ALTERNATIVA

Gabinetes dos vereadores podem mudar para o antigo prédio do Jockey

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 10/12/2025 às 22:15
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

A demora dos Correios em analisar a proposta de Uberaba para destinar o prédio da Praça Henrique Krugger para a Câmara Municipal poderá levar os gabinetes dos vereadores para outro imóvel: o antigo prédio do Jockey, na Praça Rui Barbosa. Presidente Ismar Marão já está com as chaves do imóvel para avaliação da conveniência da troca. De antemão, Marão diz gostar da ideia. Primeiro, porque vai levar movimento para a região central da cidade. Segundo, porque facilitará a locomoção dos vereadores e de seus assessores, já que o prédio fica em frente ao Paço municipal. Sem contar que o prédio do Jockey tem possibilidade de abrir estacionamento com acesso pela rua Segismundo Mendes.
 
DUPLA FINALIDADE
A antiga sede do Jockey Club, na Praça Rui Barbosa, foi comprada pela Prefeitura no governo Paulo Piau para ser dada em pagamento de parte da dívida do município com o Ipserv. Mas o instituto de previdência jamais se interessou pelo imóvel, que está parado há mais de cinco anos, se deteriorando, o que é uma pena. Um prédio maravilhoso, emblemático, que foi palco de festas memoráveis, inclusive com a presença de governadores e presidentes da República. Por isso, caso a Câmara realmente se instale naquele prédio, certamente irá resgatar um pouco da memória da cidade, valorizando um patrimônio cultural de Uberaba.
 
PLENÁRIO
Vale destacar que o antigo prédio do Jockey tem espaço suficiente para abrigar também o plenário, para que ali sejam realizadas as sessões legislativas e eventos de homenagens, com espaço nobre como convém a um Poder que representa o povo. Além disso, há um ginásio espetacular, onde a Câmara poderá promover eventos esportivos e atividades culturais (como apresentações de dança, música, etc), incentivando a comunidade a participar e oportunizando às escolas o uso para apresentações abertas à comunidade. Por todos esses motivos, o antigo prédio do Jockey é infinitamente superior ao dos Correios e muito mais versátil.
 
DIÁLOGO
Por falar no Presidente Ismar Marão, nesta quarta-feira ele reuniu representantes de entidades de classe associadas à ADUB – Associação para o Desenvolvimento de Uberaba – com o objetivo de ouvi-las sobre o projeto de lei de incentivo ao centro da cidade.  De autoria do Executivo, o projeto foi protocolado na Câmara na semana passada, e estabelece isenções tributárias e fiscais municipais, com o objetivo de atrair investimentos residenciais e empresariais na região central. Participaram da reunião os presidentes da ADUB, Gilberto Resende; do IEATM, Cláudio Oliveira; do Sindicomércio, Luciano Ciabotti; do Sinhores, Fernando Abdalla; do Cigra, Maurício Pincelli; e da CDL, Lourival Ferreira da Costa. Também participaram os vereadores Caio Godoi, Lu Faquineli, Baltazar, Luiz da Farmácia, Anderson Dois Irmãos e Samuel Pereira, além do secretário de Governo, Beethoven Oliveira. Presidente Ismar Marão se comprometeu a pautar a votação do projeto no dia 16, penúltima sessão ordinária do Legislativo em 2025.

VAMOS QUE VAMOS
Estamos confiantes que esse projeto de lei de incentivo será aprovado, porque realmente representa uma oportunidade excelente para a revitalização do centro da cidade. A concessão de isenção de IPTU e de ISSQN poderá tornar os imóveis na região central mais atraentes aos empreendedores, seja para construção de moradias populares, edifícios garagem ou de escritórios, dentre as muitas possibilidades que esse projeto abrirá.
 
