimento total é estimado em R$ 20 milhões.

 Presença

Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Nova CAA/MG, será um dos homenageados com a Comenda “Edson Prata”, durante o 8º Congresso de Direito Processual de Uberaba. Além de ser advogado prestigiado em Minas, especialmente em Belo Horizonte, onde milita, e estudioso operador do Direito, Sérgio Murilo Braga tem desenvolvido um trabalho digno de todos os elogios no comando da Caixa. Homenagem está prevista para as 13h do dia 11 de setembro, no Centro de Cultura da Fiemg.

Dica ATEMTO

A Atemto Medicina e Segurança do Trabalho representa em Uberaba e em toda a região excelência nos requisitos atendimento, técnica e competência profissional. A clínica se destaca ao aliar uma estrutura diferenciada a uma equipe experiente na área de Medicina e Segurança do Trabalho. Conheça a Atemto e veja a diferença de ter uma assessoria competente ao lado da sua empresa!

Fernanda Borges

Esta é a equipe ATEMTO, atenta à saúde e qualidade de vida dos seus colaboradores e à sua também

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por