ALTERNATIVA

Governo já tem pronto decreto para punir desperdício de água

Lídia Prata
Publicado em 16/08/2021 às 21:28Atualizado em 18/12/2022 às 15:41
Compartilhar

NO GATILHO

Já está pronto para publicação no Porta Voz o decreto que institui punição pelo desperdício de água. Segundo o presidente da Codau, José Waldir, na primeira ocorrência o cidadão será advertido. Na reincidência, multado. A fiscalização ficará a cargo dos setores de Posturas e Meio Ambiente.

DOIS PESOS

Fiscalização de Posturas e Guarda Municipal acabaram com uma festa funk no fim de semana. Segundo cálculos divulgados pela Prefeitura, havia cerca de 1.500 funkeiros  numa chácara localizada na zona rural do município. Quase todos sem máscara. Quando a Patrulha chegou lá, boa parte dos convidados saiu às pressas. Claro que a ousadia dos organizadores da festa, e a coragem da moçada presente chamam a atenção. Mas um detalhe não pode ser esquecid a festa foi coibida pela Fiscalização numa chácara na zona rural, curiosamente chamada de Chácara do Ebenez.  E aí fica a dúvida: por que a Fiscalização do Município não tomou a mesma atitude na festa de aniversário do governador Ibanês Rocha, também realizada em imóvel rural? Afinal, a festa do Ibanês teve aglomeração, convidados sem máscara, foi clandestina…e ficou por isso mesmo.

INCREDULIDADE

Secretário de Defesa Social se disse “incrédulo” com o que acontece em plena pandemia, dada a falta de empatia e o descuido dos frequentadores desse baile funk. O público nem tinha idade para ser vacinado ainda. “Os números da pandemia não cedem por causa desses caldeirões de aglomeração” - frisa Glorivan Bernardes.

PARE, AGORA!

Se dependesse do secretário Glorivan Bernardes, a concessão de uso das calçadas por barzinhos não seria autorizada em hipótese alguma. E tem razão. Enquanto em países europeus, como França, os café colocam mesas e cadeiras nas calçadas mas deixam espaço suficiente para os pedestres, aqui a situação é inversa. Mesas esparramadas em toda a extensão da calçada empurram os pedestres para o asfalto. Salve-se quem puder! Vale destacar que a autorização para uso dos passeios é dada pela Seplan, incluindo os absurdos parklets.

BOM CONSELHO

Presidente da Câmara, Ismar Marão, participou da reunião da diretoria da Aciu nesta segunda-feira e voltou a insistir na necessidade de agilizar as ações do governo municipal. “Falei para a prefeita que já deu tempo para avaliar as pessoas que ela chamou para o governo. Quem deu conta, fica. Quem não deu conta até agora, está na hora de deixar o barco”. 

MARCHA À RÉ

Por falar no presidente Marão, ele se declarou contrário à volta das coligações partidárias nas eleições de 2022. Para ele, a decisão da Câmara Federal representa um retrocesso político, servindo apenas para o fortalecimento de siglas nanicas se cacifarem para apoio às candidaturas. 

VOTO IMPRESSO

Por outro lado, o presidente do Legislativo municipal acredita que os deputados federais acertaram ao reprovar o voto impresso. “Eu seria incoerente se defendesse o voto impresso, colocando em dúvida o sistema eleitoral pelo qual fui eleito três vezes” - disse Marão, ressalvando, porém, que continua dando seu voto de confiança ao Presidente Bolsonaro. “Ele tem seus equívocos de fala e posicionamento, mas acredito nele e temos muito a avançar” - arrematou.

ATENÇÃO!

Parecer da Comissão Processante, resultante do CEI dos Fura-Fila já está pronto para ser lido em sessão da Câmara. Presidente Elias Divino ainda não adiantou as conclusões da CPP.

Em compensação, as duas outras comissões especiais de investigação continuam andando a passos de tartaruga. CEI da Funepu e CEI da Fundação Cultural parecem não conseguir sair do lugar, em que pese os sucessivos pedidos de ampliação de prazo para conclusão dos trabalhos.

ACOLHER

Trabalho realizado pelo Instituto Franco, com sede aqui na cidade, ganha  relevância nacional. O presidente Daniel Franco esteve com a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, apresentando os projetos desenvolvidos pelo IDF, em especial o Acolher, que assiste mulheres vítimas de violência.  Damares Alves manifestou apoio à iniciativa e parabenizou o instituto e todos voluntários pelos 20 anos de história. Agora, o IDF deve firmar uma cooperação com o governo federal para estender o projeto para os municípios do Triângulo Sul e Alto Paranaíba, começando por Patos de Minas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por