Um “Triunfo”
Com perdão do trocadilho, a conquista da unidade da Construtora Triunfo para Uberaba pode ser considerada um verdadeiro “triunfo”. Embora a divulgação do fato tenha passado quase despercebida de grande parte da população, porque foi feita num fim de semana, o certo é que a construtora vai gerar mais empregos do que a própria Vale Logística, anunciada quase na mesma data com toda pompa e circunstância no gabinete do prefeito. Só a filial da Triunfo vai empregar mais de mil pessoas aqui!
Gigante do setor
Para quem não sabe, Triunfo é uma das gigantes da construção civil no país. Recentemente integrou o consórcio que venceu o leilão das concessões das rodovias BR-060, BR-153 e BR-262, nos quais estão previstas 11 praças de pedágio a partir da conclusão das obras de duplicação das pistas. Além de rodovias, a Triunfo atua nos segmentos de administração portuária e aeroportuária e geração de energia, integrando também o consórcio vencedor do leilão do Aeroporto de Viracopos, em Campinas.
Novo batalhão
Foi positiva a reunião da comitiva uberabense em Belo Horizonte. Lideranças políticas e classistas, capitaneadas pelo prefeito Paulo Piau, ouviram do governador Anastasia a confirmação da instalação do 2º Batalhão de Polícia Militar em Uberaba. Essa era uma reivindicação antiga, que agora se confirma finalmente. O mais importante é que Estado vai liberar mais policiais para reforçar o efetivo na cidade, que, convenhamos, é extremamente limitado face ao número de habitantes de Uberaba e à crescente onda de violência que aqui se verifica. Pra falar a verdade, a vinda dos PMs é mais urgente do que a criação de um novo batalhão.
De volta – Governador Antonio Anastasia estará em Uberaba no dia 1º, sábado de carnaval e véspera do aniversário da cidade. Visita foi confirmada ontem, durante a visita do prefeito a BH.
Digital – Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba estreia um novo site informativo, mais bonito e recheado de informações.
Inconveniência
O volume de queixas de leitores contra ligações da Vivo fora de hora só tem aumentado. São telefonemas para números fixos, geralmente após 20h, ou aos sábados à tarde, domingos pela manhã. Quando se fala “alô”, vem logo uma gravação chatíssima do outro lado da ligação. Um verdadeiro inferno!
Visita - A promotora da 14ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, do Idoso e do Deficiente Físico, Cláudia Alfredo Marques Carvalho, foi recebida à tarde passada pessoalmente pelo reitor Marcelo Palmério, em visita ao Hospital Universitário da Uniube.
Irregularidade
Mais de 90% dos vendedores ambulantes e quiosques de lanches em praças da cidade estão irregulares. E ainda assim tem gente oferecendo o ponto por R$500 mil. O problema é que as áreas são públicas. Quem comprar vai levar prejuízo, pois a Fiscalização já está de olho. Esse pessoal não paga impostos, não possui alvará sanitário e – pior – vende mercadorias contrabandeadas em muitos casos. Consta que apenas em um imóvel no centro da cidade várias salas foram alugadas para “guardar” produtos “piratas”. Entre os ambulantes, consta que a imensa maioria é de forasteiros...
Demora
A propósito, a criação do Conselho Municipal de Feiras Itinerantes está inexplicavelmente empacada. Até hoje não foi publicado o decreto no Porta-Voz, embora as entidades de classe locais já tenham indicado seus representantes. Interessante é que outros conselhos municipais saíram do papel num piscar de olhos, como o que precisava respaldar o Plano Diretor. E o das feiras itinerantes até hoje “ninguém sabe, ninguém viu”. Daqui uns dias começa aquela enxurrada de feiras de malhas, bordados e tudo o que concorre com o comércio local de forma desleal. E o Conselho não sai do papel...