(Foto/Divulgação)
Geoparque Terra de Gigantes rendeu dois prêmios a Uberaba, na etapa estadual da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (FOTO ACIMA). Dos 315 projetos inscritos, Uberaba venceu nas categorias Cidade Empreendedora e Turismo e Identidade Territorial, exatamente as duas em que concorreu. O anúncio dos vencedores foi feito na manhã desta quarta-feira, em Belo Horizonte. Representando Uberaba estavam a prefeita Elisa, a superintendente de Micro e Pequenas Empresas, Carolina Ribeiro; a diretora de Turismo, Feiras e Eventos, Maria Aparecida Basílio; a presidente da Associação Geoparque Uberaba, Paula Cusinato, e os timoneiros do Sebrae em Uberaba e região, William Rodrigues de Brito, Marcius Mendes e Daiana Rodrigues. Nosso Geoparque vai projetando Uberaba em todas as frentes, o que é muito positivo para a cidade..
FALTA POUCO
Por falar em Geoparque, as réplicas de dinossauros importados da China pelo empresário Hermany Andrade Junior, o Jota Junior, já estão cegando em Peirópolis. Em breve estarão instalados e em funcionamento no primeiro parque temático da região, com expectativas concretas de atrair um grande número de turistas.
GEOPRAÇA
Ainda na esteira do Geoparque, Uberaba vai ganhar a primeira “geopraça”. Por iniciativa do ex-secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Herval Kobayashi, a Praça Afonso Teixeira vai passar por uma faxina daquelas, no dia 27, sábado. Herval é aluno do projeto Renova BR e escolheu a revitalização da Praça como tarefa no Dia de Renovar o Brasil. Além da limpeza geral do espaço, o paisagismo da praça será refeito, com plantio de mudas, nova iluminação etc. Tem mais: a ideia é remover a pichação do local, e chamar grafiteiros para desenvolver sua arte com o tema do geoparque. A ideia tem tudo para dar certo e devolver a pracinha da rua Monte Alverne, perto da Escola Castelo Branco, ao uso dos moradores do seu entorno. Interessados em participar desse mutirão para recuperação da pracinha podem aparecer lá no sábado, dia 27. Além de ajudar poderão curtir boa música e opções nos food trucks – promete Herval.
SUPER POP
Depois de ser exonerado do cargo de adjunto, Herval assumiu a responsabilidade de acompanhar de perto a gestão do Restaurante Popular. Segundo ele, depois da empolgação popular com a “novidade”, o fornecimento de refeições e marmitex se estabilizou agora. Se no começo as vendas de marmitex no ponto do Boa Vista chegaram a 600 por dia, atualmente estão em 200 unidades. Já no Restaurante Popular, a média de refeições servidas diariamente está em 600.
PRA DEPOIS
Entende Herval que ainda não está na hora de pensarmos em servir café da manhã ou jantar no Restaurante Popular. Pelo contrato, a empresa gestora tem de servir até mil refeições por dia, o que significa que sobraria espaço para 150 a 200 refeições, entre café da manhã e jantar. Não compensa.
MÚSICA, MAESTRO
Em compensação, o Restaurante Popular passará a contar com palco aberto a manifestações culturais. Mas, nada de karaokê ou espaço para aventureiros. Tudo organizado, com inscrições prévias – diz Herval.
DINDIM
Obra de construção de quadra poliesportiva no CEMEI Maria Elisabete Salge Melo sofreu reajuste de preço de 7,9%, saltando dos R$ 825.352,66 contratados para R$ 890.925,32.
SUA BÊNÇÃO
Quem tem madrinha não morre pagão. O ex-adjunto da Secretaria do Agronegócio, Ildeu Menezes, acaba de ser nomeado para o cargo de assessor especial de Gabinete da prefeita Elisa. Ildeu é pré-candidato a vereador.
TÔ FORA!
Embora filiado ao Progressistas recentemente, o ex-vereador Hamilton Félix garante que não pretende disputar a eleição para a Câmara, este ano. Segundo ele, sua idade já está um pouco avançada para enfrentar a maratona de campanha eleitoral. Hamilton Félix antecipa que irá apoiar a pré-candidatura do jovem empresário Thiago Silva, também filiado no PP.
POLE POSITION
Saiu esta semana o ranking do desempenho dos hospitais públicos e filantrópicos de Minas Gerais, de acordo com os dados do programa Valora Minas, do governo estadual. A avaliação se refere aos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado. Dos 100 pontos que os hospitais deveriam alcançar, apenas o Hospital Hélio Angotti conquistou nota máxima, em Uberaba.
RANKING
O Hospital Regional ficou em segundo lugar, com 60 pontos, seguido pelo Hospital Universitário Mário Palmério, com 48,24 pontos, e por último o Hospital de Clínicas da UFTM, com apenas 37,75 pontos. Essa avaliação feita pelo Estado e agora divulgada foca os usuários do SUS unicamente, e leva em consideração, dentre outros itens, o poder de gestão dos hospitais e a vinculação do repasse de recursos públicos aos resultados assistenciais apresentados. É uma avaliação técnica, e totalmente isenta de injunções políticas.
POR QUÊ?
Por incrível que pareça, a Sicoob Credileite não se posicionou oficialmente após decisão liminar judicial que suspendeu a eleição marcada para sábado (20). A eleição era um tópico da pauta da assembleia geral. Com a falta de comunicação e muito bochicho, os cooperados estão perdidos. Num grupo de Whatsapp, com apenas cerca de 200 participantes contra um universo de 7 mil cooperados com direito a voto, alguém colocou que a assembleia está confirmada e a eleição suspensa. Convenhamos: o ideal seria a publicação de retificação do edital apontando o motivo. No mínimo o esperado, em nome da transparência, seria a divulgação de um comunicado oficial.