ALTERNATIVA

Governo libera base para assinar requerimento da CEI do lixo

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 11/02/2026 às 22:05
Compartilhar

Requerimento para instalação da Comissão Especial de Investigação sobre a coleta de lixo em Uberaba conseguiu as sete assinaturas necessárias. De autoria do vereador Túlio Micheli (PSDB), esse requerimento deverá ter mais adesões nas próximas horas, uma vez que o Governo liberou os vereadores da sua base para assinarem também. Foi assim que os vereadores Fernando Mendes e Denise Max também assinaram o requerimento. Não será surpresa se, ao final, os 21 vereadores firmarem o documento, que deverá ser lido no plenário da Câmara, durante a sessão desta quinta-feira.
 
GRAVIDADE
A situação da coleta de lixo em Uberaba está de tal forma grave que a prefeita Elisa Araújo foi às redes sociais nesta quarta-feira para externar sua insatisfação com o serviço prestado. A prefeita caracterizou como “falhas graves na prestação do serviço” e disse que “isso não é aceitável”. Foi além: “Tenho acompanhado as reclamações na imprensa, nas redes sociais e também na Câmara. Estou tratando esse problema como prioridade absoluta, porque esse é um serviço essencial”. Elisa destacou que o serviço é terceirizado, mas a responsabilidade é da Prefeitura. Por isso, informou ter notificado o Convale para providências junto à empresa contratada para realizar o serviço e disse, com todas as letras, que se não houver regularização rápida, as multas serão aplicadas. Elisa ameaçou, inclusive, com a possibilidade de troca da empresa.
 
PRETO NO BRANCO
Segundo fonte da coluna, o Governo também deseja que esse assunto do lixo seja devidamente esclarecido. O volume de reclamações supera o razoável. Muitos bairros estão com lixo acumulado há dias, dada a demora ou mesmo ausência de coleta. No centro da cidade, a situação ficou absurda, com sacos de lixo amontoados, sendo revirados por animais, sujeira espalhada a rua. A empresa, por sua vez, alega que enfrenta dificuldade com mão de obra, e os colaboradores estão dobrando turno para tentar atender à cidade toda. Mas não tem dado resultado satisfatório, porque Uberaba tem lixo acumulado por todo lado.
 
ESCOLHA
O problema da coleta de lixo em Uberaba tem outros detalhes que precisam ser esclarecidos. É o caso, por exemplo, da responsabilidade pela coleta do lixo depositado por moradores em calçadas onde não há edificação. Ou seja, o morador da casa leva o lixo para a calçada em frente, onde existe um terreno vago. A empresa se recusa a coletar esse lixo, porque alega que ali não há consumo de água. Mas como? O lixo não é do proprietário do terreno, mas do vizinho que tem casa em frente, com água encanada e fatura da Codau para pagar. Lixo é lixo. Tem de ser coletado. Não há o que se discutir.
 
LIXO NA PRACINHA
Esse mesmo problema da recusa de coleta de lixo se observa nas praças da cidade. A Codau tem equipe para retirar o lixo das lixeirinhas, amarrar o saco plástico, e deixar ao lado para ser coletado. A obrigação dessa coleta sempre foi da empresa encarregada do lixo. Porém, a atual prestadora de serviço entende que não é sua responsabilidade e deixa os sacos de lixo lá. Pode isso?
 
VAI ENCARAR?
Não bastasse tudo isso, há uma possibilidade de reajuste da tarifa de lixo autorizado pela agência reguladora, que é a Arisb. O índice fixado gira em torno de 17%. Mas du-vi-de-o-dó que alguém terá coragem (ou desfaçatez?) de aplicar esse índice, dada a precariedade do serviço prestado.
 
AO VIVO
A propósito, o vereador Túlio Micheli quer alinhar com o presidente Ismar Marão para transmissão ao vivo das audiências da CEI do Lixo. Se as CPIs, em Brasília, podem, por que não as CEIs, em Uberaba?
 
ADITIVO
Antes dessa piora na coleta de lixo em Uberaba, a Prefeitura estava formatando um aditivo ao contrato para explicitar, de forma clara, as obrigações da empresa prestadora do serviço. A intenção era acabar com o empurra-empurra em relação à coleta do lixo nas praças, calçadas de terrenos vagos, poda de jardim etc. Segundo consta, o contrato inicial deixou muitas lacunas, dando margem a interpretações antagônicas.
 
AINDA NÃO
Realizada nesta quarta-feira, a nova rodada de negociações entre a Prefeitura e as concessionárias do transporte coletivo urbano não resultou em acordo, ainda.
 
DE VOLTA
Acredite, se quiser: a Gathi vai mesmo reassumir o transporte escolar rural. Depois de todo o imbróglio no Judiciário, a ordem judicial para o município restabelecer o contrato com a empresa acusada de burlar a licitação será cumprida após o carnaval. Só não o foi antes por razões de ordem logística. Até o restabelecimento do serviço, a Gathi terá de apresentar toda a documentação das vans que irá usar, para vistoria. Até que tudo esteja em ordem, a Ubervan continuará prestando o serviço. Que confusão!!! Benza Deus!!!
 
PROVISÓRIO
Imóvel localizado na esquina das ruas João Pinheiro e Governador Valadares, próximo ao prédio dos Correios, poderá abrigar o Centro Popular de Compras (camelódromo) durante a reforma do espaço para se transformar na Rua do Comércio.
 
LUZ!
Avenida Filomena Cartafina, no trecho urbano de acesso à avenida Tonico dos Santos, ganhou postes exuberantes esta semana. Mas as luzes ainda não foram acesas...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por