Questão fechada
A julgar pela entrevista exclusiva concedida pelo prefeito Paulo Piau ao Jornal da Manhã, no domingo, a contratação de empresa para o novo georreferenciamento é questão decidida, sem volta. Embora o trabalho esteja orçado em quase R$ 8 milhões, o prefeito defende o geo como necessário para fazer justiça tributária em Uberaba.
Na ponta do lápis
Segundo Piau, a PMU estima em 25 mil imóveis em situação irregular e que não estão pagando IPTU. O número é tão alto que dá para duvidar se os fiscais da PMU andaram trabalhando direito nos últimos seis anos, a ponto de não flagrarem essas construções clandestinas enquanto estavam em andamento. Vale lembrar que o último georreferenciamento foi feito há exatos seis anos. É justamente nesse curto intervalo de seis anos que teriam surgido – em tese – esses 25 mil imóveis clandestinos. Não seria, então, o caso de uma investigação interna para apurar responsabilidades?
Justiça tributária
Por outro lado, o prefeito defende a revisão da planta de valores imobiliários para resolver o problema das disparidades de preços dos imóveis em Uberaba. Segundo ele, “temos casos de pessoas que moram em lugares que se desvalorizaram e continuam pagando o imposto mais caro, ou mesmo o inverso, há quem pague menos, sendo que a região onde mora teve grande valorização”. Que essa é uma necessidade não se nega. Há casos de imóveis superavaliados para efeito de tributação, inviabilizando a compra e venda. Não raro os corretores de imóveis reclamam da impossibilidade da venda de determinado terreno ou casa pelo valor venal estabelecido pelo Município. Resta saber se essa revisão proposta pelo governo Paulo Piau vai conseguir realmente agradar a gregos e troianos.
Canoa única – Falando sobre as eleições de 2018, o prefeito garante que não é homem de ficar em pé em cima de duas canoas. Vai honrar o compromisso político com os deputados Marcos Montes e Tony Carlos, mas não vai atrapalhar nem Aelton Freitas, nem Adelmo Carneiro, pois reconhece que os dois estão trabalhando por Uberaba.
Xô, forasteiros! – Se dependerem de apoio ou ajuda do prefeito, os candidatos paraquedistas estarão perdidos. “Temos que mandar esses paraquedistas embora. Que vão caçar votos em outras praças, aqui não”! Porém, se quisermos realmente evitar o desperdício de votos em candidatos forasteiros que só aparecem aqui em períodos eleitorais, teremos de começar o quanto antes uma campanha firme em defesa do voto em candidato local. Não importa que o candidato busque a reeleição ou seja um estreante na disputa. Importa que seja afinado com Uberaba e esteja disposto a trabalhar por nossa cidade em Brasília ou BH.
Criança Feliz
Acredite se quiser: entre as cerca de 200 pessoas que acompanharam a agenda ministerial em Uberaba, nesta segunda-feira, seis manifestantes entraram no anfiteatro da Prefeitura para protestar contra o programa “Criança Feliz”. Trata-se exatamente do programa que o ministro de Desenvolvimento Social, Osmar Terra (PMDB), veio apresentar na cidade. Médico de formação, Terra explanou pacientemente os conceitos do programa, focados no acompanhamento da primeira infância. Nem é um projeto polêmico para gerar protestos...
Democracia
Os manifestantes foram inicialmente orientados a protestar do lado de fora da Prefeitura, já que a palestra do ministro era considerada reunião de trabalho. O prefeito Paulo Piau interveio e permitiu que os manifestantes permanecessem dentro do Anfiteatro, desde que não atrapalhassem a explanação. A GM foi alertada, mas a manifestação seguiu silenciosa. Na chegada, Piau pediu que os manifestantes erguessem os cartazes para que ele pudesse ler. Após isso, o evento seguiu tranquilo e apenas um dos manifestantes ficou lá até o final.
Lição oportuna
Ao contrário de outras autoridades federais que visitam a cidade, o ministro Osmar Terra atendeu a imprensa com simpatia e solicitude. Importante esse registro para ver se outros ministros e demais autoridades aprendem com a simplicidade de Terra e entendem que a imprensa está ali da mesma forma: trabalhando. Tem gente que assume cargo público e se deixa dominar pela soberba, se esquecendo que o poder é efêmero e às vezes não passa de ilusão.
Coisa Nossa
O empresário Gilberto Rezende recebe vários formadores de opinião hoje na Casa do Folclore para o lançamento do programa “Coisa Nossa”, que vai ao ar no Canal Câmara do Legislativo de Uberaba. O programa promete ser um resgate das diversas manifestações culturais e artísticas de Uberaba. Gilberto possui uma vasta coleção em vídeo de entrevistas e apresentações de personagens históricos da cultura uberabense e promete mesclar o presente e o passado na atração que irá ao ar diariamente.
Apertando o cerco
Os próximos radares a entrar em operação em Uberaba terão compatibilidade com a tecnologia OCR de identificação de placas de veículos roubados. A pedido do prefeito Paulo Piau, a Codiub requisitou a inclusão desse detalhe na próxima licitação. Aliás, essa licitação já vem se arrastando há um tempão, entre idas e vindas. Agora, com essa nova alteração, o edital deverá deixar claro que as informações obtidas pelos radares poderão ser repassadas para as forças de segurança do município, Estado e União, o que será realmente um avanço no combate ao furto e roubo de veículos.
Trabalhando em silêncio
Por falar no assunto, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Defesa Social e a Codiub prometem entrar firmes no uso da tecnologia em prol da segurança pública. Os secretários envolvidos garantem que teremos novidades em breve e que Uberaba não vai ficar para trás nessa matéria. Um projeto audacioso estaria sendo preparado para a área. A conferir!