Foto/L. Adolfo
Presidente Fúlvio Ferreira será o grande anfitrião da festa preparada pela CDL/Uberaba para a entrega do Mérito Lojista
Pegando fogo
A semana começou “em chamas” com a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra o ex-presidente Lula, Marcelo Odebrecht e Taiguara Rodrigues, sobrinho da primeira mulher do ex-presidente, e mais oito pessoas pelo esquema de desvios milionários envolvendo a empreiteira e liberação de recursos do BNDES para obras em Angola. Lula foi denunciado pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e corrupção ativa e passiva. As práticas criminosas teriam ocorrido entre 2008 e 2015 e envolveram, segundo o MPF, atuação de Lula junto ao BNDES e a outros órgãos em Brasília para favorecer a Odebrecht em empréstimos para obras de engenharia realizadas em Angola. Em retribuição, ainda de acordo com as investigações, a empreiteira teria pago aos envolvidos valores que, atualizados, chegam a R$ 30 milhões. Pois é. O esquema agora não inclui apenas um duplex no Guarujá ou um sítio no interior de SP. Envolve uma grana preta.
Mais uma
Além da denúncia desta segunda-feira, Lula é réu em dois processos (um no Paraná e outro no Distrito Federal) e investigado em dois inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal, todos relacionados à Operação Lava Jato. Especificamente na denúncia relacionada às obras em Angola, a denúncia pede a condenação do ex-presidente por organização criminosa e lavagem de dinheiro, crime que, segundo os investigadores, foi cometido 44 vezes por ele.
Esquemão de Lula
Segundo os investigadores do MPF, a empresa de Taiguara Rodrigues, o tal sobrinho de Lula, não tinha experiência alguma no ramo de engenharia, mas fechou 17 contratos para prestação de serviços “complexos” para a Odebrecht nas obras em Angola. Na denúncia, o MPF afirma ainda que Lula supervisionou todo o processo de captação de contratos por Taiguara junto à Odebrecht, aconselhou o sobrinho sobre os negócios em Angola e o apresentou a empresários e autoridades estrangeiras nas visitas realizadas ao país em 2010.
Pela tangente – Para “esquentar” o dinheiro da propina da Odebrecht, Lula dizia ter recebido por palestras feitas por ele a convite da construtora.
Manifestação – Movimentos sociais ligados ao PT programam ato em solidariedade ao ex-presidente, ao argumento de que Lula está sendo “perseguido”.
Fechamento das contas
Reunião do prefeito Paulo Piau com seu secretariado durou mais de quatro horas na manhã desta segunda-feira. Na pauta, o fechamento das contas de 2016. Com dinheiro minguado, será necessário fazer uma tremenda ginástica financeira para encerrar o exercício sem enfrentar problemas fiscais. Novas despesas estão proibidas.
De olho
Até dezembro, todos os atuais ocupantes de cargos do primeiro escalão estão com emprego garantido. Mas, para o próximo mandato, Piau já anunciou intenção de promover mudanças no time. Pelo menos em duas pastas as trocas podem ser contadas como certas desde já. Quem vai cair? Façam suas apostas!
Peso certo
Vice-prefeito eleito João Gilberto Ripposati também está contando como certo que terá participação ativa na definição do secretariado de Piau para 2017. Quem conhece o vereador sabe que ele não aceitará nunca ser mera figura decorativa no governo.
E o lixo?
Pelo amor de Deus! Passar o fim de semana inteiro com lixo amontoado em casa não teve a menor graça. Desde quarta-feira o lixo acumulou à espera da coleta que não veio na sexta, nem sábado, nem domingo. Ontem, até o fechamento da coluna, o caminhão do lixo não havia dado o ar da graça na rua onde moro. Francamente!
Fechado!
Bancos e comércio de rua fecham as portas amanhã, feriado em louvor a Nossa Senhora Aparecida. No Shopping Uberaba, as lojas abrirão das 14h às 20h. Já os bares, restaurantes e supermercados não seguem uma programação única.
Oscar do Comércio
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba realiza a sua grande festa em torno do Mérito Lojista 2016 (o “Oscar” do comércio), no dia 19 de novembro, às 20h, no Centro de Eventos da ABCZ. Como já é tradição da CDL, a festa terá jantar por adesão e, neste ano, a animação ficará por conta da ótima Banda Seventy Company. Evento tem o apoio da Algar Telecom e Sicoob Uberaba. Reservas de convites (34) 3319-4403 / 3319-4400 ou compre pelo site: www.meritolojistauberaba.com.br Vale ressaltar que é proibida a entrada de menores de 18 anos.