Governo Elisa estuda novos incentivos aos proprietários de imóveis tombados ou inventariados no município. Revelação foi feita pelo presidente do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba, o temido Conphau, em entrevista ao programa O Pingo do Jota, da Rádio JM. Segundo Luiz Mário Molinar, a intenção é despertar no proprietário o interesse por conservar o imóvel, com orgulho e satisfação. Esses novos incentivos poderão vir juntamente com o projeto Reviva Centro, destinado à revitalização da área central da cidade.
Oremos!
ME ENGANA…
Ainda de acordo com o presidente do Conphau, não se justifica manter apenas a parede frontal de imóveis inventariados, como se vê em vários pontos da cidade. Tem toda razão. Ou o imóvel tem valor histórico, ou vamos apenas preservar o “fachadismo”. É a tal história: “me engana que eu aceito”.
NO CHÃO
Sabe aquele palacete amarelado na rua Tristão de Castro, que pegou fogo algum tempo atrás? Pois é. Segundo Luiz Mário Molinar, o prédio terá de ser demolido, porque representa risco de desabamento e danos ao imóvel vizinho. Mas, os proprietários serão penalizados por abandono do palacete, e terão de pagar multa em valor igual ao seu preço de mercado. Algo inédito em Uberaba: a punição ao dono do prédio inventariado.
NOVO FORMATO
Por outro lado, Luiz Mário Molinar contou que o imóvel da rua Artur Machado, ao lado da Choperia do Mário e conhecido como “casarão do Bin Laden”, será transformado em prédio com 6 andares. A fachada será preservada. Projeto já foi aprovado pelo Conphau.
POR QUÊ?
Sabe por que os proprietários de imóveis inventariados têm de requerer anualmente a isenção do IPTU? Porque é a oportunidade do Conphau vistoriá-los e checar se estão em boas condições de uso de conservação, para fazer jus ao benefício.
FORA!!!!
Departamento de Posturas do município foi ao Hospital São José na manhã desta terça-feira e notificou o proprietário a retirar os tapumes instalados na calçada, uma vez que não havia autorização da Prefeitura para instalação dos mesmos. Se o proprietário não cumprir a notificação no prazo, está sujeito ao pagamento de multa, que pode chegar a até R$ 9 mil.
NOSSA VEZ
Será assinada nesta quinta-feira a carta de intenções que colocará Uberaba como aspirante a um selo da Unesco como geopark mundial. A partir daí vamos ficar todos na torcida!
BOAS NOVAS
Nesta terça-feira, em BH, a prefeita Elisa apresentou o maior “case” de sucesso tecnológico de Uberaba em todos os tempos: a oferta de licenciamento ambiental on-line, através do software “sua empresa licenciada em clicks”. A apresentação se deu no evento Minas Avança Cidades, promovido pelo governo do Estado. Interessante que esse software foi criado pela Codiub em 2019, e desde então mais de 3,2 mil empreendimentos já foram beneficiados. Além da agilidade, esse licenciamento ambiental online acrescentou transparência e redução de custos tanto para as empresas, quanto para a gestão pública, principalmente com a eliminação de papel. Elisa ainda destacou outras vantagens desse licenciamento on-line, como redução dos prazos de análise dos processos e facilidade nos seus trâmites. Esse licenciamento on-line já deu a Uberaba o prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor, na categoria Inovação e Sustentabilidade.
VIVA A GREYCE!
Olha a diferença: enquanto Uberaba ganhou 17 novas viaturas (graças à ação política do deputado Zé Silva), a deputada federal Greyce Elias entregou segunda-feira às forças de segurança de Patrocínio uma verdadeira bolada em investimentos. Para a Polícia Militar foram entregues óculos de visão noturna e viaturas (incluindo SUVs e motocicletas Honda XRE 300). Além disso, entregou ao Pelotão dos Bombeiros um caminhão auto-bomba, tanque salvamento, um caminhão Volkswagen modelo 17.280, viatura multifuncional, utilizada no combate a incêndios e salvamentos de diversos tipos. Caminhão de médio porte com cabine dupla que transporta a equipe para socorro, com reservatório de água para 5 mil litros, juntamente com sistema de bomba que proporciona potência e autonomia no combate a incêndios. Não acabou não. Para a Delegacia Regional de Patrocínio foram entregues um fuzil, duas sub metralhadoras, nove pistolas e uma viatura, sem contar um veículo Doblô, entregue para servir ao trabalho de instruções do programa de resistência às drogas (Proerd), e uma blazer blindada para a Polícia Rodoviária estadual de Patrocínio. Não acabou. Greyce Elias ainda destinou R$ 1,850 milhão para equipar o helicóptero Pégasus, para realizar voos noturnos com segurança e atender toda a região do Triângulo e Alto Paranaíba. Esse helicóptero tem sua base em Uberlândia.
TINTIM
JORNAL DA MANHÃ dá a largada nesta quarta-feira para a grande festa de comemoração do seu Jubileu de Ouro. O “chá das madrinhas” marca a contagem regressiva para o mega evento que será realizado no dia 23 de julho, às 20h30min, no Centro de Eventos da ABCZ. Sob a coordenação de Raquel Ribeiro e Larissa Prata, o chá das madrinhas vai reunir as locomotivas da festa, a partir das 14h30min, para o brinde inicial. Antecipadamente, agradecemos a todas as nossas madrinhas pelo engajamento e parceria para transformar os 50 anos do JM no maior evento social de Uberaba em 2022.