ALTERNATIVA

GM prendeu os suspeitos de roubar o ar-condicionado da estação tubo

Era quem dava manutenção nos abrigos de ônibus (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 21/08/2014 às 10:59Atualizado em 19/12/2022 às 06:19
Compartilhar

 GÊ ALVES – REDATORA INTERINA

Credibilidade não é para qualquer um. E é justamente isto que a Associação Nacional de Jornais, a ANJ, quer mostrar em campanha de valorização do setor. Hoje, 170 jornais filiados à entidade (inclusive o Jornal da Manhã) publicam simultaneamente anúncio de sobrecapa com quatro páginas, criado pela Lew Lara, dando início ao movimento. Pesquisa mostrou o que todo mundo já sabe: que jornais são muito mais que os impressos distribuídos pela cidade, haja vista o seu alcance, especialmente com o advento da internet, e a credibilidade da qual dispõe junto à sociedade. Os diretores do JM, Lídia Prata, Luiz Ciabotti e Larissa Prata, acabam de chegar superentusiasmados de Congresso da ANJ.

Confirmado. A Igreja Católica em Uberaba confirma que o corpo de dom Alexandre Gonçalves do Amaral, morto há cerca de 13 anos, realmente apresenta boa parte ainda preservado. O atual arcebispo, dom Paulo Mendes Peixoto, atribuiu ao pároco da Catedral, onde está a cripta, monsenhor Walmir Ribeiro, a condição de porta-voz sobre o tema abordado pela coluna quanto à surpreendente constatação durante o sepultamento do corpo de dom Benedicto Ulhoa Vieira, no início deste mês.

Manifestação. Segundo o monsenhor, não houve e não há qualquer orientação no sentido de que quem presenciou o fato – a maioria integrantes do clero – se silencie. “Tínhamos certeza do processo total de decomposição até que o local foi aberto”, diz o religioso, explicando que a intenção era retirar os restos mortais de dom Alexandre, depositando-os em urna que seria alojada na cabeceira da cripta, como feito com os restos de dom Eduardo, criador da Arquidiocese, para sepultar dom Benedicto. Diante do inesperado, foi recolocada a proteção e o local fechado, tendo sido dom Benedicto sepultado na parte superior.

Detalhes. Se não trata a questão de forma abafada, a Igreja mantém cautela para tratar do assunto, certamente para evitar expectativas. O monsenhor Walmir, embora confirme não ter havido processo total de decomposição do corpo passados 13 anos, aponta para problema técnico, só agora verificado. É que quando a cripta foi construída, não foi providenciada vazão para a terra, cuja perfuração deverá agora ser feita. Outra observação é que dom Alexandre foi o primeiro corpo sepultado na cripta. Os corpos de dom Eduardo e monsenhor Olímpio foram exumados de onde estavam e apenas os restos mortais depositados na Catedral. Diante disto, a Igreja afirma não ter condições para avaliar tecnicamente como se comportaria a decomposição de um corpo na cripta. Um detalhe que chama a atenção e que o monsenhor confirma é que nenhum cheiro forte, cadavérico, era exalado do corpo de dom Alexandre.

Uma pergunta. O que esperar quanto ao combate às drogas, se o mal se arrasta por quase um século em Uberaba? Há 90 anos, conforme pesquisa do nosso articulista João Sabino, Orlando Ferreira (Doca) denunciava em seu livro “Terra Madrasta”- página 67, o tráfico de drogas em Uberaba. Vejamos: “Está assumindo um aspecto muito grave a venda de tóxicos, cocaína principalmente, nas casas públicas nocturnas da cidade, e mesmo por toda parte, a qualquer hora, nas barbas de quem quer que seja. As victimas dessa exploração são principalmente as decahidas. Os vendedores da morte agem despudoradamente, certos de não serem incomodados”. (Lavora e Commercio nº 2.751, de 16-10-1924).

Retrato. Se país afora a saúde pública dispensa comentários, na área privada a situação não tem sido muito diferente. Não tivesse sentido na pele, empresário de Uberaba por certo não acreditaria na dura realidade. Na terça-feira, com plano de saúde completo, procurou atendimento de pronto-socorro de hospital particular. Sentindo-se mal, ficou mais de seis horas aguardando atendimento. “Tinha até gente no chão, parecendo hospital público do Nordeste”, comentou.

De volta. Quem tem mais de 30 anos certamente se lembra dos belos desfiles de Sete de Setembro na avenida Fidélis Reis. Pois é, o evento este ano volta para o local cujo trânsito está sendo remodelado, transformando o espaço em superampla avenida. A Polícia Militar foi fundamental para que o desfile não morresse em Uberaba. Em 2012, apenas duas escolas participaram; em 2013 a Prefeitura reabraçou a parada com 29 escolas.

Provisório eterno?. A interdição do UTC pela Prefeitura, segundo esclarecimento oficial, foi exclusivamente por falta de alvará. E por que não tinha alvará? Segundo a Prefeitura, por falta de laudo dos bombeiros. Agora se o clube conseguiu mandado de segurança para reabrir é outra história. Conforme o município, ao contrário do que foi dito, não houve pedido formal de renovação de alvará provisório, expedido em setembro de 2013 com validade até 26/03/2014. Convenhamos, provisório é provisório.

Segurança. O AVCB/laudo do Corpo de Bombeiros é requisito básico para liberação do documento. Em 11 de agosto o processo foi novamente paralisado para a apresentação do laudo, o que não foi feito. Mesmo assim o UTC realizou evento com cobrança de ingresso. Segundo a PMU, apenas nesta terça-feira foi anexado na PMU formulário de atendimento técnico do bombeiro militar e cópia do mandado de segurança.

De olho. Com a derrubada dos vetos da Prefeitura sobre o Plano Diretor, a coisa pode desaguar no Ministério Público Federal. Um dos pontos mais polêmicos diz respeito à Serraria, próximo ao rio Grande, e do DI-3. O MPF deve agir, tendo em vista entendimento de que a região é protegida. Estranhei comentário de vereador, ontem, de que os vetos teriam sido “combinados dias antes na cozinha”, e então, mesmo com posição diferente, o tal “acordo do café” deveria ser mantido. E foi. 100% dos vetos caíram.

???. A Guarda Municipal prendeu os suspeitos e recuperou o ar-condicionado roubado da estação tubo do Parque do Mirante. Consta que o receptador que também foi preso é quem dava manutenção nos abrigos de ônibus e até trabalhou na campanha de candidato no governo passado.

Números. Depois de comemorar 15 anos com a promoção levando cinco clientes com acompanhantes para conhecer o mundo e de oferecer as melhores opções para o Dia dos Pais, o Shopping Uberaba apresenta desempenho em alta. O aumento geral nas vendas no primeiro semestre em comparação com 2013 é da ordem de 11,15%.

Adoro falar de gente nossa que se destaca. Hoje este espaço vai para Camila Adão, chef formada pela Anhembi Morumbi que está levando o nome de Uberaba para o Festival de Gastronomia de Tiradentes, com um lound bar com cardápio natural criado por ela.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por