Governador em Uberaba
Governador Antonio Anastasia desembarca hoje de manhã em Uberaba trazendo a notícia que todos esperamos há meses: a solução para o impasse do gasoduto. Ainda não se sabe exatamente qual das três soluções foi a escolhida, mas é óbvio que o governador não se abalaria de Belo Horizonte a Uberaba se não tivesse uma notícia espetacular para nos dar. Homem de palavra que é, Anastasia cumpre o prometido aos uberabenses, ainda que tenha demorado um pouquinho mais do que o previsto.
Ligeirinho
A passagem do governador Anastasia por Uberaba será rápida. Ele chegará por volta de 9h no aeroporto, onde será recebido pelo prefeito Paulo Piau e lideranças comunitárias. Às 9h30 ele concederá entrevista coletiva à imprensa para anunciar a solução do gasoduto e, em seguida, segue viagem para o Sul de Minas. Na comitiva de Anastasia a Uberaba estarão os deputados Marcos Montes e Lerin, ambos da base aliada.
Pacto de silêncio
A esta altura, o prefeito e pelo menos os deputados aliados já sabem qual foi a opção do Governo de Minas para a viabilização do gasoduto. Mas há um verdadeiro pacto de silêncio em torno do assunto, obviamente em respeito ao governador. Afinal, foi ele quem chamou para si a responsabilidade de resolver essa questão e assegurou que o gasoduto sairia do papel na gestão dele. É justo que ele dê a notícia aos uberabenses! Os méritos são todos do governador.
Cortes - Demissões na Cemig devem eliminar mais de 100 pessoas em Uberaba e região, especialmente os aposentados que haviam sido recontratados. Essas baixas são desastrosas para o atendimento ao público, até porque a Cemig não vai repor o pessoal.
Música, maestro! – Fechando a agenda de novembro, Academia de Letras do Triângulo Mineiro faz sua reunião mensal amanhã, às 10h, no TEU, com direito a boa música.
Agenda cheia
A sexta-feira será movimentada nos meios políticos. À tarde, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, estará em Uberaba para a apresentação aos produtores e instituições agropecuárias da Portaria que decretou o estado de emergência fitossanitária para combater a lagarta da soja. A chegada do ministro está prevista para 15h.
Fim da linha
A OAB/MG está rescindindo o convênio com Tribunal de Justiça e AGE. As certidões do Judiciário sistematicamente são recusadas, deixando os advogados dativos sem o merecido recebimento dos honorários. O presidente Luís Cláudio Silva Chaves lamentou o desfecho do convênio e manifestou: “Não vou deixar os dativos trabalharem em janeiro e não receberem. Recusem a nomeação e vamos mostrar nossos direitos”.
Homenagem
Nome respeitado entre os seguidores da doutrina espírita em Uberaba, Milton Faquim vai receber a Medalha Mérito Evangelizador, em solenidade marcada pela Câmara Municipal para o dia 5 de dezembro. Milton Faquim é um dos fundadores do Centro Espírita Fé, Amor e Caridade, onde nas noites de segunda e sexta-feira coordena os estudos das obras de André Luiz e Emmanuel. Fundou naquele local a Livraria Dr. Henrique Krugger, com o objetivo de divulgar as obras espíritas, especialmente o Evangelho de Jesus e o Livro dos Espíritos. Uma homenagem merecida a quem sempre praticou o bem.
Eleição - Segunda-feira será dia de eleição na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba. Presidente Manoel Rodrigues Neto deve ser reeleito para o segundo mandato, com parte da atual diretoria renovada. A novidade é o “reforço” feminino no time de Manoel.
Em alta - A propósito, a Associação Brasileira de Odontologia em Uberaba terá uma mulher na sua presidência a partir de 2014. Jovem e competente cirurgiã-dentista Alessandra Fernanda Silva Sene é candidata única na eleição marcada para o dia 27 de dezembro.
Horário
Muita gente estranhou que o Sindicomércio não tenha divulgado horário especial para o dia 24 de dezembro, véspera de Natal. A explicação de Thiago Árabe, gerente executivo do Sindicomércio, é que o dia 24 não é feriado e, portanto, o comércio de rua vai funcionar em horário normal, das 8h às 18h.
Preço alto
A empresa de telefonia TIM foi condenada pela Justiça do Trabalho no Paraná a pagar uma indenização de R$5 milhões a uma ex-funcionária, por danos morais. A companhia pode recorrer da decisão. Mas, segundo a autora da ação, ela tinha horários restritos para ir ao banheiro, sofria ameaças de troca de horário por parte de sua supervisora caso faltasse ao trabalho - mesmo que apresentasse atestado médico - e tinha sua avaliação de desempenho divulgada publicamente. De acordo com dados do processo, além de precisar pedir permissão aos supervisores para ir ao banheiro (e ter a autorização condicionada ao tamanho da fila de espera dos clientes), as portas dos sanitários eram transparentes e um funcionário do sexo masculino fazia a limpeza do local.