ALTERNATIVA

Governo concede mais 6 meses para viabilização da ZPE

Lídia Prata
Publicado em 05/08/2021 às 21:29Atualizado em 18/12/2022 às 15:23
Compartilhar

DIA HISTÓRICO

Guardem bem esta data: 5 de agosto de 2021, um novo marco para o desenvolvimento econômico de Uberaba. A concessão de mais prazo pelo governo federal para o município implementar a Zona de Processamento de Exportações mostra claramente que esta é a nossa chance de iniciar ali uma nova era. É bem verdade que o prazo para a comprovação de execução dos 10% do projeto foi pequeno, de apenas 180 dias, quando se esperava mais. No entanto, é possível cumprir esse novo prazo, e concluir a primeira fase da obra de infraestrutura. Afinal, a licitação já está em andamento e deve ser concluída nos próximos dias. Se não houver nenhum contratempo, com recursos administrativos e judiciais, em breve poderemos ver o pórtico de acesso à ZPE devidamente construído e a primeira etapa do loteamento executada. 

SALA LOTADA 

O anúncio da prorrogação do prazo foi feito pelo secretário Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, por meio de videoconferência. E a sala virtual estava lotada, mas não tanto quanto esperado. Além da prefeita Elisa Araújo, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, e outros integrantes do staff municipal, lá estavam o presidente da ACIU, Anderson Cadima, e a família Caetano, proprietária do terreno onde será implantada a ZPE, o presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Ismar Marão, do CDL, Ângelo Crema, e os deputados federais Zé Silva e Greyce Elias, vice-líder do governo Bolsonaro e articuladora do encontro. Interessante que prefeitos e deputados da região, igualmente convidados para o evento, não participaram da videoconferência.

CUTUCÃO

Na sua fala, a prefeita Elisa agradeceu a todos os envolvidos na viabilização do projeto da ZPE, mas não deixou de dar um cutucão no governo passado. “São novos rumos para Uberaba. A prorrogação desse prazo é muito importante para nossa cidade, pois viabiliza um projeto que estava parado há nove anos. Trabalhamos muito, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, capitaneou essa missão e destravou tudo que estava parado”, frisou Elisa.

ALELUIA, ALELUIA!

Já o secretário Rui Ramos evitou confrontos e apenas ressaltou sua alegria (e alívio) por ter conseguido vencer diversas barreiras e dificuldades.” Agora, é iniciar as obras, a licitação está na reta final. Acredito que até dia 12 teremos a definição do vencedor e Uberaba está de parabéns, o projeto se tornará realidade”, ressaltou Ramos. Mão à obra! É isso o que interessa.

AINDA NÃO

Ainda não será na semana que vem que as cirurgias eletivas serão retomadas em Uberaba. Como a liberação está atrelada à taxa máxima de 60% de ocupação dos leitos de UTI Covid, Uberaba registrou esta semana índice de 76%. resultad as eletivas terão esperar mais um pouco, o que é uma pena, porque muitas dessas cirurgias nem demandam internação hospitalar, muito menos importam em necessidade de UTI. É o caso de cirurgias de vesícula, em que o paciente muitas vezes nem sequer pernoita no hospital. Faz a cirurgia de manhã, sendo liberado à tarde. Mas, dura lex, sede lex. Aguardemos mais uma semana então.

DE OLHO

Desde a publicação do decreto que estabeleceu regras para a retomada das cirurgias eletivas, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid só tem aumentado em Uberaba. Já esteve em 61%, 63%, e agora saltou para 76%. É certo que o maior impacto para essa taxa tão elevada vem do Hospital Regional, que está lotado, com todos os leitos de UTI Covid ocupados, embora nem todos os pacientes lá internados sejam de Uberaba.   

ESTADO DE ALERTA

Balanço da pandemia divulgado pelo Estado nesta quinta-feira revela que 639 municípios mineiros não tiveram morte registrada por Covid nos últimos 7 dias. O secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, atribuiu esse resultado à eficácia dos imunizantes para a redução do número de internações e de óbitos pela doença e mostra uma tendência de arrefecimento da pandemia em Minas. Oremos!

OLHA A ONDA

A maior parte do mapa de Minas Gerais está verde, com diversas região autorizadas a retomar a normalidade. No entanto, a região do Triângulo Norte, com sede em Uberlândia, continua na onda amarela, e a do Triângulo Sul, com sede em Uberaba, é a única que ainda permanece na onda vermelha. É ou não é hora de o Estado incrementar o envio de vacinas para nossa região, de modo a nos permitir avançar pelo menos para a onda amarela? 

REVISÃO IMEDIATA

O critério de divisão das doses de imunizantes precisa ser revisto pelo governo Zema, de modo a contemplar as regiões em maior risco de óbitos com um quantitativo maior nesse momento. E não se está defendendo aqui a distribuição de mais doses apenas para Uberaba, como também para os municípios vizinhos que mandam seus pacientes com Covid para Uberaba, lotando o nosso Hospital Regional, impactando nossas taxas de ocupação de leitos e retardando a retomada das cirurgias eletivas. Não é justo que o Triângulo Sul continue sendo tratado com esse desprezo, sendo que quando o governador Romeu Zema precisou de leitos para atender aos pacientes de Manaus, veio buscá-los justamente em Uberaba. Precisa retribuir agora, ajudando Uberaba e cidades vizinhas a sair dessa onda vermelha o quanto antes.

VACINAÇÃO

Aliás, o secretário Baccheretti ressaltou na coletiva desta quinta-feira que Minas já bateu a marca de 10 milhões de primeiras doses aplicadas, com média diária de 244.510 aplicações. Por outro lado, o secretário anunciou que o governo Zema desistiu de adquirir, junto ao Fundo Soberano Russo, a vacina Sputnik V.  O motivo foi o não cumprimento das condições pedidas pelo Estado, como prazo de entrega em julho deste ano. A ideia era importar 428 mil doses — quantitativo suficiente para imunizar 1% da população mineira.

VAI MAL

E a Covid volta a assustar os vizinhos de Uberlândia, onde boletim epidemiológico desta quinta-feira registrou novos 400 casos e taxa de ocupação de leitos Covid de 98%. Mesmo assim, a Prefeitura ainda não anunciou novas medidas para conter o avanço do coronavírus.

PESAR

Estimado advogado Lucas Teixeira de Ávila, um dos mais competentes criminalistas de Uberaba, perdeu a luta contra a Covid na madrugada desta quinta-feira. Ele estava hospitalizado em São Paulo, de onde virá o corpo nesta sexta-feira, com chegada prevista para às 9h30 e sepultamento no cemitério São João Batista. Não haverá velório. À família, os nossos sinceros sentimentos.

LUZ AMARELA

Confronto entre o Presidente Bolsonaro e o Judiciário está tomando proporções preocupantes. Quem tem acompanhado os últimos pronunciamentos dos ministros do Supremo Tribunal Federal vê, claramente, que a crise entre os poderes vem se agravando mais e mais, a cada dia. É grave a situação e com desfecho imprevisível...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por