ALTERNATIVA

Gestão do Hospital Regional pode trazer ônus à população

Desde quando anunciado tem gerado polêmica e discussões (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 19/11/2013 às 10:26Atualizado em 19/12/2022 às 10:10
Compartilhar

Sobre a gestão do Hospital Regional

Nosso Hospital Regional já nasceu predestinado a ser um problema. Desde quando anunciado tem gerado polêmica e discussões, começando pela localização excessivamente próxima ao cemitério. Depois veio essa obra, alvo de toda espécie de críticas, desde o projeto até a montanha de dinheiro enterrada na construção (que parece interminável), passando pela açodada inauguração do prédio nos últimos instantes do governo passado. Agora vem a polêmica da gestão do Hospital Regional. O prefeito quer se livrar desse abacaxi e alega, com razão, que o Município não tem condições técnicas e financeiras para assumir a tarefa. Lideranças locais na área da saúde não aceitam o modelo de gestão proposto pelo governo Paulo Piau, as tais Organizações Sociais (OSs). E assim o impasse vai se arrastando em discussões, enquanto o povo padece com a falta de leitos hospitalares em Uberaba.

Mais técnica, menos ideologia

Em que pese o respeito às vozes dissonantes, nunca vi no Brasil qualquer hospital público municipal que tenha uma administração-modelo, capaz de ser copiada por Uberaba, com sucesso. O Poder Público, aliás, não é exemplo de gestão em segmento algum, não apenas na Saúde. É modelo, sim, de desperdício, burocracia, e, não raro, de ineficiência, desvios de verbas, fraudes, cabide de emprego. Por essas e por outras, não seria mais prudente entregar a gestão do HR a quem realmente tenha conhecimentos técnicos comprovados? Se não der certo, há a opção de rescisão do contrato entre as partes e substituição do prestador de serviço por outro.

Custo da máquina

Além da politicagem a que o HR estará sujeito sob administração do Município no futuro, há que se levar em conta o custo que representará para todos nós – contribuintes – manter uma estrutura caríssima como é a de um hospital. Sim, porque não se iluda: o governo não pensará duas vezes em transferir para nossos ombros os ônus da manutenção do Hospital. Se não mexer no nosso bolso, vai nos privar de obras e outros benefícios coletivos para atender às demandas do HR. É mau negócio, sob qualquer ângulo que a questão seja analisada. OS pode não ser ideal, não se sabe, até porque esse assunto é técnico e exige conhecimentos mais aprofundados. Mas ideal também não é gestão pelo Município e essa fórmula de gestão pública tem de ser descartada de cara.

Falsos - Vários trabalhadores de usinas de Uberaba e região foram dispensados nessa segunda-feira, depois de apresentar atestados médicos considerados falsos. Descoberta foi feita a partir do recebimento de denúncia de que os atestados falsos teriam sido usados para justificar faltas ao trabalho.

Na mão – Com as demissões em série por conta dos tais atestados falsos, várias usinas temem a falta de mão de obra justamente agora, que estão em período de safra. Boa parte delas, aliás, está efetuando o pagamento antecipado dos direitos trabalhistas dos demitidos para evitar problemas.

E a segurança???

Reuniões e mais reuniões na Prefeitura para definir a programação de Natal, envolvendo iluminação de ruas comerciais, apresentações culturais em pontos específicos, etc. Prefeito quer resgatar os natais de antigamente. Mas, ele se esquece que os tempos hoje são outros. Quem tem coragem de deixar as lojas iluminadas, com vitrines decoradas, para visitação dos fregueses à noite? Antigamente era possível passear depois das 18h pela rua Artur Machado e apreciar as belas vitrines das lojas. Os corais saíam cantando pela rua e o povo parava nas calçadas para ouvir. Hoje, com essa onda incontrolável de assaltos em Uberaba, quem se arrisca a andar a pé na rua Artur Machado à noite?

Vai agir? - Moradores da rua Nacib Cury gostaram da troca dos paralelepípedos por asfalto. Mas querem que a Prefeitura discipline o estacionamento na via. Quando de missas e celebrações, não dá nem para andar de carro na rua, porque a mão é dupla e quase em todos os quarteirões adjacentes. Às vezes, um motorista tem de voltar de marcha a ré para outro veículo passar. Alô, Settrans!

Lazer na faixa

Vai pintar nos próximos dias o projeto Lazer na faixa, que pretende destinar espaço exclusivo para bicicletas, patins e skate em algumas avenidas de Uberaba. O trajeto incluirá as avenidas Santos Dumont e Nenê Sabino, entre outras, onde serão pintadas faixas no asfalto para delimitar a área dos praticantes de esportes nos fins de semana e feriados.

Reeleição

Presidente Manoel Rodrigues Neto é candidato à reeleição na Aciu, no pleito marcado para o dia 2 de dezembro. Chapa tem algumas alterações na composição em relação à diretoria atual, incluindo alguns reforços de “peso”, como Rivaldo Machado Borges Júnior, na vice-presidência, e as empresárias Maria Paula Mendes Carvalho, Silvânia Pinti e Taciana Afonso.

Rafael Leite

É um absurdo o que se vê no trânsito de Uberaba, todos os dias. Mas ontem foi demais. Caminhão caçamba e veículo disputavam espaço na avenida Guilherme Ferreira e derrubaram as motos de todos os empregados da Moto Zema, por volta de 13h. As motos estavam estacionadas regularmente. Veja no que deu a imprudência! Felizmente ninguém se machucou...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por