NOVOS TEMPOS
O mais interessante é que tanto o Executivo, quanto o Legislativo estão procurando ouvir a comunidade antes de bater o martelo na construção dos projetos e na votação. Num primeiro momento, o governo chamou lideranças para discutir a proposta da lei de incentivo e acatou muitas das sugestões apresentadas para o aperfeiçoamento do texto. Nesse segundo momento, o presidente Ismar Marão abriu o diálogo para saber se o projeto de fato contempla tudo aquilo que as lideranças esperam para trabalharem, juntos, pela recuperação do prestígio (total ou parcial, que seja) do centro da cidade.
 
VIABILIDADE
Não basta ser simpático. Não basta ser de Uberaba. Precisa ser viável. Alerta nesse sentido foi reforçado pelo ex-deputado federal Franco Cartafina, em entrevista ao programa O Pingo do Jota. Com a experiência de quem vai disputar sua sexta eleição, Franco destacou que a lei eleitoral em vigor mudou muito as regras de antigamente e hoje os candidatos e os partidos precisam vencer cláusulas de barreira para conseguir eleger deputados. 
Eleição para deputado não é eleição para vereador. Mas nem todos os eleitores entenderam isso ainda.
 
NA ESTRADA
Enquanto alguns pré-candidatos ainda não sabem se vão disputar as eleições para deputado estadual ou federal, Franco já vem costurando sua pré-candidatura há mais de um ano. Em mais de 100 municípios mineiros ele pavimentou apoios para lutar por uma cadeira na Câmara dos Deputados. Por sua experiência, de quem alcançou mais de 72 mil votos e não se elegeu em 2022, Franco rasga o verbo: quem vai começar agora não está mirando sucesso nas urnas em 2026. Pode estar de olho em 2028 ou 2030, mas não em 2026. E vai atrapalhar Uberaba na sua luta pelo resgate da representatividade política em Brasília e BH. Recado dado. E bem dado.  
 
DE OLHO
Em que pese o esforço dos movimentos apartidários no sentido de conscientizar os eleitores sobre a necessidade de Uberaba voltar a eleger seus deputados estaduais e federais, Franco fez outro alerta importante na entrevista à Rádio JM. Muitas lideranças locais estão mais preocupadas com compromissos partidários do que com o compromisso com a cidade. O eleitor precisa ficar atento para não se deixar iludir.
 
CENÁRIO
Na eleição de 2010, cerca de 80% dos eleitores de Uberaba votaram em candidatos locais. Já na eleição seguinte, de 2014, esse percentual caiu para 72%. Em 2014 foi pior, caindo para 65%. Mas em 2022, 54% dos eleitores votaram em candidatos de fora, contra 46% que votaram em candidatos locais. Ou seja, mais da metade do eleitorado uberabense desperdiçou seu voto com forasteiros, muitos dos quais nem sabiam (como continuam não sabendo) onde fica a Praça Rui Barbosa. Quem está errado? O candidato ou o eleitor?
 
PERNICIOSOS
Tanto os forasteiros, quanto os compromissos partidários atrapalham os candidatos da cidade, porque levam daqui os votos que poderiam eleger deputados para chamarmos de “nossos”. É a chamada pulverização dos votos, altamente tóxica para a cidade e para a região.
 
PASSO ADIANTE
“Meu retrovisor é menor do que meu pára-brisas”. Assim reagiu Franco Cartafina ao ser questionado sobre a declaração da prefeita Elisa, segundo a qual ele precisaria pedir desculpas aos eleitores pelos erros da eleição de 2024. “Se formos olhar para trás, haja desculpas para serem pedidas de lado a lado” – disse Franco, reforçando que está disposto a trabalhar por Uberaba. O que passou, passou. Agora é olhar pra frente, para evitar que a cidade e a região fiquem mais quatro anos sem deputado”, ressaltou Franco.
 
LUZES
ABCZ acende as luzes da sua aguardada iluminação de Natal do Parque Fernando Costa nesta quinta-feira. É uma das maiores atrações de fim de ano em Uberaba.
 
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Nesta quinta-feira também tem audiência pública – a última – para discussão do projeto de revisão do Plano Diretor de Uberaba. Será das 18h às 21h, no anfiteatro da Prefeitura.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por