ALTERNATIVA

Governo ganha prazo para devolver prédio, mas adia projeto da escola Sesc

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 02/02/2026 às 22:27Atualizado em 03/02/2026 às 21:30
Compartilhar

Sem a presença da prefeita Elisa e da secretária municipal de Educação, Juliana Petek, a audiência pública realizada nesta segunda-feira para discutir o futuro do prédio que abriga parcialmente a Escola Uberaba resultou em mais seis meses de prazo para o governo municipal encontrar uma solução para o impasse. O presidente da Fecomércio, Nadim Donato, participou da audiência, a convite do vereador Ismar Marão, e atendeu ao pedido feito pelo secretário Beethoven Oliveira. Com isso, o governo municipal tem teto garantido até dezembro no mesmo endereço.
 
DOIS ANOS...
Durante a audiência pública sobre a Escola Uberaba, o presidente Nadim Donato contou que há dois anos vem dialogando com a prefeita Elisa sobre a desocupação do prédio. Em todas as oportunidades, a prefeita expôs as dificuldades para encontrar um imóvel para comportar a escola, e pediu mais prazo. Porém, o que causou surpresa foi o assunto ter sido tratado em sigilo, até vir à tona durante entrevista do presidente Sindicomércio ao programa O Pingo do Jota, em meados do ano passado. E ter surpreendido a comunidade escolar, naquela época.
 
TRANSPARÊNCIA
Segundo o secretário Beethoven Oliveira, o governo Elisa está buscando a melhor solução para abrigar a Escola Uberaba, o que significa evitar que o assunto seja polemizado. No entanto, o diretor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Marcelo Ponciano, ponderou que a transparência é o antídoto da polêmica. Se desde o princípio essa história da Escola Uberaba tivesse sido discutida abertamente com a comunidade, talvez não tivesse chegado ao ponto em que chegou, com desgastes evitáveis para a Semed e para a própria gestão municipal.
 
FORA DO RADAR
Dentre as muitas sugestões que foram surgindo ao longo das discussões sobre a Escola Uberaba, algumas já estão descartadas. Prédio da Supam, por exemplo, foi um deles, porque o aluguel pedido girou em torno de R$ 120 mil por mês. Outra sugestão, a Escola Estadual Castelo Branco, teria possibilidade de ocupação parcial, pois ali há 19 salas ocupadas pelo Estado, com cursos em tempo integral e profissionalizante. Escola Quintiliano Jardim foi outra proposta descartada, porque não comportaria os 1.200 alunos da Uberaba. Enfim, o governo Elisa está buscando alternativa. Aliás, segundo o presidente Ismar Marão, essa solução deve ser anunciada dentro em breve pela prefeita Elisa.
 
SUPER TOP

Presidente da Fecomércio apresentou um vídeo mostrando o que está sendo oferecido a Uberaba, a partir do Colégio SESC. Com capacidade para 720 alunos, cada um deles receberá um tablet dentre os materiais escolares. Tudo gratuito, incluindo uniformes, mochila, livros etc. Na grade curricular, chamou a atenção dos presentes à audiência pública a oferta de aulas de robótica, dentre outros temas que vão além do beabá tradicional. Para a Educação uberabense, o Colégio SESC será um ganho extraordinário. Vale destacar que a unidade de Uberlândia saiu na frente, e foi inaugurada no fim de semana, a tempo do início do ano letivo de 2026. A de Uberaba, por conta desse impasse com o município, ficará apenas para 2028, se os prazos ajustados forem de fato cumpridos pelo governo.
 
CONSTRUÇÃO
Se nesses dois anos de tratativas com a Fecomércio o governo Elisa tivesse buscado recursos para a ampliação do prédio da EM Uberaba, provavelmente estaria prestes a inaugurar a obra.
 
PERMUTA
Vereadora Silvana Elias propôs que a Fecomércio e o Município fizessem uma permuta de área, mantendo, assim, a Escola Uberaba onde está. O presidente Nadim descartou essa hipótese, dizendo que não teria tempo para colocar o Colégio Sesc em funcionamento dentro da programação da Federação. E mais: disse que não tem interesse em vender o prédio, porque a Fecomércio não precisa de dinheiro.
 
CULTURA
Presidente do Sindemu, a professora Thaís Vila pediu maior transparência ao governo municipal sobre as tratativas envolvendo a Escola Uberaba. Mas também pediu ao presidente da Fecomércio que prestigie a cidade com eventos culturais, como já acontece em outras cidades mineiras.

 
REFORÇO NO NINHO
Influenciador digital e comunicador Emanuel Chaves, o Manu, é o mais novo tucano de Uberaba. Nesta segunda-feira, Manu assinou ficha de filiação no PSDB (FOTO ACIMA).
 
COMO FICA?
Com a filiação de Manu, agora o PSDB passa a contar com três nomes na disputa pela indicação do partido como candidato a deputado estadual. Na parada já estavam Tulio Micheli e Marcos Jammal. Para desatar esse nó, partido deverá fazer uma pesquisa para identificar o perfil que o eleitor prefere entre os três. De acordo com o vice-presidente do partido em Uberaba, Luiz Cláudio Campos, a chapa tucana terá apenas uma dobradinha, sendo um candidato a federal e um a estadual.
 
CUIDADO!
Número de casos de pacientes notificados com sintomas de dengue em Uberaba saltou de 539, no dia 30 de janeiro, para 629, no dia 2 de fevereiro. Foram 90 casos a mais em três dias...
 
VIVA O CENTRO!
Esquina da rua Artur Machado com a avenida Odilon Fernandes, em frente à Praça da Concha Acústica, terá uma unidade da rede de fast food Burger King. Já o concorrente McDonalds deve abrir mais uma unidade na avenida Leopoldino de Oliveira, imediações do Piscinão.
 
HORA E VEZ
Nesta quarta-feira, às 17h, na ACIU, a Câmara Municipal vai lançar a campanha “Compra aqui. Uberaba merece”. Ideia do presidente Ismar Marão é valorizar o comércio da cidade, quem investe, gera emprego e acredita em Uberaba.
 
A PRAÇA É DA...
A Algar vai adotar a Praça Henrique Krugger, que é a praça dos Correios. Projeto urbanístico foi doado pela Aurea – a associação uberabense dos arquitetos comandada por Thaís Cury. O projeto prevê bancos de cimento coloridos, floreiras, bicicletário e um item de charme muito especial: um “orelhão” revitalizado, que servirá como telefone público, como antigamente. Veja como será a nova praça sob a gestão da Algar:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por