Ligações interbairros
Segundo apurou esta coluna, a Administração municipal está tocando em sigilo vários projetos que poderão mudar o sistema viário em Uberaba, criando novas ligações interbairros. Ao longo dos anos, um dos maiores problemas do trânsito na cidade é a falta de continuidade de ruas e avenidas. Muitas delas são abertas num bairro, mas não cortam a cidade até alcançar outros bairros. “Morrem” onde nascem. Consta que algumas dessas aberrações são alvos de estudos técnicos de viabilidade pelo governo Piau.
Por baixo ou por cima
Dentre as ruas em estudo estaria a Emerenciano Junqueira (Vila Olímpica), próxima ao Praça Uberaba Shopping. Essa rua poderá ligar Fabrício e Vila Olímpica à avenida Leopoldino de Oliveira, na Univerdecidade, assim como à rua Cândida Mendonça Bilharinho, no Mercês. A solução pretendida é um viaduto, cuja construção pode esbarrar nos altos custos da obra. Alternativa é rasgar a rua até atingir a avenida, até que haja recurso para viaduto.
Outros pontos
Avenida Padre Eddie Bernardes, por sua vez, foi promessa de campanha do então candidato Paulo Piau. O projeto e levantamento de custos já estariam em curso, segundo consta.
Em obras – Ao contrário das outras vias em estudo, a obra de prolongamento da avenida José Solé Filho já está em curso e vai desafogar o trânsito das Mercês, Tutunas, Uberaba I até alcançar o DI-1, a rodovia e o conjunto Alfredo Freire. No futuro, ambulâncias e veículos de resgate poderão cortar caminho por essa avenida para alcançar mais rapidamente o Hospital Regional.
História – Esta segunda-feira marca a abertura do acervo do extinto jornal Lavoura e Comércio à consulta popular no Arquivo Público de Uberaba. As coleções dos exemplares ao longo de mais de um século retratam a história do município, revelando hábitos, costumes, fatos marcantes no cotidiano da nossa cidade.
Alô, PM!
Pivetes andam intimidando motoristas que estacionam seus veículos à noite, em frente ao Jornal da Manhã. São garotos ainda, mas se armam com paus e pedras ao abordar as pessoas, em busca de dinheiro, sob a alegação de ter “vigiado” o carro. Clientes dos estabelecimentos comerciais vizinhos já reclamaram várias vezes, mas nenhuma providência foi tomada. Precisamos que uma viatura da PM se lembre dessa área e circule por aqui após as 20 horas. Pelo menos.
Lixo do lixo
Vereador Marcelo Borjão está indignado com o projeto de lei do lixo enviado pelo Executivo à Câmara e arquivado na sessão de sexta-feira. Borjão, que foi relator do projeto, considerou “um absurdo” o PL e apontou erros graves no projeto, que, se vingasse, estabeleceria bitributação para os grandes geradores de lixo em Uberaba. Borjão alertou que o contribuinte já paga taxa de coleta de resíduos junto com o IPTU, anualmente. Não se justifica a criação de um segundo tributo sobre a mesma origem, que é a geração de lixo. Não bastasse, Borjão criticou duramente a negligência da Secretaria de Infraestrutura ao estabelecer os parâmetros para a pesagem do lixo no projeto, passando por cima das diferenças entre quilos e litros e, assim, penalizando também os pequenos e médios geradores, como padarias, varejões, lanchonetes e restaurantes, que seriam atingidos pela regra.
Detonando
Na sessão da Câmara desta segunda-feira, o vereador Marcelo Borjão vai voltar ao assunto do lixo, já que o Executivo pretende apresentar outro projeto de lei tratando da matéria, futuramente. “É uma vergonha o que está acontecendo. Esse é o segundo projeto com erros grosseiros enviado pela Secretaria de Infraestrutura. Reconheço que o prefeito não consegue ver tudo e para isso ele tem os secretários. Aí eu pergunt cadê a responsabilidade do secretário, que não vê isso?”, questiona Borjão.
Na estrada
Com o recesso do Legislativo a partir da próxima semana, o vereador Samuel Pereira vai intensificar sua campanha para deputado estadual. E ele está bastante animado com os apoios que vem recebendo, tanto em Uberaba quanto na região, onde já está trabalhando há bastante tempo em busca dos 38 mil votos que poderão assegurar-lhe uma cadeira na ALMG a partir de 2015.
Arraial do Kaká
Pelo sexto ano consecutivo, vereador Edcarlo Carneiro promove o “Arraial do Kaká Se Liga”, hoje à noite, na rua Maranhão, esquina com a rua Mato Grosso. A entrada é franca. Kaká espera reunir mais de três mil pessoas na festa, que terá apresentação de bandas e grupos de dança, sorteio de brindes, pescaria etc. Só não vai ter quadrilha!
No prelo
O médico uberabense Celso Salgado de Melo está na fase final da edição do livro Tratado da Estimulação Cardíaca. Com mais de 1.500 páginas, será o maior compêndio do mundo sobre arritmias cardíacas e os modernos métodos tecnológicos de diagnóstico e tratamento dessas doenças. Na obra, o autor também homenageia os seus ex-professores Humberto Ferreira, Randolfo Borges Júnior, Ézio di Martino, Lineu Miziara, Sylvio Prata, Romes Cecílio e Edson Luiz Fernandes.
Atitude
Ver, pensar e agir com conhecimento, rapidez e responsabilidade são os princípios básicos da prevenção de acidentes. Fique atento quanto à escolha do prestador de serviços à sua empresa, na área de Medicina do Trabalho, para ter a orientação correta. Atemto - Medicina e Segurança do Trabalho - é a sua melhor opção em Uberaba.